Em 11/09/2001: como era a Indústria da Música naquele dia?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 11 de setembro de 2011
Havia 5 grandes gravadoras: Warner Music Group, EMI, Sony Music Entertainment, Bertelsmann Music Group (BMG), e Universal Music Group.
Os CDs representavam 94.5 por cento das vendas de músicas gravadas, de acordo com a RIAA. As fitas cassete eram responsáveis por aproximadamente 2.5 por cento do total, LPs estavam na casa dos 0.2 por cento e os downloads digitais eram essencialmente NÃO – EXISTENTES.
As gravadoras estavam a caminho de fecharem seu terceiro melhor ano (o melhor foi 1999), apesar de também estarem no começo de uma queda de mais de uma década.
O Napster estava a dias de concluir um acordo parcial, de milhões de dólares por anos com as grandes gravadoras. O aplicativo tinha sido fechado em julho.
O Kazzaa tinha cerca de 6 meses de idade. O iPod ainda estava a dois meses de ser anunciado. A iTunes Music Store ainda demoraria mais 20 meses.
Justin Bieber tinha 7 anos de idade. Justin Timberlake tinha 20. Daniel Ek tinha 8.
A trilha Sonora de ‘Glitter’, de Mariah Carey foi lançada no dia 11 de setembro. O filme chegou aos cinemas algumas semanas depois.
O disco mais vendido no dia 11 de setembro foi a estréia auto-intitulada de Aaliyah. A cantora tinha falecido pouco antes, no dia 25 de agosto de 2001.
A canção mais tocada nas rádios dos EUA no dia 11 de setembro foi ‘I’m Real’, de Jennifer Lopez.
Janet Jackson, Sade, Aerosmith e Dave Mathews Band estavam dominando o circuito de shows ao vivo. O U2 estava preparando o trecho estadunidense da Elevation Tour, e na verdade planejavam fazer o anúncio oficial no dia 11 de Setembro.
A Launch Media, que agora pertence ao grupo Yahoo Music e era presidida por David Goldberg, estava expandindo ativamente seu envolvimento com shows ao vivo.
Comente: Você lembra o que ouvia e como ouvia em 2001?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Cinco músicos ligados ao punk que eram "treinados demais" pro clichê dos três acordes
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
"Slave Machine" é o novo single e o novo álbum da Nervosa
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan





