Confira filmagem de 1995 que mostra Sepultura com tribo Xavante
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 25 de março de 2013
Uma filmagem do SEPULTURA gravando com os Xavantes, uma tribo indígena do Mato Grosso, em novembro de 1995 pode ser vista abaixo.
O álbum de 1996, "Roots", trazia a música "Itsari" (Roots, ou raízes, na língua Xavante), que foi gravada durante a estadia da banda com a tribo, como parte de uma cerimônia de cura. Um pequeno número de Xavantes inclusive viajaram para São Paulo, para participar do concerto "Barulho Contra a Fome", de 1998, que marcou o início da turnê do grupo para seu próximo álbum, "Against" (como foi documentado pelo "Choke).
Quando perguntado sobre esta colaboração com a tribo, o baterista do SEPULTURA, Igor Cavalera, disse em uma entrevista de 1996: "Após o trabalho com os ‘Kaiowas’ no ‘Chaos AD’, nós pensamos que a única coisa que poderia ser melhor que isso, seria realmente gravar algo fora de controle com eles."
"Todos temos ancestrais – ancestrais indígenas do Brasil. Todos no SEPULTURA, exceto Andreas [Kisser, Guitarrista], que tem uma herança totalmente europeia, visto que sua família veio para o Brasil após a guerra. Eu, Max [então vocalista do grupo] e Paulo [baixista], metade de nosso familiares são nativos do Brasil, então é algo realmente especial para nós colocar isto no álbum e ser parte disto."
"Toda a viagem foi algo que nós pensávamos ser impossível. Com sorte nós falamos com as pessoas certas, e nós não precisamos ter que passar pelo governo do Brasil para que isto fosse feito. Nós fomos diretamente à pessoa que representa a tribo. Isso foi incrível. Foi somente sobre a música. O assunto principal foi a música."
"A maioria das pessoas brancas que iam lá estavam estudando ou fazendo pesquisa sobre a tribo, então eles não tinham relações com eles... então conosco, eles estavam realmente feliz de nos ter lá, porque nós não os tratávamos como aberrações... Foi somente música. A troca, sabe. Nós não tínhamos compromisso com eles, o que para nós, era realmente importante. Não era como o STING, que vai à tribo e depois tenta fazer algo pela tribo, para salvar a tribo. Nada assim. Nós chegamos lá sem compromisso, só queríamos tocar nossa música e foi isso."
Sobre como o SEPULTURA escolheu a tribo XAVANTE para colabora, Igor disse: "Eu acho que o principal foi que nós não teríamos que falar com eles através do governo. O fato de nós termos escolhido os Xavantes, foi porque era a nossa palavra e as palavras deles. Não tinha merda envolvida."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Metaleiros fazem Mosh na baleia da Faria Lima ao som de Gojira
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal

Sepultura lança "The Cloud of Unknowing", último EP de sua carreira
Derrick Green posta foto pra lá de aleatória, em que aparece ao lado de Felipe Dylon
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Mike Portnoy comemora o Rush seguir em frente, na contramão de bandas como Slayer e Sepultura
Por que Max Cavalera trabalha em tantos projetos, segundo ele mesmo
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
A crise no Sepultura repete os clichês de tretas da história do rock and roll
O que impediu o Ratos de Porão de ser tão grande quanto o Sepultura, conforme João Gordo


