Ativismo e reflexão no Metal: Manifesto Guarani-Kaiowa
Por R. Pereira
Fonte: Manifesto Guarani-Kaiowa
Postado em 03 de novembro de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em outubro de 2012, 4 amigos - 3 músicos e 1 escritora - indignados em relação a realidade das comunidades indígenas no Brasil, se juntam para realizar o que chamaram de: "Manifesto Guarani-Kaiowa".
Violão: Attílio Negri (Command6)
Violão: Marina Takahashi (ex-Tiger Cult, Dominatrix)
Percussão: Pitchu Ferraz (Hellsakura, Dominatrix)
Texto: Linda N.M. Mulero
Manifesto
Em outubro de 2012 a Justiça Federal de Navirai/MS tomou uma decisão desfavorável aos membros da comunidade Guarani-Kaiowá que ocupam um território as margens do rio Hovy. O grupo escreveu uma carta em resposta a essa decisão que teve uma repercussão polêmica. Eles solicitam ao Governo e Justiça Federal que ao invés de executar a suposta ordem de despejo, decrete morte coletiva e enterrem-nos onde estão.
A mídia está divulgando que ocorrerá um suicídio coletivo, no entanto, após leituras exaustivas da carta não é possível encontrar qualquer menção a suicídio. O que está dito é que não sairão do território e que acreditam que isso resultará em mortes. Ainda que a mídia não tivesse feito uma abordagem equivocada, a decisão dos Guarani-Kaiowá e seus argumentos seriam recebidos de forma controversa, uma vez que "O significado de territorialidade para as sociedades indígenas não é o mesmo que para as populações nacionais que as rodeiam." "Para as sociedades indígenas a terra é muito mais do que simples meio de subsistência. Ela representa o suporte da vida social e está diretamente ligada ao sistema de crenças e conhecimento. Não é apenas um recurso natural mas -- e tão importante quanto este -- um recurso sociocultural." (Ramos, Alcida Rita - Sociedades Indígenas)
Em um primeiro momento parecia não haver dúvida de que a decisão da Justiça Federal de Navirai/MS tratava-se de ordem de reintegração de posse, isto é o grupo Guarani-Kaiowá teria de desocupar a área. Após alguns dias, a Justiça do Mato Grosso do Sul alegou que a ordem é de manutenção de posse, portanto, apesar de o fazendeiro ter a posse legal da terra, o grupo não precisaria sair da área até que fosse provado a quem o território pertence efetivamente.
A situação desse grupo Guarani-Kaiowá nos parece uma representação da situação dos indígenas no Brasil: obscura, incerta e preocupante. Independente de o grupo Guarani-Kaiowá estar certo ou errado e da Justica Federal de Navaraí/MS ter tomado uma decisão justa ou injusta, não há como negar a importância desse episódio. Embora ainda não saibamos qual será o desfecho dessa questão, ela foi de suma importância, pois conseguiu propor uma reflexão -- ainda que superficial -- a respeito dos problemas enfrentados pelos índios do Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Milhões: Os eventos com maior público da história da música
System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico
Paulo Ricardo lembra os dois primeiros nomes do RPM: "Decidimos usar esse número antes"

O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
A única banda de Rock brasileira que supera o Ira!, de acordo com Nasi
Ozzy Osbourne: "Eu detesto a expressão Heavy Metal!"
A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
Avenged Sevenfold: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba



