Primus: resenha do Roque Reverso sobre grande show no SWU
Por Flavio Leonel
Fonte: Roque Reverso
Postado em 26 de novembro de 2011
O Primus se apresentou na terceira e última noite do SWU Music & Arts de 2011. Num dia recheado de atrações bastante conhecidas do rock pesado e de grupos que estouraram nos anos 90, coube à banda liderada pelo excelente baixista Les Claypool o papel de representante do rock virtuose e diferente do que foi visto nos palcos principais do festival realizado em Paulínia.
Com técnica incrível, especialmente de seu líder, que também é o vocalista, o grupo conseguiu conquistar novos fãs na sua primeira passagem pelo Brasil, depois de mais de 25 anos de espera do público mais antigo conhecedor do trabalho da banda desde seu início, em 1984.
Tal qual o observado nos shows de outros nomes fortes do dia, como o Down e o Megadeth, o Primus foi obrigado a fazer uma apresentação bastante curta, de cerca de 1 hora. O grupo norte-americano tocou músicas de vários períodos da carreira, mas, justamente por causa do tempo escasso, alguns sucessos que o público estava ansioso para ver ficaram de fora.
A ausência mais sentida da noite foi "Tommy the Cat", do álbum "Sailing The Seas of Cheese", de 1991. Grande hit dos bons tempos da MTV, infelizmente vai ficar para uma outra oportunidade, que poderia ser aproveitada pelas empresas produtoras, já que a banda tem um público específico capaz de encher uma casa média de shows de São Paulo, por exemplo.
Se "Tommy the Cat" não foi executada, foi com uma música do mesmo álbum que o Primus iniciou sua apresentação: "Those Damned Blue-Collar Tweekers". Les Claypool nunca foi um grande vocalista, mas seu talento no baixo é a marca principal da banda e vale cada centavo gasto em seus discos e shows.
Ao lado de seu fiel e eterno escudeiro, o guitarrista Larry LaLonde, Claypool consegue tirar sons pouco convencionais, mas longe de ser considerado algo "chato". Completa a banda atualmente o baterista Jay Lane, que não é da formação original, mas que mostrou qualidade nas baquetas.
Na sequência do show, o Primus desfilou várias de suas músicas complexas: "Pudding Time", "Prelude to a Crawl", "Eyes of the Squirrel", "Wynona’s Big Brown Beaver", "Jilly’s on Smack", "Over The Falls" e "Lee Van Cleef".
Na parte final da apresentação, espaço reservado para três grandes sucessos, que bombaram nos programas alternativos da MTV da década de 90 para cá. Primeiro, o maior hit da banda: "Jerry Was A Race Car Driver", que colocou a galera para pular. Depois, "My Name Is Mud" e para fechar, "John the Fisherman", que trouxe mais uma aula de baixo de Claypool.
O Roque Reverso acompanhou o show do Primus no SWU. Entre no link abaixo para conferir mais detalhes da apresentação, como o set list e vídeos selecionados no YouTube.
ROQUE REVERSO
O blog do bom e velho rock and roll
http://www.roquereverso.wordpress.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation: Mindcrime"
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Guitarrista diz que novo álbum do Soundgarden terá "canções de ninar psicodélicas"
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
Guitarrista Tommy Thayer confirma que o Kiss gravou uma nova música
Como o Dead Kennedys influenciou o Slayer, segundo Dave Lombardo
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett


Primus lança o EP "A Handful of Nuggs", que traz cover da clássica "Holy Diver"
Metal Sucks: Quem é o baixista mais subestimado de todos os tempos?
Metallica: baixista do Primus relembra teste em 1986


