Opeth: Mikael Akerfeldt fala da sua paixão pelo vinil
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 01 de março de 2012
Tradução de Ricardo Seelig
(matéria publicada originalmente na Metal Hammer 228, de março de 2012)
LP. Long play. Vinil. Acetato. Bolacha. O ouro negro! Ok, este último pode parecer fora de contexto, mas é como eu vejo os meus discos. Eu prefiro tropeçar em uma pilha de vinis dos anos setenta do que ter um poço de petróleo em minha casa. Eu sou doente, caras! Apaixonado. Apaixonado pelos discos. Compartilho esse amor com um monte de pessoas, então ele é um amor promíscuo. São muitos caras como eu, apaixonados pelos seus discos, em todo o mundo. Alguns LPs ficam com a gente a vida toda, enquanto outros são descartados só para, mais pra frente, nos arrependermos de não termos mais tal título em nossas coleções.
O meu amor pelos discos de vinil surgiu, é claro, por causa da música, mas eu tenho uma paixão imensa pelo formato em si. Amo a forma dos discos. Amo a sua superfície negra brilhante. Amo os números de catálogos estampados na ranhura dos LPs. Amo como posso "ver" as partes mais agitadas e as mais calmas apenas olhando para o vinil. Amo os selos, até mesmo aqueles que, depois de anos de uso, exibem as marcas do tempo. Amo as capas e, principalmente, o tamanho das artes. Gatefolds, singles, laminadas, com texturas ou sem, não importa. Eu amo as marcas que elas exibem com o passar dos anos. Amo os encartes e as artes personalizadas de cada gravadora. E amo, principalmente, a magia que sinto quando um disco antigo, ainda lacrado, chega até as minhas mãos. É como sexo ou uma ótima refeição acompanhada de uma cerveja gelada em um dia quente.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
E eu amo, é claro, o som. Todo mundo questiona se o som do vinil é melhor que o do CD. Vamos acabar com essa discussão aqui e agora: sim, é melhor! E garotada, não mencionem, não me falem em MP3 e afins. Mantenham essas porcarias longe de mim!
A qualidade de som do vinil depende de uma série de fatores. A prensagem, o material com que o disco foi feito e o aparelho onde ele é tocado. Discos antigos, como os vinis originais dos Beatles, podem parecer detonados e ainda soar de maneira perfeita. Os mais novos, especialmente os lançados no final dos anos 80 e durante os anos 90, podem ter a aparência de novos e um som terrível. Dito isso, eu não compro apenas discos antigos em ótimas condições, como a maioria ds pessoas que colecionam vinis. Quero os meus LPs para ouvir, e não apenas para olhar, então eles tem que, antes de tudo, soar bem.
De qualquer forma, o vinil soa mais quente, mais delicado, mais dinâmico e melhor que qualquer outro formato. Então eu sou um velhote? Mas é claro! Tenho problemas com as novas tecnologias do mundo da música? Sem dúvida! Você pode colocar a sua coleção inteira dentro do seu telefone, levá-la para onde você quiser. Se pode fazer isso, então porque reservaria um enorme espaço em sua casa para guardar os seus discos? Eu teria várias respostas para essa pergunta, mas a mais importante é o meu respeito pela música. Eu investi tempo em meus discos, e a recompensa é gigantesca. Quanto você senta confortavelmente e ouve os dois lados de um LP com uma cerveja na mão e usando os seus fones de ouvido, garanto que você terá uma experiência muito mais gratificante do que qualquer outra. Você não pode pular as faixas, você não pode passar para frente trechos que não curte. Você é forçado a transitar pelo disco como um todo, da maneira como os criadores daquele álbum imaginaram, e é isso que faz um LP ser uma experiência única.
Coloque o "Sabbath Bloody Sabbath" e deixe rolar. Ele irritou você? Te deixou inquieto? Então você é um escravo da sociedade moderna e está perseguindo o seu próprio fim.
Relaxe. Acomode-se. Dê tempo para a música. Vale a pena.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
144 bandas, 4 dias, 1 fortaleza: Brutal Assault 2026 divulga grade completa
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Rush toca suíte "2112" na íntegra em segundo show com Anika Nilles; veja vídeo
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Metalcore além dos algoritmos: 3 bandas que merecem entrar no seu radar
O hit de Cazuza com título que levou mãe a questionar: "Filho, você é infeliz?"
Bruce Dickinson explica quando começa o abuso nos relacionamentos com as groupies
Mick Jagger e sua hilária lista do "Top 10" de coisas que aprendeu em 50 anos de rock


As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Mikael Åkerfeldt pensou em acabar com o Opeth na época de "Damnation"
Como uma queimadura de sol inspirou a criação do Opeth, segundo ex-integrante
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
