Futuro: poucas pessoas jogam seus CDs fora, diz estudo
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 06 de fevereiro de 2012
Claro, talvez você tenha jogado fora sua coleção de CDs anos atrás, mas o resto do mundo não está com tanta pressa. De acordo com um estudo publicado por um grupo norueguês, o Aspiro Music, os consumidores estão apenas começando a se livrar de seus CDs, em números bem baixos. E apenas nos países onde a banda larga é bem alta e acessível.
De acordo com a Aspiro Music e o grupo de pesquisas Norstat, apenas 1-2 por cento dos fãs de música na Noruega, Suécia e Dinamarca estão de fato jogando no lixo suas coleções ou simplesmente dando-as pros outros.
Esse é um número bem baixo dada a surpreendente força de serviços de streaming na região. Mas uma área cinza é imediatamente detectável, que é o número substancial de fãs que guardam seus CDs encaixotados. Isso sugere algum apego e interesse em acesso ocasional à suas coleções, mas também um sólido primeiro passo em direção ao lixo.
Mas espere: e quanto a todos aqueles CDs em uma prateleira na sala? Bem, outra surpresa: as pessoas estão mesmo os escutando. Porque a Aspiro também descobriu que mais de metade dos ouvintes de música estão ouvindo ativamente (e comprando) CDs, apesar do constante crescimento da adoção pelo streaming e a força imbatível dos downloads. E esse número está crescendo.
Na semana passada, você ouviu música de um…?
Na ponta, os CDs estão sendo mais usados por uma população mais velha, apesar das generalizações pararem por aí. Talvez o fato mais chocante venha do rádio, que ainda é responsável por mais de 80 por cento da audiência na Dinamarca, e mais de 70 por cento na Suécia e na Noruega. Isso também ocorre nos EUA, onde o rádio permanece sendo uma fonte muito enraizada de audição e descoberta.
E parece que ainda há uma batalha entre os downloads e o streams ‘on demand’, com downloads via serviços de cloud tomando vantagem. Eis uma questão para os fãs debaterem ao longo dos próximos anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Vídeo mostra Joey e Johnny Ramone tocando "Pet Sematary" no programa de David Letterman
A humilde reação do Dave Mustaine após diretor brasileiro mostrar como ficou novo clipe
A diferença entre os vocalistas Bon Scott e Brian Johnson, segundo Angus Young


Pesquisa da Live Nation diz que 70% escolheriam show ao vivo em vez de sexo
Pesquisa aponta que 24% dos brasileiros já se endividaram com idas a shows
A década mais entediante para a música dos últimos 50 anos, segundo a ciência
Louvemos: Satanás é grande benfeitor da música, diz estudo



