Tá me ouvindo?: A tecnologia de áudio do século XIX
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 10 de agosto de 2012
A revista Scientific American desse mês traz um belo artigo detalhando a tecnologia de áudio de muito tempo atrás. Falando de válvulas, fonógrafos e até uma mais recente ‘braço leitor de discos giratórios’, o artigo é uma bela pedida para os interessados. O que segue abaixo é a tradução de um trecho:
[...] "No começo do século XIX, Jean-Baptiste Bio tinha conduzido experimentos com o modo pelo qual o som viaja através de longos tubos, usando o encanamento da rede sanitária de Paris, e descobriu que as manilhas serviam para manter uma conversa a níveis inteligíveis até mais de 900 metros, comparados a como essas mesmas conversas se comportavam quando viajando em espaços abertos. Aumentando o diâmetro desses canos, entretanto, causava uma queda correspondente na inteligibilidade.

Então Elliott teve que ter alto respaldo científico para se basear quando conduzira suas próprias medições do sistema de conversa via tubos em sua residência na cidade inglesa de Cambridge, parte de um sistema elétrico usado para dar ordens aos empregados.
Cada ponta do tubo – uma perto do forno da cozinha, a outra no corredor do segundo andar – é coberta por uma válvula com um apito. Se alguém quisesse se comunicar, ele ou ela abriria a válvula e sopraria pelo tubo, produzindo um som que parecia uma chaleira apitando. Daí alguém que estivesse do outro lado saberia que deveria abrir sua válvula também, e as duas partes poderiam ter uma conversa através do tubo. Ah, e as duas extremidades tinham aberturas em forma de cone para ouvir melhor a outra parte. Afinal, tratava-se de uma guia de ondas, que nesse caso guia ondas sonoras. "[...]

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
O momento em que Axl Rose perdeu o respeito por um astro do rock: "Ficou enojado"
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
A banda lendária que Keith Richards odeia: "Faz jus ao próprio nome, nunca decolou"
Fernanda Lira exibe foto feita há 15 anos junto com Lemmy, do Motorhead
O clássico dos Titãs que rádios preferiam pagar multa da censura do que deixar de tocar

"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Como a nova era dos festivais está sufocando os shows menores
Depois de mais de quarenta anos, vendas de discos de vinil nos EUA superam US$ 1 bilhão
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
A Música É O Que Importa: e mais 16 mentiras em que músicos creem


