Metallica: comparado ao U2 em nova biografia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por AD Luna, Fonte: Jornal do Commercio
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 13/04/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

“O U2 do heavy metal!” A frase do baixista David Ellefson, integrante do Megadeth, transmite bem a dimensão do que se transformou, em 30 anos de carreira, seus contemporâneos e colegas de estilo musical: o Metallica. De grupo de garagem, o quarteto cresceu imensamente. Já vendeu mais de 100 milhões de discos, ganhou nove prêmios Grammy, influenciou e continua influenciando milhares de bandas planeta afora e lota estádios por onde passa. O jornalista britânico Mick Wall descreve com maestria detalhes da história do quarteto no livro Metallica - A biografia (Editora Globo Livros).

1345 acessosMetallica: a música preferida dos fãs nos shows ao vivo5000 acessosSarcófago: Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais

Wall disseca a banda fundada e liderada pelo baterista dinamarquês Lars Ulrich e pelo guitarrista e vocalista norte-americano James Hetfield, ambos com 49 anos de idade.

Uma dos qualidades da obra são os perfis psicológicos dos integrantes do Metallica traçados sem pudores, em especial os de Ulrich e Hetfield. O primeiro, filho de pais bem-sucedidos profissionalmente, impressiona por seu apurado senso para os negócios (herdado da mãe), obstinação, personalidade forte e controladora, combinados com boas doses de arrogância.

Durante sua adolescência, a paixão de Lars pelo metal era tão intensa a ponto de ele pegar um avião dos Estados Unidos (para onde se mudou com a família aos 16 anos) até a Inglaterra com o intuito de conhecer os integrantes do Diamond Head. O grupo - juntamente com o Iron Maiden, Def Leppard e Saxon - fazia parte da então emergente cena do início dos anos 1980 apelidada de NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), que aliada à sujeira e velocidade do Motörhead e de referências punk e hardcore ajudaram a forjar o thrash metal. Novo estilo criado pelo Metallica, como o livro dá a entender.

Ouça primeira gravação do Metallica, registrada em 1982. Com Lloyd Grant, na guitarra solo; Ron McGovney, no baixo; Ulrich, bateria; Hetfield, voz e guitarra

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

James Hetfield era um cara frágil e desconfiado. Características causadas, provavelmente, devido à sua relação conturbada e pouco afetiva com seus pais, que eram cristãos fanáticos. A sua outrora insegurança e pouca habilidade vocal quase o impediu de ser o hoje carismático e afiadíssimo frontman da banda.

Apesar de suas mais de 400 páginas, a leitura de Metallica - A biografia é bastante fluida, agradável, rica em informações direta e ótima capacidade de contextualizar todos os períodos e cenários musicais nos quais a banda esteve inserida.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MetallicaMetallica
A música preferida dos fãs nos shows ao vivo

249 acessosMeshuggah: e se "Bleed" tivesse a bateria de "St. Anger"?313 acessosMetallica: vídeo profissional de "Creeping Death" em Miami0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

MetallicaMetallica
Lars Ulrich monta time de futebol fictício apenas com músicos

MetallicaMetallica
Se encontrar James Hetfield, não peça para bater uma foto

MetallicaMetallica
Ouça apenas o baixo de Cliff Burton em clássicos

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"0 acessosTodas as matérias sobre "U2"0 acessosTodas as matérias sobre "Diamond Head"0 acessosTodas as matérias sobre "Saxon"

SarcófagoSarcófago
Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais

Rolling StonesRolling Stones
A História Impopular; a mais completa bio em português

Contra-baixoContra-baixo
As melhores introduções do Heavy Metal

5000 acessosXia Vigor: garotinha de 7 anos incorpora Axl Rose em performance5000 acessosEm 25/09/1980: John Bonham, do Led Zeppelin, morre após intoxicação5000 acessosStoner Rock: Um guia básico para o estilo5000 acessosMetal Melódico é Heavy Metal?5000 acessosMúsica Fácil: 3 músicas fáceis que você toca errado na guitarra5000 acessosGóticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80

Sobre AD Luna

AD Luna nasceu em 1971, em Porto Alegre, mas foi criado no Recife. Mora desde 2002, em São Paulo. É baterista das bandas Monjolo (SP) e TheSurfMotherfuckers (MG), que não tem praticamente nada a ver com heavy metal! Luna é formado em Jornalismo pela UFPE e é repórter, apresentador e gerente de conteúdo do Showlivre.com - portal de TV Web especializado em música. Apesar de curtir praticamente todo tipo de música, AD mantém a admiração e uma dívida de gratidão com o metal, estilo com o qual aprendeu a gostar de música com mais profundidade e paixão.

Mais matérias de AD Luna no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online