SWU: novas informações divulgadas em coletiva de imprensa
Por Fernanda Lira
Postado em 27 de outubro de 2011
Nos próximos dias 12, 13 e 14 de novembro, acontecerá a segunda edição do festival de música e sustentabilidade SWU e, como um dos veículos exclusivos convidados pela produção, o Whiplash participou hoje da coletiva de imprensa realizada no Teatro Municipal de Paulínia, cidade onde será realizado o evento.
Com organização e atendimento de primeira da assessoria do festival, a manhã foi espaço para uma palestra de apresentação bem detalhada sobre a estrutura, programação, projetos e tudo o mais que envolve o festival.
Houve a presença do prefeito da cidade, dos integrantes da banda Raimundos, recentemente incluída no line-up, além de toda a direção e produção artística desse ambicioso projeto.
Um vídeo com todos os benefícios que foram frutos das ações a partir do SWU foi exibido, explicitando as parcerias com ONGs, e mostrando imagens de debates sobre sustentabilidade, protestos a favor de melhorias na mobilidade nas grandes cidades, além de atividades beneficentes em comunidades carentes.
A equipe fez questão de deixar bem claro um ponto, novo pra mim inclusive: o SWU não é um festival. O festival, por sua vez é integrado, engajado a esse movimento maior que é o Starts With You, um projeto que está ganhando proporções mundiais, já que recentemente conseguiu apoio oficial da ONU, e que tem por objetivo gerar consciência nas pessoas. Tanto que, por mais irônico que possa soar, um dos diretores do evento disse que o foco maior desse festival de música não é lucrar, vender a maior quantidade possível de ingressos, mas sim, proporcionar ao público um encontro direto, uma experiência estritamente ligada com a arte, com a música e com a natureza.
Confira abaixo algumas informações mais detalhadas e novidades desta edição, divididas em tópicos mais específicos:
ESTRUTURA
A inédita estrutura do SWU 2011 possui, de acordo com afirmação de um dos diretores, uma área três vezes maior que a já gigante apresentada no Rock in Rio: são um milhão e setecentos mil metros quadrados, sendo desses, 450 mil compreendendo a arena, espaço onde se situam os palcos New Stage, e Energia e Consciência, esses últimos, dois dos maiores já construídos no Brasil, segundo a produção.
Contando ainda com o palco Heineken Greenspace, onde acontecerão as apresentações de música eletrônica, o festival está com maiores proporções: as áreas em volta dos palcos estão maiores, para acomodarem mais pessoas, sem muito tumulto. Aliás, a fim de evitar muita aglomeração, a cota de ingressos foi reduzida em cerca de 20% em relação ao ano passado, o que totaliza as vendas em no máximo 60, 70 mil ingressos em 2011.
Ainda sobre a arena, uma grande notícia foi anunciada - nada de pista VIP ou Premium nesta edição, e o Lounge VIP, que foi invadido por alguns fãs no ano passado, passou a se localizar em uma região lateral, não mais interferindo na visão daqueles que estão na pista, estes que por sua vez, estarão mais próximos de seus ídolos. Pelo menos aparentemente, parece que muito se aprendeu com a situação quase catastrófica em alguns aspectos na edição passada.
A (caríssima) área de camping terá capacidade para 1.500 barracas e será equipada com muitas pias, duchas, chuveiros quentes, praça de alimentação e até mesmo loja de conveniência 24hrs. Na parte interna do SWU, mais 3 praças de alimentação com 40 lojas, que aceitam desde dinheiro até cartões de crédito (pelo que parece, algo bastante similar ao que pude conferir no Rock in Rio), uma delegacia e vários banheiros e mictórios espalhados por todo o espaço que compreende o evento, para evitar que as pessoas urinem no chão e, consequentemente, causem danos ao ambiente.
PROGRAMAÇÃO
As atrações ficam dividas entre:
- Musicais
Mais de 70 ao todo, dentre eles Peter Gabriel, Lynyrd Skynyrd, Megadeth, Down, Alice in Chains e muitos outros. As duas últimas bandas a serem incluídas no cast também foram anunciadas com exclusividade à imprensa que estava na coletiva: Zé Ramalho e o rapper Emicida. (!)
- Fórum Global de Sustentabilidade
Durante os três dias, no Teatro Municipal de Paulínia, 26 palestrantes nacionais e internacionais contarão suas experiências relacionadas à sustentabilidade, e farão propostas quanto a questões ambientais. Dentre os principais, estão a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, Neil Young, que defende o uso de energias renováveis em automóveis, a atriz e ativista Daryl Hannah (Kill Bill) e Bob Geldof, aquele músico e ator que fez o personagem Pink, no filme The Wall, que é idealizador dos concertos humanitários Live Aid e Live 8. Todas as palestras serão transmitidas via streaming, pelo portal do SWU na internet.
- Atrações Interativas
Dentre gincanas, exposições e outras atividades, durante todo o festival, em cima do lago, onde será construído um projetor inflável, serão exibidos cerca de 60 filmes relacionados a sustentabilidade.
SUSTENTABILIDADE
Acho que a essa altura do texto, todos já puderam perceber quão engajado é o SWU. E isso se reflete nas regras e metas internas do festival.
Um dos objetivos da produção é atingir a meta de 100% de reciclagem dos resíduos gerados durante o período, resultado quase atingido na edição passada. Além disso, grandes latões de lixo serão distribuídos pela área do festival, afim de conscientizar o público a jogar o lixo nos devidos lugares.
Todos os geradores do evento são à base de bio-diesel e foram adicionados transformadores de energia, alimentados por fontes renováveis.
Outro aspecto interessante é a ação criada para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera: muitas linhas de ônibus ganharam descontos para aqueles que irão de outras cidades para Paulínia, com a meta de também diminuir o trânsito na região. Para quem, ainda assim, optar em ir de carro, o estacionamento oferecerá desconto para carros lotados - quanto mais gente dentro do carro, maior o valor abatido.
Uma estação de geração de energia solar também será construída para que as pessoas possam carregar seus celulares. Por fim, a coibição e proibição de todo tipo de drogas será rígida, assim como de bebidas alcoólicas: a única liberada é cerveja, coincidentemente, o produto de um de seus principais patrocinadores, a Heineken!
Bem, de qualquer forma, o que vale é a intenção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O fã que conheceu Ozzy Osbourne no Rock in Rio e iniciou uma amizade de 40 anos
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
O profundo significado do refrão de "Metamorfose Ambulante", clássico de Raul Seixas
Max Cavalera: "O único presidente bom do Brasil foi morto"
A opinião de Chorão sobre o virtuosismo do Angra, segundo Rick Bonadio

Alice in Chains: William DuVall só soube de transmissão do SWU na TV após o show



