11/09/2001: como era a Indústria da Música naquele dia?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar correções  |  Ver Acessos

Havia 5 grandes gravadoras: Warner Music Group, EMI, Sony Music Entertainment, Bertelsmann Music Group (BMG), e Universal Music Group.

11 de Setembro: o que aconteceu no mundo do rock e do metal nestes 18 anosCuriosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas

Os CDs representavam 94.5 por cento das vendas de músicas gravadas, de acordo com a RIAA. As fitas cassete eram responsáveis por aproximadamente 2.5 por cento do total, LPs estavam na casa dos 0.2 por cento e os downloads digitais eram essencialmente NAO - EXISTENTES.

As gravadoras estavam a caminho de fecharem seu terceiro melhor ano (o melhor foi 1999), apesar de também estarem no começo de uma queda de mais de uma década.

O Napster estava a dias de concluir um acordo parcial, de milhões de dólares por anos com as grandes gravadoras. O aplicativo tinha sido fechado em julho.

O Kazzaa tinha cerca de 6 meses de idade. O iPod ainda estava a dois meses de ser anunciado. A iTunes Music Store ainda demoraria mais 20 meses.

Justin Bieber tinha 7 anos de idade. Justin Timberlake tinha 20. Daniel Ek tinha 8.

A trilha Sonora de 'Glitter', de Mariah Carey foi lançada no dia 11 de setembro. O filme chegou aos cinemas algumas semanas depois.

O disco mais vendido no dia 11 de setembro foi a estréia auto-intitulada de Aaliyah. A cantora tinha falecido pouco antes, no dia 25 de agosto de 2001.

A canção mais tocada nas rádios dos EUA no dia 11 de setembro foi 'I'm Real', de Jennifer Lopez.

Janet Jackson, Sade, Aerosmith e Dave Mathews Band estavam dominando o circuito de shows ao vivo. O U2 estava preparando o trecho estadunidense da Elevation Tour, e na verdade planejavam fazer o anúncio oficial no dia 11 de Setembro.

A Launch Media, que agora pertence ao grupo Yahoo Music e era presidida por David Goldberg, estava expandindo ativamente seu envolvimento com shows ao vivo.

Comente: Você lembra o que ouvia e como ouvia em 2001?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "11 de Setembro"


11 de Setembro: o que aconteceu no mundo do rock e do metal nestes 18 anos

11 de Setembro: Saiba como o atentado às torres atingiu o Rock11 de Setembro
Saiba como o atentado às torres atingiu o Rock

Iron Maiden: Bruce estava em NY no dia do atentado de 11 de setembroIron Maiden
Bruce estava em NY no dia do atentado de 11 de setembro

11 de Setembro: Gloria Cavalera diz que foi avisada dos atentados por terrorista11 de Setembro
Gloria Cavalera diz que foi avisada dos atentados por terrorista


Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicasCuriosidade
Artistas que odeiam suas próprias músicas

Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and RollHall Of Fame
500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll

Iron Maiden: o passado vergonhoso registrado em fotosIron Maiden
O passado vergonhoso registrado em fotos

Danilo Gentili: O sertanejo tem mais atitude roqueira que o próprio roqueiroBlack Sabbath: About.com elege os 5 melhores álbuns da bandaLoudwire: as dez melhores bandas da era GrungeGuns N' Roses: banda se separou por causa de Michael Jackson, diz empresário

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

adGooILQ