Confira filmagem de 1995 que mostra Sepultura com tribo Xavante
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 25 de março de 2013
Uma filmagem do SEPULTURA gravando com os Xavantes, uma tribo indígena do Mato Grosso, em novembro de 1995 pode ser vista abaixo.
O álbum de 1996, "Roots", trazia a música "Itsari" (Roots, ou raízes, na língua Xavante), que foi gravada durante a estadia da banda com a tribo, como parte de uma cerimônia de cura. Um pequeno número de Xavantes inclusive viajaram para São Paulo, para participar do concerto "Barulho Contra a Fome", de 1998, que marcou o início da turnê do grupo para seu próximo álbum, "Against" (como foi documentado pelo "Choke).
Quando perguntado sobre esta colaboração com a tribo, o baterista do SEPULTURA, Igor Cavalera, disse em uma entrevista de 1996: "Após o trabalho com os ‘Kaiowas’ no ‘Chaos AD’, nós pensamos que a única coisa que poderia ser melhor que isso, seria realmente gravar algo fora de controle com eles."
"Todos temos ancestrais – ancestrais indígenas do Brasil. Todos no SEPULTURA, exceto Andreas [Kisser, Guitarrista], que tem uma herança totalmente europeia, visto que sua família veio para o Brasil após a guerra. Eu, Max [então vocalista do grupo] e Paulo [baixista], metade de nosso familiares são nativos do Brasil, então é algo realmente especial para nós colocar isto no álbum e ser parte disto."
"Toda a viagem foi algo que nós pensávamos ser impossível. Com sorte nós falamos com as pessoas certas, e nós não precisamos ter que passar pelo governo do Brasil para que isto fosse feito. Nós fomos diretamente à pessoa que representa a tribo. Isso foi incrível. Foi somente sobre a música. O assunto principal foi a música."
"A maioria das pessoas brancas que iam lá estavam estudando ou fazendo pesquisa sobre a tribo, então eles não tinham relações com eles... então conosco, eles estavam realmente feliz de nos ter lá, porque nós não os tratávamos como aberrações... Foi somente música. A troca, sabe. Nós não tínhamos compromisso com eles, o que para nós, era realmente importante. Não era como o STING, que vai à tribo e depois tenta fazer algo pela tribo, para salvar a tribo. Nada assim. Nós chegamos lá sem compromisso, só queríamos tocar nossa música e foi isso."
Sobre como o SEPULTURA escolheu a tribo XAVANTE para colabora, Igor disse: "Eu acho que o principal foi que nós não teríamos que falar com eles através do governo. O fato de nós termos escolhido os Xavantes, foi porque era a nossa palavra e as palavras deles. Não tinha merda envolvida."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins


Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A mensagem passada pelo Sepultura em "Roots", de acordo com Max Cavalera
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
A curiosa história de um deputado de SP - "Virei político pra liberar show do Sepultura"
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O motivo do término do Sepultura e por que eles precisam disso, segundo Jairo Guedz
O hit do Metal nacional que é uma declaração contra o fascismo


