11/09/2001: como era a Indústria da Música naquele dia?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 11/09/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

5000 acessosSeparados no nascimento: Sebastian Bach e Fernanda Lima5000 acessosAstros do rock: o patrimônio líquido de cada um

Havia 5 grandes gravadoras: Warner Music Group, EMI, Sony Music Entertainment, Bertelsmann Music Group (BMG), e Universal Music Group.

Os CDs representavam 94.5 por cento das vendas de músicas gravadas, de acordo com a RIAA. As fitas cassete eram responsáveis por aproximadamente 2.5 por cento do total, LPs estavam na casa dos 0.2 por cento e os downloads digitais eram essencialmente NÃO – EXISTENTES.

As gravadoras estavam a caminho de fecharem seu terceiro melhor ano (o melhor foi 1999), apesar de também estarem no começo de uma queda de mais de uma década.

O Napster estava a dias de concluir um acordo parcial, de milhões de dólares por anos com as grandes gravadoras. O aplicativo tinha sido fechado em julho.

O Kazzaa tinha cerca de 6 meses de idade. O iPod ainda estava a dois meses de ser anunciado. A iTunes Music Store ainda demoraria mais 20 meses.

Justin Bieber tinha 7 anos de idade. Justin Timberlake tinha 20. Daniel Ek tinha 8.

A trilha Sonora de ‘Glitter’, de Mariah Carey foi lançada no dia 11 de setembro. O filme chegou aos cinemas algumas semanas depois.

O disco mais vendido no dia 11 de setembro foi a estréia auto-intitulada de Aaliyah. A cantora tinha falecido pouco antes, no dia 25 de agosto de 2001.

A canção mais tocada nas rádios dos EUA no dia 11 de setembro foi ‘I’m Real’, de Jennifer Lopez.

Janet Jackson, Sade, Aerosmith e Dave Mathews Band estavam dominando o circuito de shows ao vivo. O U2 estava preparando o trecho estadunidense da Elevation Tour, e na verdade planejavam fazer o anúncio oficial no dia 11 de Setembro.

A Launch Media, que agora pertence ao grupo Yahoo Music e era presidida por David Goldberg, estava expandindo ativamente seu envolvimento com shows ao vivo.

Comente: Você lembra o que ouvia e como ouvia em 2001?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "11 de Setembro"

11 de Setembro11 de Setembro
Saiba como o atentado às torres atingiu o Rock

11 de Setembro11 de Setembro
Gloria Cavalera diz que foi avisada dos atentados

Iron MaidenIron Maiden
Bruce estava em NY no atentado de 11 de setembro

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "11 de Setembro"


Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Sebastian Bach e Fernanda Lima

Astros do rockAstros do rock
O patrimônio líquido de cada um

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
25 coisas que você talvez não saiba sobre o Madman

5000 acessosCapas de álbuns: algumas curiosidades e histórias5000 acessosMetallica: a banda mais influente dos últimos 30 anos5000 acessosAndreas Kisser: "Eloy Casagrande talvez não seja humano"5000 acessosTony Iommi: guitarrista é impotente e violento, diz Lita Ford5000 acessosGuns N' Roses: Irmão de Slash pede desculpas; Axl está de dieta3539 acessosSeparados no nascimento: Rob Halford, Freedie Mercury e Village People

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 11 de setembro de 2015
Post de 11 de setembro de 2016
Post de 11 de setembro de 2017


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online