iTunes Plus: se for tudo isso, temos muito a ganhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Nacho Belgrande
Enviar Correções  

Engenheiros de mixagem, produtores e engenheiros de masterização têm se encontrado diante de um dilema já faz alguns anos. Trata-se de ‘Os arquivos digitais destinados para distribuição pela Internet deveriam ser masterizados separadamente?’ Essa tem sido uma ferida aberta para muitos dos profissionais de masterização, alguns que acreditam que um master separado é obrigatório, enquanto outros sentem que um MP3 ou um AAC feito de um master bem-realizado é mais do que suficiente.

publicidade

Parece que a Apple finalmente tornou a decisão para todos nós, já que eles acabaram de lançar suas diretrizes para masterização do conteúdo do iTunes. Ficamos sabendo disso através de um e-mail do lendário engenheiro de masterização Bob Ludwig do Gateway Mastering, e quem acreditamos ter sido uma ferramenta para a Apple organizar sua masterização.

publicidade

Dentre as coisas que as diretrizes recomendam, estão:

Sempre use o arquivo de maior resolução disponível. Isso quer dizer que seu projeto começou em 96kHz/24 bit, é isso que você deveria enviar para o iTunes para encodamento.

Compressão extrema de uma faixa para torná-la tão alta quanto possível na verdade trabalha contra você. Isso por causa de um circuito chamado Sound Check no iTunes (tem nomes diferentes em players e serviços diferentes) que permite ao ouvinte ouvir todas as canções no mesmo nível. Um master altamente comprimido na verdade joga o volume pra baixo, então ele soa chocho e sem punch. Esse é um mantra que Bob e muitos outros engenheiros de masterização têm entoado por muito tempo.

publicidade

É melhor deixar um dB mais ou menos de reserva dinâmica quando masterizar um arquivo online com dados comprimidos como um AAC ou um MP3, tal como já descrito nas obras ‘The Mastering Engineer’s Handbook’ e ‘Mixing And Mastering With T-Racks’. Alguns codificadores entregam um sinal meio quente, e a masterização a -1 ou – 2dB ao invés de -.1 dB pode tornar a diferença entre os dois distorcida ou não.

publicidade

Velocidade de tráfego está se tornando um problema cada vez menor, então a compressão de dados está se tornando cada vez menos necessária. Isso quer dizer que arquivos de tamanho maior e maior fidelidade serão uma questão bem menos relevante no futuro. É por isso que a Apple está acelerando seu formato de alta-resolução AAC PLUS. Em breve, será mais e mais possível ouvir seus arquivos gloriosos em alta-definição do modo que eles foram concebidos.

publicidade

Esta matéria pode ser lida na íntegra no site do LoKaos Rock Show:
http://lokaos.net/itunes-plus-se-for-tudo-isso-temos-muito-a...




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iron Maiden: pastor evangélico tem 172 tatuagens da bandaIron Maiden
Pastor evangélico tem 172 tatuagens da banda

Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin