Minuto HM: "Coming Home", A Volta Pra Casa
Por Caio Beraldo
Fonte: Minuto HM
Postado em 25 de março de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em setembro de 2009 fui aos Estados Unidos apresentar a primeira parte de um relatório ao conselho de diretores da empresa em que trabalho. Era uma nova função dentro da organização, que recrutava funcionários para pesquisar mercados específicos e buscar crescimento da empresa dentro dos mesmos, determinando a melhor estratégia de atuação.
Eu e meu chefe pousamos em Chicago e alugamos um carro. Conversamos por quatro horas, duração da viagem até o estado de Indiana, e trocamos diversas vezes a frequência do rádio em busca de alguma emissora local. Quando em uma delas ouvimos "Rocket Man", clássico do Elton John, ele comentou que por viajar muito às vezes sentia-se como o astronauta retratado na música.
A lembrança desta conversa veio imediatamente após ouvir pela primeira vez "Coming Home", do mais recente trabalho do Iron Maiden, "The Final Frontier", tanto pela melodia quanto pelo conteúdo da letra.
Sobre a música em si, além da introdução e do refrão, a música divide suas estrofes em dois momentos: um mais calmo, dedilhado, e outro mais pesado, com acordes distorcidos em um riff simples, mas cativante e cadenciado. Meu irmão mencionou que "Coming Home" poderia perfeitamente pertencer ao "Chemical Wedding" de Bruce Dickinson, principalmente por este riff cadenciado e pela melodia característica de Adrian Smith. Eu concordo!
A letra durante o momento calmo fala em tom de poesia, usa metáforas, passa uma idéia de reflexão. Já o riff cadenciado embala uma descrição da viagem, do vôo, e retrata a pequenez de uma pessoa perto da imensidão do mundo, do universo até ("Rocket Man"?), além de dizer que, vistos "do alto", todas as diferenças entre países e pessoas são insignificantes. Esta divisão é percebida inclusive nos solos: enquanto Dave Murray executa o seu primeiro com o fundo calmo, com notas mais constantes, Adrian Smith sola tendo as guitarras distorcidas como base, intercalando agudos e graves, com passagens mais rápidas e terminando com notas que "crescem" e culminam no refrão.
Continue vendo a reflexão sobre esta excepcional (e intrigante, emocionante) faixa do The Final Frontier no Minuto HM:
http://minutohm.com/2011/03/24/coming-home-a-volta-pra-casa/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Serj Tankian diz que John Dolmayan não é mais um apoiador de Trump
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Derrick Green revela que banda pós-Sepultura terá algumas características diferentes
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O motivo curioso que fez Corey Taylor virar fã do Depeche Mode
Blackie Lawless pede que fãs do W.A.S.P. apoiem Chris Holmes
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
Punk contra a Rainha: o dia em que Freddie Mercury deu um enquadro em Sid Vicious
As duas músicas mais difíceis do Metallica de todos os tempos para James Hetfield
Reb Beach: "Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bosta"



5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Blaze Bayley diz que o Iron Maiden é tão importante culturalmente quanto "Star Wars"
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável
Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Bruce Dickinson: foi difícil evitar as drogas durante tours



