Pop Will Eat Itself: pop vendeu mais que rock em 2011

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar correções  |  Ver Acessos

Álbuns 'pop' venderam mais que os discos de rock pela primeira vez em sete anos no período de 2011, de acordo com números divulgados hoje «16 de janeiro».

Whiplash.Net: O site protege algumas bandas e prejudica outras?Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre ele

De acordo com as estatísticas oficiais publicadas pela Official Charts Company, sete dos 10 discos mais vendidos de 2011 eram classificados como sendo de pop. Com vendas enormes provenientes de artistas como Adele e Jessie J, o pop representou 33.6% das vendas totais de discos.

A venda de álbuns classificados como de rock caiu de 31.2% para 29.4%, o número mais baixo desde 2003. Isso correu apesar de lançamentos por parte de grandes nomes como o COLDPLAY e a banda de NOEL GALLAGHER. A venda de singles pop também subiu, superando as de rock numa proporção de 2 x 1 ao longo do ano.

Entretanto, 2011 foi um bom ano para a venda de música folk, com sua participação nas vendas subindo para 1.6%, impulsionadas principalmente pelo material de Laura Marling e Bellowhead. As vendas de música 'easy listening' abocanharam 7.9%, principalmente pela popularidade de Michael Buble.

Geoff Taylor, chefe executivo da BPI, disse: '2011 foi um ano nostálgico para os discos pop então não é de se surpreender que o gênero tenha acotovelado o rock como favorito do país «Inglaterra». Apesar da cota do rock ser a menor em oito anos, esse tipo de música ainda vende três em cada dez álbuns vendidos, então os recentes relatórios de queda são prematuros. '

Ele continuou: 'O pop conseguiu dobrar sua cota de mercado de singles no espaço de cinco anos e agora ultrapassa o rock em 2 x 1. Não é coincidência que no mesmo espaço de tempo dúzias de serviços musicais digitais terem sido lançados na Grã-Bretanha, permitindo aos fãs mais jovens de música comprar e desfrutar de faixas online a preços de pinga.'




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Whiplash.Net: O site protege algumas bandas e prejudica outras?Whiplash.Net
O site protege algumas bandas e prejudica outras?

Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre eleMarilyn Manson
7 coisas que você não sabia sobre ele

Humor: o que os fãs de rock pedem para beber em um bar?Humor
O que os fãs de rock pedem para beber em um bar?

Metallica: Lars Ulrich quase saiu no tapa com Lou ReedMetallica
Lars Ulrich quase saiu no tapa com Lou Reed

Creed: nomeada pior banda dos anos 1990 pela Rolling StoneCreed
Nomeada pior banda dos anos 1990 pela Rolling Stone

Kerry King: trabalhamos duro para chegar aquiKerry King
"trabalhamos duro para chegar aqui"

Polêmica: os 10 músicos mais controversos do rock e metalPolêmica
Os 10 músicos mais controversos do rock e metal


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336