Confira filmagem de 1995 que mostra Sepultura com tribo Xavante
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 25 de março de 2013
Uma filmagem do SEPULTURA gravando com os Xavantes, uma tribo indígena do Mato Grosso, em novembro de 1995 pode ser vista abaixo.
O álbum de 1996, "Roots", trazia a música "Itsari" (Roots, ou raízes, na língua Xavante), que foi gravada durante a estadia da banda com a tribo, como parte de uma cerimônia de cura. Um pequeno número de Xavantes inclusive viajaram para São Paulo, para participar do concerto "Barulho Contra a Fome", de 1998, que marcou o início da turnê do grupo para seu próximo álbum, "Against" (como foi documentado pelo "Choke).
Quando perguntado sobre esta colaboração com a tribo, o baterista do SEPULTURA, Igor Cavalera, disse em uma entrevista de 1996: "Após o trabalho com os ‘Kaiowas’ no ‘Chaos AD’, nós pensamos que a única coisa que poderia ser melhor que isso, seria realmente gravar algo fora de controle com eles."
"Todos temos ancestrais – ancestrais indígenas do Brasil. Todos no SEPULTURA, exceto Andreas [Kisser, Guitarrista], que tem uma herança totalmente europeia, visto que sua família veio para o Brasil após a guerra. Eu, Max [então vocalista do grupo] e Paulo [baixista], metade de nosso familiares são nativos do Brasil, então é algo realmente especial para nós colocar isto no álbum e ser parte disto."
"Toda a viagem foi algo que nós pensávamos ser impossível. Com sorte nós falamos com as pessoas certas, e nós não precisamos ter que passar pelo governo do Brasil para que isto fosse feito. Nós fomos diretamente à pessoa que representa a tribo. Isso foi incrível. Foi somente sobre a música. O assunto principal foi a música."
"A maioria das pessoas brancas que iam lá estavam estudando ou fazendo pesquisa sobre a tribo, então eles não tinham relações com eles... então conosco, eles estavam realmente feliz de nos ter lá, porque nós não os tratávamos como aberrações... Foi somente música. A troca, sabe. Nós não tínhamos compromisso com eles, o que para nós, era realmente importante. Não era como o STING, que vai à tribo e depois tenta fazer algo pela tribo, para salvar a tribo. Nada assim. Nós chegamos lá sem compromisso, só queríamos tocar nossa música e foi isso."
Sobre como o SEPULTURA escolheu a tribo XAVANTE para colabora, Igor disse: "Eu acho que o principal foi que nós não teríamos que falar com eles através do governo. O fato de nós termos escolhido os Xavantes, foi porque era a nossa palavra e as palavras deles. Não tinha merda envolvida."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Masterplan confirma data de lançamento do novo álbum, "Metalmorphosis"
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Thrash Metal; como surgiu a música do Anthrax que serviu para batizar o gênero

10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
O disco do Motörhead que Max Cavalera acha extremamente subestimado
O motivo do desentendimento de Silas Fernandes com Andreas Kisser, segundo Silas
O grande problema dos australianos, brasileiros e ingleses, segundo ex-roadie do Sepultura
O primeiro encontro de Max Cavalera com Lemmy Kilmister - que não foi dos mais amigáveis
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
A música do Motörhead que marcou Derrick Green, vocalista do Sepultura
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O disco clássico do Sepultura que fez Foo Fighters perder 50 mil dólares


