Pop Will Eat Itself: pop vendeu mais que rock em 2011

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 17/01/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Álbuns ‘pop’ venderam mais que os discos de rock pela primeira vez em sete anos no período de 2011, de acordo com números divulgados hoje «16 de janeiro».

5000 acessosLemmy: vídeo do "caixão de Nosferatu", a casa do vocalista5000 acessosEllen Jabour: Slayer, Metallica, Guns e Judas no seu Top10

De acordo com as estatísticas oficiais publicadas pela Official Charts Company, sete dos 10 discos mais vendidos de 2011 eram classificados como sendo de pop. Com vendas enormes provenientes de artistas como Adele e Jessie J, o pop representou 33.6% das vendas totais de discos.

A venda de álbuns classificados como de rock caiu de 31.2% para 29.4%, o número mais baixo desde 2003. Isso correu apesar de lançamentos por parte de grandes nomes como o COLDPLAY e a banda de NOEL GALLAGHER. A venda de singles pop também subiu, superando as de rock numa proporção de 2 x 1 ao longo do ano.

Entretanto, 2011 foi um bom ano para a venda de música folk, com sua participação nas vendas subindo para 1.6%, impulsionadas principalmente pelo material de Laura Marling e Bellowhead. As vendas de música ‘easy listening’ abocanharam 7.9%, principalmente pela popularidade de Michael Buble.

Geoff Taylor, chefe executivo da BPI, disse: ‘2011 foi um ano nostálgico para os discos pop então não é de se surpreender que o gênero tenha acotovelado o rock como favorito do país «Inglaterra». Apesar da cota do rock ser a menor em oito anos, esse tipo de música ainda vende três em cada dez álbuns vendidos, então os recentes relatórios de queda são prematuros. ’

Ele continuou: ‘O pop conseguiu dobrar sua cota de mercado de singles no espaço de cinco anos e agora ultrapassa o rock em 2 x 1. Não é coincidência que no mesmo espaço de tempo dúzias de serviços musicais digitais terem sido lançados na Grã-Bretanha, permitindo aos fãs mais jovens de música comprar e desfrutar de faixas online a preços de pinga.’

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
Conheça a "caverna" onde mora o líder do Motorhead

Ellen JabourEllen Jabour
Slayer, Metallica, Guns e Judas no Top10 da modelo

Sharon OsbourneSharon Osbourne
"Ela é a mais maléfica mulher que eu já conheci!"

5000 acessosCourtney Love: "Parei com drogas e transei como um coelho"5000 acessosRoadrunner: os melhores frontmen de todos os tempos5000 acessosIron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr5000 acessosSlash: Falando sobre seus filmes preferidos5000 acessosMotorhead: a opinião de Lemmy sobre Viagra, Hendrix e velhice5000 acessosMetallica e Pink Floyd: entre os preferidos da bandidagem

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online