Ativismo e reflexão no Metal: Manifesto Guarani-Kaiowa

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por R. Pereira, Fonte: Manifesto Guarani-Kaiowa, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 03/11/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


5000 acessosSeparados no nascimento: Bruce Dickinson e Leopoldo Pacheco5000 acessosOs dez maiores picaretas da música internacional

Em outubro de 2012, 4 amigos - 3 músicos e 1 escritora - indignados em relação a realidade das comunidades indígenas no Brasil, se juntam para realizar o que chamaram de: "Manifesto Guarani-Kaiowa".

Violão: Attílio Negri (Command6)
Violão: Marina Takahashi (ex-Tiger Cult, Dominatrix)
Percussão: Pitchu Ferraz (Hellsakura, Dominatrix)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Texto: Linda N.M. Mulero

Manifesto

Em outubro de 2012 a Justiça Federal de Navirai/MS tomou uma decisão desfavorável aos membros da comunidade Guarani-Kaiowá que ocupam um território as margens do rio Hovy. O grupo escreveu uma carta em resposta a essa decisão que teve uma repercussão polêmica. Eles solicitam ao Governo e Justiça Federal que ao invés de executar a suposta ordem de despejo, decrete morte coletiva e enterrem-nos onde estão.

A mídia está divulgando que ocorrerá um suicídio coletivo, no entanto, após leituras exaustivas da carta não é possível encontrar qualquer menção a suicídio. O que está dito é que não sairão do território e que acreditam que isso resultará em mortes. Ainda que a mídia não tivesse feito uma abordagem equivocada, a decisão dos Guarani-Kaiowá e seus argumentos seriam recebidos de forma controversa, uma vez que "O significado de territorialidade para as sociedades indígenas não é o mesmo que para as populações nacionais que as rodeiam." "Para as sociedades indígenas a terra é muito mais do que simples meio de subsistência. Ela representa o suporte da vida social e está diretamente ligada ao sistema de crenças e conhecimento. Não é apenas um recurso natural mas -- e tão importante quanto este -- um recurso sociocultural." (Ramos, Alcida Rita - Sociedades Indígenas)

Em um primeiro momento parecia não haver dúvida de que a decisão da Justiça Federal de Navirai/MS tratava-se de ordem de reintegração de posse, isto é o grupo Guarani-Kaiowá teria de desocupar a área. Após alguns dias, a Justiça do Mato Grosso do Sul alegou que a ordem é de manutenção de posse, portanto, apesar de o fazendeiro ter a posse legal da terra, o grupo não precisaria sair da área até que fosse provado a quem o território pertence efetivamente.

A situação desse grupo Guarani-Kaiowá nos parece uma representação da situação dos indígenas no Brasil: obscura, incerta e preocupante. Independente de o grupo Guarani-Kaiowá estar certo ou errado e da Justica Federal de Navaraí/MS ter tomado uma decisão justa ou injusta, não há como negar a importância desse episódio. Embora ainda não saibamos qual será o desfecho dessa questão, ela foi de suma importância, pois conseguiu propor uma reflexão -- ainda que superficial -- a respeito dos problemas enfrentados pelos índios do Brasil.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Command6"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Command6"0 acessosTodas as matérias sobre "Tiger Cult"0 acessosTodas as matérias sobre "Dominatrix"0 acessosTodas as matérias sobre "Hellsakura"

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Bruce Dickinson e Leopoldo Pacheco

HumorHumor
Os dez maiores picaretas da música internacional

Frances BeanFrances Bean
Filha de Kurt Cobain assustada com tatuagem de fã

5000 acessosQuais são os rockstars mais chatos do mundo?5000 acessosSílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa5000 acessosAC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon Scott5000 acessosMegadeth: "Eu amo você não importa o quão babaca você seja"5000 acessosDimmu Borgir: "Somos uma banda satânica"5000 acessosSepultura: drum cam de Igor Cavalera tocando "Territory"

Sobre R. Pereira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online