Týr: entrevista exclusiva com o vocalista Heri Joensen
Por Edu Lawless
Fonte: Rock Express
Postado em 01 de julho de 2011
No final do mês de Julho o Brasil receberá mais um show internacional para o público Metal. Trata-se do TÝR, banda vinda das Ilhas Faroes (parte nórdica da Europa), e um dos principais nomes do estilo Folk Metal Mundial.
Em uma breve entrevista exclusiva para o Rock Express, o vocalista da banda – Heri Joensen - falou um pouco mais sobre a banda; as polêmicas letras de música e sobre sua recente participação no 70.000 Tons of Metal, cruzeiro marítimo americano exclusivo para o público Metal.
ROCK EXPRESS - Como é a recepção de suas músicas em lugares onde a língua nórdica não é falada? Você conhece pessoas que decidiram aprender faroense (língua das Ilhas Faroes) ou sobre mitologia nórdica?
Heri Joensen – Pouquíssimos dos nossos ouvintes disseram que era um problema não entender a língua. Existem algumas pessoas que começaram a aprender faroense depois de ouvir sobre a nossa banda, e eu sempre achei isso fascinante. É uma resposta muito mais positiva e criativa para a questão da língua do que reclamar de não entendê-la.
ROCK EXPRESS - Apesar de sua música ser baseada em ritos e idéias pagãs, podemos perceber pelas letras e capa do "By the Light of the Northern Star" que algumas idéias são contra o domínio cristão sobre as Ilhas Faroe e em outros países nórdicos. Você já teve algum feedback negativo ou positivo sobre esta posição? Você já correu o risco de ser banido em algum país?
Heri Joensen – Mesmo que muitas vezes nossas letras são muito duramente anti-religiosas nós nunca tivemos problemas por causa disso, e eu acho que é porque essa visão é compartilhada por muitas pessoas nos países nórdicos.
ROCK EXPRESS - Algumas outras bandas com background folclórico tendem a usar não só instrumentos tradicionais do Heavy Metal, mas flautas, gaitas, violino, foles, etc. Você tem intenção em lançamentos futuros explorar mais com esses instrumentos? Você aprendeu a tocá-los?
Heri Joensen – Engraçado você perguntar. Eu aprendi a tocar flauta quando eu era criança. Foi o meu primeiro instrumento e as classes de flauta na escola pública eram obrigatórias. Mas nós somos inspirados até certo grau pela música tradicional faroense, e na música tradicional das Ilhas Faroe não existem instrumentos. Apenas canto. Não temos a intenção de acrescentar instrumentos musicais tradicionais em nosso line-up e gostaríamos de manter o nosso som reconhecível como ele é.
ROCK EXPRESS - Eu estava no 70,000 Tons of Metal, e foi incrível assistir ao TÝR em um navio no meio do oceano. Se fosse mais frio e com neve, poderia ser um lugar perfeito para seus shows. Como foi essa experiência? O palco era escorregadio e o navio balança um pouco? Você acredita que esses festivais serão mais freqüentes? E o mais importante: você se divertiu?
Heri Joensen – O palco não era tão escorregadio, e o balanço do navio era muito pequeno de modo que não nos deu problemas. Não tenho dúvidas de que o conceito de cruzeiro festival será um sucesso, porque foi de longe o festival mais conveniente e luxuoso em que eu estive. Sem chafurdar na lama, sem banheiros nojentos e comida muito boa sempre que quisesse tudo pago antecipadamente, e eu certamente me diverti, eu posso te dizer isso.
Para ler mais, acesse o link abaixo.
http://rockexpress.wordpress.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O cantor de rock que Johnny Cash colocava acima de todo mundo
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
"A gente se virou bem sem ele": Jordan Rudess comenta Mike Portnoy no Dream Theater
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A música do Aerosmith que Steven Tyler ouviu e achou que era de outra banda
O show que deixou o Rush abismado; "a gente queria tocar que nem eles, mas eram difíceis"
A música do Genesis que virou hit, mas Phil Collins não cantava; "Não sei do que ela fala"
Max Cavalera e o vergonhoso incidente que o fez deixar de usar drogas e beber





