Pop Will Eat Itself: pop vendeu mais que rock em 2011
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 17 de janeiro de 2012
Álbuns ‘pop’ venderam mais que os discos de rock pela primeira vez em sete anos no período de 2011, de acordo com números divulgados hoje «16 de janeiro».
De acordo com as estatísticas oficiais publicadas pela Official Charts Company, sete dos 10 discos mais vendidos de 2011 eram classificados como sendo de pop. Com vendas enormes provenientes de artistas como Adele e Jessie J, o pop representou 33.6% das vendas totais de discos.
A venda de álbuns classificados como de rock caiu de 31.2% para 29.4%, o número mais baixo desde 2003. Isso correu apesar de lançamentos por parte de grandes nomes como o COLDPLAY e a banda de NOEL GALLAGHER. A venda de singles pop também subiu, superando as de rock numa proporção de 2 x 1 ao longo do ano.
Entretanto, 2011 foi um bom ano para a venda de música folk, com sua participação nas vendas subindo para 1.6%, impulsionadas principalmente pelo material de Laura Marling e Bellowhead. As vendas de música ‘easy listening’ abocanharam 7.9%, principalmente pela popularidade de Michael Buble.
Geoff Taylor, chefe executivo da BPI, disse: ‘2011 foi um ano nostálgico para os discos pop então não é de se surpreender que o gênero tenha acotovelado o rock como favorito do país «Inglaterra». Apesar da cota do rock ser a menor em oito anos, esse tipo de música ainda vende três em cada dez álbuns vendidos, então os recentes relatórios de queda são prematuros. ’
Ele continuou: ‘O pop conseguiu dobrar sua cota de mercado de singles no espaço de cinco anos e agora ultrapassa o rock em 2 x 1. Não é coincidência que no mesmo espaço de tempo dúzias de serviços musicais digitais terem sido lançados na Grã-Bretanha, permitindo aos fãs mais jovens de música comprar e desfrutar de faixas online a preços de pinga.’
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps