Black Sabbath e a arte de negar sem negar a reunião
Por Nathália Plá
Fonte: rollingstone.com
Postado em 17 de agosto de 2011
A nota abaixo foi publicada no site da Rolling Stone.
(por ANDY GREENE, repórter da Rolling Stone)
Ontem foi um dia confuso para os fãs do Black Sabbath. Pela manhã, saiu uma nova entrevista com Tony Iommi para o Birmingham Mirror na qual ele disse que a formação original do Black Sabbath estava se reunindo para fazer um novo álbum e turnê. "Foi tudo muito escondido", disse ele. "Ozzy foi o pior em esconder... Estamos muito ansiosos e acho que as coisas que estamos compondo estão muito boas. É mais como o original antigo."
Isso desencadeou uma correnteza de histórias. Pedimos a opinião do pessoal do Ozzy Osbourne. Eles não negaram nada, mas se recusaram a comentar por ora. Pouco após nossa própria história sair, o que veio foi que o produtor do Tony Iommi estava alegando que o guitarrista não havia conversado com o jornal desde junho. Ele não disse de forma alguma que as falas foram fabricadas ou imprecisas. Então Iommi divulgou sua própria declaração.
Black Sabbath - Mais Novidades
Isso caiu como um balde de água fria. Manchetes começaram a pipocar como "Iommi nega reunião do Sabbath". Acontece que ele nunca fez isso. Na verdade, a declaração dele é a mais perfeita negativa não-negativa que já vimos. Ele ataca o jornalista por ele fazer as falas parecerem novas. Ele disse que elas "eram palavras ao vento" e pede desculpas aos seus companheiros de banda. Ele usa o termo "totalmente sem sentido". Ele não diz que o Black Sabbath não está gravando um novo álbum e planejando uma turnê. Ele não diz que as falas foram fabricadas ou colocadas fora de contexto. Ele basicamente diz apenas que ele está furioso por a verdade ter sido revelada antes do que ele queria.
O jornalista britânico Andy Coleman conversou com Iommi na exposição Home of Metal em junho. Ambos lados concordam nisso. Após discutir o ocorrido, Coleman claramente perguntou sobre o futuro do Black Sabbath. Iommi pode ter imaginado que seus comentários estavam em segredo, e eles definitivamente não surgiram no artigo original de Coleman. Nos últimos dois meses, houve rumores de que o Black Sabbath estaria gravando um álbum. Eu mesma os ouvi, mas não tive nenhuma confirmação capaz de se tornar uma história. Então, dois dias atrás o Metaltalk.net postou uma história de que o Black Sabbath estava ensaiando para uma turnê mundial.
É provável que o post foi o que inspirou Coleman a publicar a história ontem. O produtor do Iommi Ralph Baker conversou com Coleman ontem para uma sequencia à notícia no Birmingham Mail. Ele admite que Iommi jamais disse que a história é inverídica. "Não temos nada acertado", disse Baker. "Ele não está negando que os caras tem conversado mas não há nada no meio disso que implique nas declarações que você fez. Ele as fez para você em junho e achou que tinha feito em segredo."
Às vezes entrevistas chegam a um ponto em que você se esvai do tópico central e fica batendo papo com o artista. Eles podem achar que o que está sendo dito será oculto, mas eles não dizem isso explicitamente e o gravador continua registrando tudo. É aí onde eles se metem em problemas, e é provavelmente o que aconteceu aqui. Enviei um e-mail a Coleman para ter o lado dele da história, mas ele não quis explicar as circunstâncias da entrevista em junho. "Estamos deixando as histórias falarem por si nesse momento", escreveu ele.
Tony Iommi tem uma biografia saindo em novembro. Ele quase certamente irá sair em uma extensa turnê promocional nas semanas que antecedem o lançamento. Todo jornalista irá perguntar sobre a reunião. Isso o coloca numa situação bem desagradável. Pode-se imaginar que Ozzy e Sharon também não ficaram satisfeitos que a notícia tenha saído ontem. Iommi tomou a iniciativa de reverter a situação e ele fez uma jogada de mestre com aquele pronunciamento. Se esse lance de tocar guitarra não der certo para ele, Iommi tem um futuro brilhante como consultor político.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Último show do Sepultura sofre mudança de local
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
King Diamond fala sobre saída do guitarrista e produtor Andy LaRocque
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
King Diamond conta como se deu parceria com Gus G
Kirk Hammett defende os piores discos: "uma discografia perfeita deixa as pessoas entediadas"
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
EP póstumo de John Sykes será disponibilizado em novembro
A reação de Paul McCartney ao saber da morte de John Lennon
The Animals: a história por trás de "House Of The Rising Sun"
O clássico do Deep Purple cujo riff Ritchie Blackmore tirou da música do seriado do Batman

Ozzy Osbourne em sua primeira internação em uma clínica de reabilitação: "Onde fica o bar?"
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
James Hetfield e os dois guitarristas que o influenciaram, um do Metal e outro Punk
A música muito pesada do Black Sabbath que fala sobre amor e foi regravada pelo Sepultura



