Tá me ouvindo?: A tecnologia de áudio do século XIX
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 10 de agosto de 2012
A revista Scientific American desse mês traz um belo artigo detalhando a tecnologia de áudio de muito tempo atrás. Falando de válvulas, fonógrafos e até uma mais recente ‘braço leitor de discos giratórios’, o artigo é uma bela pedida para os interessados. O que segue abaixo é a tradução de um trecho:
[...] "No começo do século XIX, Jean-Baptiste Bio tinha conduzido experimentos com o modo pelo qual o som viaja através de longos tubos, usando o encanamento da rede sanitária de Paris, e descobriu que as manilhas serviam para manter uma conversa a níveis inteligíveis até mais de 900 metros, comparados a como essas mesmas conversas se comportavam quando viajando em espaços abertos. Aumentando o diâmetro desses canos, entretanto, causava uma queda correspondente na inteligibilidade.
Então Elliott teve que ter alto respaldo científico para se basear quando conduzira suas próprias medições do sistema de conversa via tubos em sua residência na cidade inglesa de Cambridge, parte de um sistema elétrico usado para dar ordens aos empregados.
Cada ponta do tubo – uma perto do forno da cozinha, a outra no corredor do segundo andar – é coberta por uma válvula com um apito. Se alguém quisesse se comunicar, ele ou ela abriria a válvula e sopraria pelo tubo, produzindo um som que parecia uma chaleira apitando. Daí alguém que estivesse do outro lado saberia que deveria abrir sua válvula também, e as duas partes poderiam ter uma conversa através do tubo. Ah, e as duas extremidades tinham aberturas em forma de cone para ouvir melhor a outra parte. Afinal, tratava-se de uma guia de ondas, que nesse caso guia ondas sonoras. "[...]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Scott Ian conta como foi o dia que Dave mustaine foi demitido do Metallica
Chris Cornell e o fantástico álbum do Pink Floyd que mexeu profundamente com ele
Em 1995, o cabeludo batera Regis Tadeu explicava o som de sua banda Jacqueline


Bandcamp decide proibir todo tipo de música feita por IA da sua plataforma
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A defasagem do mercado do metal brasileiro, segundo produtor que mora nos EUA
Atenção músicos: vocês estão f-u-d-i-d-o-s
Vinil: comprar toca-discos com USB para converter LP é estupidez



