Futuro: poucas pessoas jogam seus CDs fora, diz estudo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar Correções  

Claro, talvez você tenha jogado fora sua coleção de CDs anos atrás, mas o resto do mundo não está com tanta pressa. De acordo com um estudo publicado por um grupo norueguês, o Aspiro Music, os consumidores estão apenas começando a se livrar de seus CDs, em números bem baixos. E apenas nos países onde a banda larga é bem alta e acessível.

Slipknot: Joey Jordison revela o verdadeiro motivo de sua saída

Lindo Demais: conheça o London, o primeiro smartphone da Marshall

De acordo com a Aspiro Music e o grupo de pesquisas Norstat, apenas 1-2 por cento dos fãs de música na Noruega, Suécia e Dinamarca estão de fato jogando no lixo suas coleções ou simplesmente dando-as pros outros.

Esse é um número bem baixo dada a surpreendente força de serviços de streaming na região. Mas uma área cinza é imediatamente detectável, que é o número substancial de fãs que guardam seus CDs encaixotados. Isso sugere algum apego e interesse em acesso ocasional à suas coleções, mas também um sólido primeiro passo em direção ao lixo.

Mas espere: e quanto a todos aqueles CDs em uma prateleira na sala? Bem, outra surpresa: as pessoas estão mesmo os escutando. Porque a Aspiro também descobriu que mais de metade dos ouvintes de música estão ouvindo ativamente (e comprando) CDs, apesar do constante crescimento da adoção pelo streaming e a força imbatível dos downloads. E esse número está crescendo.

Na semana passada, você ouviu música de um…?

Na ponta, os CDs estão sendo mais usados por uma população mais velha, apesar das generalizações pararem por aí. Talvez o fato mais chocante venha do rádio, que ainda é responsável por mais de 80 por cento da audiência na Dinamarca, e mais de 70 por cento na Suécia e na Noruega. Isso também ocorre nos EUA, onde o rádio permanece sendo uma fonte muito enraizada de audição e descoberta.

E parece que ainda há uma batalha entre os downloads e o streams ‘on demand’, com downloads via serviços de cloud tomando vantagem. Eis uma questão para os fãs debaterem ao longo dos próximos anos.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Slipknot: Joey Jordison revela o verdadeiro motivo de sua saídaSlipknot
Joey Jordison revela o verdadeiro motivo de sua saída

Lindo Demais: conheça o London, o primeiro smartphone da MarshallLindo Demais
Conheça o London, o primeiro smartphone da Marshall


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin