Týr: entrevista exclusiva com o vocalista Heri Joensen
Por Edu Lawless
Fonte: Rock Express
Postado em 01 de julho de 2011
No final do mês de Julho o Brasil receberá mais um show internacional para o público Metal. Trata-se do TÝR, banda vinda das Ilhas Faroes (parte nórdica da Europa), e um dos principais nomes do estilo Folk Metal Mundial.
Em uma breve entrevista exclusiva para o Rock Express, o vocalista da banda – Heri Joensen - falou um pouco mais sobre a banda; as polêmicas letras de música e sobre sua recente participação no 70.000 Tons of Metal, cruzeiro marítimo americano exclusivo para o público Metal.
ROCK EXPRESS - Como é a recepção de suas músicas em lugares onde a língua nórdica não é falada? Você conhece pessoas que decidiram aprender faroense (língua das Ilhas Faroes) ou sobre mitologia nórdica?
Heri Joensen – Pouquíssimos dos nossos ouvintes disseram que era um problema não entender a língua. Existem algumas pessoas que começaram a aprender faroense depois de ouvir sobre a nossa banda, e eu sempre achei isso fascinante. É uma resposta muito mais positiva e criativa para a questão da língua do que reclamar de não entendê-la.
ROCK EXPRESS - Apesar de sua música ser baseada em ritos e idéias pagãs, podemos perceber pelas letras e capa do "By the Light of the Northern Star" que algumas idéias são contra o domínio cristão sobre as Ilhas Faroe e em outros países nórdicos. Você já teve algum feedback negativo ou positivo sobre esta posição? Você já correu o risco de ser banido em algum país?
Heri Joensen – Mesmo que muitas vezes nossas letras são muito duramente anti-religiosas nós nunca tivemos problemas por causa disso, e eu acho que é porque essa visão é compartilhada por muitas pessoas nos países nórdicos.
ROCK EXPRESS - Algumas outras bandas com background folclórico tendem a usar não só instrumentos tradicionais do Heavy Metal, mas flautas, gaitas, violino, foles, etc. Você tem intenção em lançamentos futuros explorar mais com esses instrumentos? Você aprendeu a tocá-los?
Heri Joensen – Engraçado você perguntar. Eu aprendi a tocar flauta quando eu era criança. Foi o meu primeiro instrumento e as classes de flauta na escola pública eram obrigatórias. Mas nós somos inspirados até certo grau pela música tradicional faroense, e na música tradicional das Ilhas Faroe não existem instrumentos. Apenas canto. Não temos a intenção de acrescentar instrumentos musicais tradicionais em nosso line-up e gostaríamos de manter o nosso som reconhecível como ele é.
ROCK EXPRESS - Eu estava no 70,000 Tons of Metal, e foi incrível assistir ao TÝR em um navio no meio do oceano. Se fosse mais frio e com neve, poderia ser um lugar perfeito para seus shows. Como foi essa experiência? O palco era escorregadio e o navio balança um pouco? Você acredita que esses festivais serão mais freqüentes? E o mais importante: você se divertiu?
Heri Joensen – O palco não era tão escorregadio, e o balanço do navio era muito pequeno de modo que não nos deu problemas. Não tenho dúvidas de que o conceito de cruzeiro festival será um sucesso, porque foi de longe o festival mais conveniente e luxuoso em que eu estive. Sem chafurdar na lama, sem banheiros nojentos e comida muito boa sempre que quisesse tudo pago antecipadamente, e eu certamente me diverti, eu posso te dizer isso.
Para ler mais, acesse o link abaixo.
http://rockexpress.wordpress.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Após quase meio século, filmagem do Black Sabbath com Dave Walker ressurge
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
Empresário do Motörhead conta como Lemmy encarou a morte
Iron Maiden: quinze canções que definem a banda
O hit dos Engenheiros do Hawaii que faz uma dura crítica à panelinha do rock nacional
Os melhores discos de todos os tempos, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica





