Nababos: Warner ainda paga milhões em adiantamentos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar Correções  

Mais precisamente, mais de US$ 300 MILHÕES nos livros-caixa nesse momento. E isso não conta as perdas que são descontadas do imposto de renda, que nunca serão recuperadas. De acordo com os balanços divulgados pela Warner Music Group, o selo porta um impressionante saldo de US$ 318 MILHÕES em adiantamentos para todos seus artistas, com expectativas de recuperação de um porcentual substancial depois de um ano (boa sorte pra vocês).

publicidade

Eis a descriminação específica, listada sob ‘bens’ (assets) pela gravadora em relação ao último trimestre.

publicidade

O que se conclui disso? Se você ama caixas 24 horas, você vai amar uma gravadora. Mas porque adiantamentos ainda são necessários, especialmente em 2012? Nas ‘antigas’, um adiantamento era usado para seduzir o artista, dar apoio à turnê, ou ajudar a financiar um período de criatividade mais focada. Isso com tempo de estúdio apropriado, produtores certos e sem outros empregos e distrações monetárias do tipo.

publicidade

Tal estrutura ainda pode fazer sentido para os superastros – que são o forte das grandes gravadoras – e um baita incentivo para os grandes nomes. Mas num clima mais escasso e de pressa como o de hoje, o adiantamento no atacado parece um baita luxo – especialmente com artistas vindo à mesa com conteúdo (e até mesmo séquitos grandes e fiéis de fãs) já pré-estabelecidos.

publicidade

Claro, uma banda não recusaria o que é efetivamente dinheiro de graça, mas isso realmente faz algum sentido pra algum dos lados? De acordo com um alto executivo de uma grande gravadora com a qual falamos, os adiantamentos podem facilitar as coisas para gravadoras como a Warner para fazer uso de muita contabilidade dúbia, de um modo bem amplo. Ou seja, investimentos recuperados e muitas vezes nunca descobertos ou revelados – mesmo após auditorias subseqüentes. "Na verdade ainda rola todo tipo de falcatrua sendo feita, como ‘quebra de produto’ ou ‘deduções de embalagens’", disse o executivo, sem citar nomes na WMG em específico. "O adiantamento é um excelente mocó pra todas essas coisas".

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Como batizar a criança: os nomes de bandas mais estúpidosComo batizar a criança
Os nomes de bandas mais estúpidos

Lemmy Kilmister: Esta coisa de Black Metal me faz rir!Lemmy Kilmister
"Esta coisa de Black Metal me faz rir!"


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin