Týr: blog enumera os melhores álbuns do grupo
Por Renato Spacek
Fonte: O Caralho a 4
Postado em 11 de abril de 2011
Formado em 1998 nas Ilhas Faroe, o Týr é uma banda que mistura Viking Metal com Metal Progressivo de uma forma extremamente singular, pois além da banda fazer um som totalmente limpo - isso inclui os vocais - visam também em tocar músicas folclóricas antigas em forma de Metal. Um ponto característico do grupo é o fato de vocais masculinos predominarem em várias partes, majoritariamente nessas músicas folclóricas citadas acima.
Muitas de suas músicas são cantadas em feroês, idioma oficial das Ilhas Faroe, um estado independente da Dinamarca, porém o grupo também escreve letras em inglês. Sem dúvida alguma uma das minhas bandas preferidas.
By The Light Of The Northern Star (2009)
Lançado em 2009, é o meu disco preferido da banda e, diga-se de passagem, um dos meus discos preferidos entre todos do Metal. O disco é um pouco diferente dos anteriores por focar mais nas temáticas e no lado Viking da banda, no peso e na velocidade, dando assim um ar mais Power às músicas em certos momentos. O lado progressivo fica um pouco de lado, contudo não completamente, pois ainda temos andamentos um pouco mais complexos por parte da bateria, e as mudanças abruptas de tempo típicas do grupo. Apesar do peso e velocidade um pouco fora do normal, o lado folclórico da banda não fica de fora, pois músicas como Tróndur Í Gøtu e Turid Torkilsdóttir retratam bem esse lado do grupo e a cultura feroense.
Land (2008)
De acordo com a banda, o álbum 'Land' contém majoritariamente músicas folclóricas feroenses, mas também musicas tradicionais da Islândia e da Noruega, em forma de Metal, consequentemente, a linguagem prevalecente nesse disco é o feroes. E pode-se dizer que foi no Land que começou a mudança na músicalidade da banda, onde o progressivo com andamentos mais complexos e rebrucos começou a dar lugar pra um Heavy Metal épico, ainda com influências progressivas, que fluem com mais facilidade devido à sonoridade mais "maleável". No mais, a banda continua com linhas instrumentais bem elaboradas, coros de vozes graves que entoam cantos nórdicos e toda aquele clima Viking que a banda consegue criar apenas com guitarra, baixo e bateria.
Ragnarok (2006)
Misture Heavy Metal com coros nórdicos, riffs épicos, interlúdios totalmente folclóricos, músicas tradicionais europeias, adicione andamentos progressivos vocais impecáveis e obtenha como resultado o Ragnarok, terceiro disco do grupo, que mostra perfeitamente o auge e o equilibrio da mistura da banda entre Metal Progressivo, músicas folclóricos e o mais épico Viking Metal. Em "Ragnarok" a banda se mostra mais pesada, madura do que em seu disco antecessor, Eric The Red, além de ter concretizado e estabilizado seu som totalmente.
Veja imagens dos discos e da banda no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure
O grande erro que a MTV Brasil cometeu, segundo Gastão Moreira
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire


Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Os 5 discos que marcaram Tiago Torres, do No More Death
As 10 melhores músicas de heavy metal lançadas em 2025, segundo a Louder
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
Lista: a melhor banda de metal de cada país, segundo o Loudwire
Solos: Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal


