Em 11/09/2001: como era a Indústria da Música naquele dia?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 11 de setembro de 2011
Havia 5 grandes gravadoras: Warner Music Group, EMI, Sony Music Entertainment, Bertelsmann Music Group (BMG), e Universal Music Group.
Os CDs representavam 94.5 por cento das vendas de músicas gravadas, de acordo com a RIAA. As fitas cassete eram responsáveis por aproximadamente 2.5 por cento do total, LPs estavam na casa dos 0.2 por cento e os downloads digitais eram essencialmente NÃO – EXISTENTES.
As gravadoras estavam a caminho de fecharem seu terceiro melhor ano (o melhor foi 1999), apesar de também estarem no começo de uma queda de mais de uma década.
O Napster estava a dias de concluir um acordo parcial, de milhões de dólares por anos com as grandes gravadoras. O aplicativo tinha sido fechado em julho.
O Kazzaa tinha cerca de 6 meses de idade. O iPod ainda estava a dois meses de ser anunciado. A iTunes Music Store ainda demoraria mais 20 meses.
Justin Bieber tinha 7 anos de idade. Justin Timberlake tinha 20. Daniel Ek tinha 8.
A trilha Sonora de ‘Glitter’, de Mariah Carey foi lançada no dia 11 de setembro. O filme chegou aos cinemas algumas semanas depois.
O disco mais vendido no dia 11 de setembro foi a estréia auto-intitulada de Aaliyah. A cantora tinha falecido pouco antes, no dia 25 de agosto de 2001.
A canção mais tocada nas rádios dos EUA no dia 11 de setembro foi ‘I’m Real’, de Jennifer Lopez.
Janet Jackson, Sade, Aerosmith e Dave Mathews Band estavam dominando o circuito de shows ao vivo. O U2 estava preparando o trecho estadunidense da Elevation Tour, e na verdade planejavam fazer o anúncio oficial no dia 11 de Setembro.
A Launch Media, que agora pertence ao grupo Yahoo Music e era presidida por David Goldberg, estava expandindo ativamente seu envolvimento com shows ao vivo.
Comente: Você lembra o que ouvia e como ouvia em 2001?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Devin Townsend cuida de um jardim para pagar o seu aluguel
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Vivian Campbell relembra teste para entra na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
As melhores músicas do rock progressivo com mais de 30 minutos, segundo a Loudwire
Mark Knopfler e os três guitarristas que moldaram seu estilo inconfundível de tocar
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
O grupo vocal dos anos 1980 que perdeu espaço para a onda do rock nacional

O antológico último show dos Beatles


