Cangaço: confira prévia e detalhes do álbum de estreia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Pimentel, Fonte: Cangaço, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Após três anos em atividade, o grupo pernambucano Cangaço anuncia, orgulhosamente, o lançamento de seu álbum de estreia, "Rastros".

Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritosCinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal

Da esquerda para direita: Magno Lima e Rafael Cadena
Da esquerda para direita: Magno Lima e Rafael Cadena

Já conhecidos pela inesperada fusão do death metal com elementos da música típica nordestina, a banda pretende traduzir a evolução de sua proposta nas noves faixas - sendo três delas regravações - reunidas no debute que foi produzido, entre maio e junho deste ano, no estúdio pernambucano Bigorna.

"Foi um período de intenso autoconhecimento e experiência. Experiência esta que nos mostrou a necessidade da constante melhora e treinamento. Serviu também para concluirmos o ciclo com André Lira na bateria, que marcou sua presença no disco, com o coração, e decidiu que era hora de seguir outros caminhos na vida. Também enriquecemos o trabalho com as participações especiais de Rico Albino, nas flautas; Ivo Lage e Renato Corrêa, na percussão. Todos grandes talentos", pontua Magno Lima (baixista e vocalista).

- ARCABUZADO -

Composta pelo guitarrista Rafael Cadena, 'Arcabuzado' (morto pela arma de fogo arcabuz) é a primeira faixa do álbum disponilizada e, em sua letra, narra os últimos momentos do ilustre pernambucano Frei Caneca. Segundo a banda, além de resgatar a memória do ocorrido, a letra pretende mostrar injustiças cometidas pelo homem por simples falta de reflexão; no caso, a condenação de um homem (Frei Caneca) que ninguém no momento da execução, nem o próprio carrasco, desejava morto - morreu apenas por contrariar o que estava num papel. "Cada faixa do disco representa um rastro do que seria essa identidade do povo, um conceito que vai além da bandeira e da pátria", revela Rafael Cadena (guitarrista e vocalista).

Musicalmente, 'Arcabuzado' mostra o Cangaço inspirado em meio as melodias, aos acordes dissonantes e as estruturas atípicas - se comparadas a grande parte do que é criado, atualmente, no estilo. Os vocais alternados de Magno Lima e Rafael Cadena, também denunciam outra marcante característica do grupo recifense.

*A parte lírica da música, que pode ser lida via YouTube, conta com trechos de "O Auto do Frade" - do icônico poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto.

- CAPA -

Representada pelo boiadeiro, a figura vê uma réstia diferente espelhada na terra. A lâmpada simboliza a esperança em meio ao cenário noturno que o cerca. No geral, a arte representa a necessidade de querer ser o exemplo que se deseja ver. Assim como nos trabalhos anteriores, a capa de "Rastros" foi feita pela artista plástica pernambucana Alexandra Jarocki.

Como o título do álbum denuncia, a tradição - iniciada no EP "Positivo" (2011) - de utilizar o português para compor a parte lírica, continua. As letras seguem reflexivas, tal como o próprio nome do trabalho: "Rastros. A palavra pretende resgatar no povo aquilo que o consiste. Características não escritas e tão vividas por todos nós nas relações humanas, na sociedade e nos trabalhos. Identidade além do rótulo de nação", conta Magno.

Todavia, algumas músicas em inglês farão parte do repertório álbum. Entra essas, incluem-se, faixas já conhecidas - presentes nas primeiras demos - como 'Corpus Alienum', 'Devices of Astral' e 'Statu Variabilis'. "Pela importância que desempenharam no início do Cangaço, acreditamos que elas mereceram receber uma nova roupagem", justifica Rafael.

Através de "Rastros", o Cangaço pretende consolidar seu nome no cenário brasileiro. Além disso, a estreia é uma forma de honrar a recepção positiva do projeto que, mesmo no período das demos, conseguiu chamar atenção tanto nacionalmente quanto internacionalmente - rendendo, inclusive, uma histórica apresentação no festival alemão Wacken Open Air, em 2010.

"Como todo artista, temos o Dever de retratar aonde vivemos sem pensar em códigos de bom ou mau e certamente o fizemos nesse registro, pois foi feito, como sempre fizemos: de verdade no coração para ouvidos de verdade", declara Magno.

Atualmente, a banda é composta apenas por Magno Lima (vocais / baixo) e Rafael Cadena (guitarras / vocais); um novo baterista, que irá substituir André Lira, está para ser anunciado em breve.

"Rastros", trabalho de estreia do Cangaço, está sendo masterizado e tem sua data de lançamento prevista ainda para este ano. Enquanto o álbum não sai: ouça, comente e compartilhe a prévia lançada!

Para contatar a banda e ter outras informações, acesse:

http://www.facebook.com/pages/Canga%C3%A7o/183662371647877?ref=ts
http://www.myspace.com/cangacometal

cangacometal@gmail.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Cangaço"


Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritosSlash
Guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos

Cinema: 60 filmes pra quem ama Rock e MetalCinema
60 filmes pra quem ama Rock e Metal

Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estimaMotivação
10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima

Contra-baixo: as melhores introduções do Heavy MetalContra-baixo
As melhores introduções do Heavy Metal

Frances Bean Cobain: assustada com tatuagem de fãFrances Bean Cobain
Assustada com tatuagem de fã

Tatuagens: Homenagens a Ozzy Osbourne na pele dos fãsTatuagens
Homenagens a Ozzy Osbourne na pele dos fãs

Gwar: morre o vocalista Oderus Urungus aos 50 anosGwar
Morre o vocalista Oderus Urungus aos 50 anos


Sobre Thiago Pimentel

Tenta, desde meados de 2010, escrever textos que abordem as vertentes da mais peculiar - em seu ponto de vista - manifestação artística do ser humano, a música. Para tal, criou o blog Hangover-Music e contribui no Whiplash.Net. Além disso, é estudante de jornalismo, guitarrista e acredita que se algum dia o Deus metal existira, ele morreu em 13/12/2001.

Mais matérias de Thiago Pimentel no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336