Black Sabbath e a arte de negar sem negar a reunião
Por Nathália Plá
Fonte: rollingstone.com
Postado em 17 de agosto de 2011
A nota abaixo foi publicada no site da Rolling Stone.
Black Sabbath - Mais Novidades
(por ANDY GREENE, repórter da Rolling Stone)
Ontem foi um dia confuso para os fãs do Black Sabbath. Pela manhã, saiu uma nova entrevista com Tony Iommi para o Birmingham Mirror na qual ele disse que a formação original do Black Sabbath estava se reunindo para fazer um novo álbum e turnê. "Foi tudo muito escondido", disse ele. "Ozzy foi o pior em esconder... Estamos muito ansiosos e acho que as coisas que estamos compondo estão muito boas. É mais como o original antigo."
Isso desencadeou uma correnteza de histórias. Pedimos a opinião do pessoal do Ozzy Osbourne. Eles não negaram nada, mas se recusaram a comentar por ora. Pouco após nossa própria história sair, o que veio foi que o produtor do Tony Iommi estava alegando que o guitarrista não havia conversado com o jornal desde junho. Ele não disse de forma alguma que as falas foram fabricadas ou imprecisas. Então Iommi divulgou sua própria declaração.
Isso caiu como um balde de água fria. Manchetes começaram a pipocar como "Iommi nega reunião do Sabbath". Acontece que ele nunca fez isso. Na verdade, a declaração dele é a mais perfeita negativa não-negativa que já vimos. Ele ataca o jornalista por ele fazer as falas parecerem novas. Ele disse que elas "eram palavras ao vento" e pede desculpas aos seus companheiros de banda. Ele usa o termo "totalmente sem sentido". Ele não diz que o Black Sabbath não está gravando um novo álbum e planejando uma turnê. Ele não diz que as falas foram fabricadas ou colocadas fora de contexto. Ele basicamente diz apenas que ele está furioso por a verdade ter sido revelada antes do que ele queria.
O jornalista britânico Andy Coleman conversou com Iommi na exposição Home of Metal em junho. Ambos lados concordam nisso. Após discutir o ocorrido, Coleman claramente perguntou sobre o futuro do Black Sabbath. Iommi pode ter imaginado que seus comentários estavam em segredo, e eles definitivamente não surgiram no artigo original de Coleman. Nos últimos dois meses, houve rumores de que o Black Sabbath estaria gravando um álbum. Eu mesma os ouvi, mas não tive nenhuma confirmação capaz de se tornar uma história. Então, dois dias atrás o Metaltalk.net postou uma história de que o Black Sabbath estava ensaiando para uma turnê mundial.
É provável que o post foi o que inspirou Coleman a publicar a história ontem. O produtor do Iommi Ralph Baker conversou com Coleman ontem para uma sequencia à notícia no Birmingham Mail. Ele admite que Iommi jamais disse que a história é inverídica. "Não temos nada acertado", disse Baker. "Ele não está negando que os caras tem conversado mas não há nada no meio disso que implique nas declarações que você fez. Ele as fez para você em junho e achou que tinha feito em segredo."
Às vezes entrevistas chegam a um ponto em que você se esvai do tópico central e fica batendo papo com o artista. Eles podem achar que o que está sendo dito será oculto, mas eles não dizem isso explicitamente e o gravador continua registrando tudo. É aí onde eles se metem em problemas, e é provavelmente o que aconteceu aqui. Enviei um e-mail a Coleman para ter o lado dele da história, mas ele não quis explicar as circunstâncias da entrevista em junho. "Estamos deixando as histórias falarem por si nesse momento", escreveu ele.
Tony Iommi tem uma biografia saindo em novembro. Ele quase certamente irá sair em uma extensa turnê promocional nas semanas que antecedem o lançamento. Todo jornalista irá perguntar sobre a reunião. Isso o coloca numa situação bem desagradável. Pode-se imaginar que Ozzy e Sharon também não ficaram satisfeitos que a notícia tenha saído ontem. Iommi tomou a iniciativa de reverter a situação e ele fez uma jogada de mestre com aquele pronunciamento. Se esse lance de tocar guitarra não der certo para ele, Iommi tem um futuro brilhante como consultor político.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A única banda de hair metal que Eddie Vedder respeitava: "Pelo menos tinham força"
Roberto Carlos, Black Sabbath e a curiosa canção que eles têm em comum
O maior álbum de rock progressivo de todos os tempos, segundo Mike Portnoy


A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Nem Vanusa, nem John Entwistle: a possível verdadeira origem de "Sabbath Bloody Sabbath"
Oh, não!: clássicos do Rock Heavy Metal e que foram "estragados" pelo tempo



