Pirate Bay: prisão não teria ligação com o site de torrents
Por Caio Augusto
Fonte: Torrentfreak.com
Postado em 09 de setembro de 2012
Há alguns dias a Polícia prendeu Gottfrid Svartholm, o co-fundador do Pirate Bay que estava no Camboja. Inicialmente pouco foi divulgado sobre as razões para a prisão, mas depois de alguns dias, as autoridades confirmaram que a Suécia foi a força motriz por trás das ações. De acordo com um porta-voz da polícia cambojana, a detenção do Svartholm estaria ligado a alegados crimes cibernéticos.
"Sua prisão foi feita a pedido do governo sueco por um crime relacionado à tecnologia da informação", disse ele.
Após esta declaração foi assumido que "tecnologia da informação" se refere ao envolvimento do Svartholm com o The Pirate Bay. No entanto, várias fontes agora apontam que a prisão de Svartholm está relacionada com uma operação de hacking que ocorreu em 2010. O alvo foi a empresa sueca IT company, que fornece serviços para a administração fiscal do país. No início daquele ano dados fiscais de 9 mil suecos foram ilegalmente disponibilizados online.
Nos meses que se seguiram dois cidadãos suecos de 30 anos foram presos em conexão com o vazamento. Um dos suspeitos em questão era um membro da Piratbyrån, o grupo que foi desmantelado há dois anos e que fundou o The Pirate Bay em 2003.
Svartholm seria o terceiro suspeito de participação no vazamento ilegal, tendo sido detido numa operação que foi descrita pelo Ministério Público Internacional como "uma sensível e grande investigação".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps