"É difícil manter uma banda por muito tempo", diz Kiko Loureiro, guitarrista do Angra
Por Luiz Urbano Jr.
Fonte: Rolling Stone
Postado em 13 de abril de 2013
Em entrevista à revista Rolling Stone, o guitarrista Kiko Loureiro, um dos fundadores da banda falou da trajetória da banda nesses últimos 20 anos.
Depois de 20 anos de carreira, turnês no exterior e trocas de integrantes. É impossível lutar contra o inevitável. Talvez justamente por isso, a última despedida da banda, a saída de Edu Falaschi, oficializada em maio de 2012, tenha sido tão suave. "Já sabíamos disso um ano antes de ele anunciar", contou o músico. "Eu cheguei e falei com ele e colocamos uma data para ele decidir. Mas deixamos que ele fizesse o anúncio, para não ter mal entendidos."
O Angra, que esteve em baixa após a saída de Edu Falaschi, se reergueu com o convite para tocar no cruzeiro 70.000 Tons of Metal, e convidaram Fabio Lione, voz de bandas como Rhapsody of Fire, Vision Divine, Ayreon, Labyrinth para assumir os vocais. "Acho que os fãs do Angra gostam também das bandas dele e gostariam de vê-lo cantando as nossas músicas", diz ele.
Kiko, hoje aos 40 anos, sabe que não precisa apressar as coisas. A escolha do novo vocalista, por exemplo, está sendo levada pela banda aos poucos. Eles planejam transformar o processo seletivo em uma espécie de reality show. "Mas não é nada de Big Brother Brasil", avisa o músico. A ideia é mostrar os bastidores que envolvem a escolha da nova voz do Angra, não apenas a performance do cantor ao microfone, mas toda a sua personalidade. "O fã vai querer uma voz boa, mas nós queremos mostrar a personalidade deles, porque somos nós que teremos que conviver com o cara por 24 horas por dia", disse Kiko. "Já temos uma produtora, mas estamos analisando qual é a melhor forma de publicar isso, se é em um canal menor ou no próprio YouTube", explica.
Em 2013, o Angra comemora os 20 anos de lançamento de Angels Cry. A banda pensou em chamar André Matos para uma turnê de comemoração, mas Kiko diz que André não retornou as ligações "Não nos falávamos há muito tempo", conta. "Mas ele não quis sequer tomar um café ou uma cerveja. Então, pensamos que não valia a pena seguir com o projeto."
Kiko Loureiro é educado e não se altera com o comentário. "É a opinião dele, né?", diz. "Acho que todo mundo deve ter o dilema pessoal de continuar tocando ou procurar outra coisa para fazer da vida. Hoje em dia, nós damos uns tempos. Não encerramos a banda, mas fazemos isso, entende? Morei no exterior no ano passado, tive uma filha, a gente hoje tem outra dinâmica de vida."
O tempo segue em ritmo diferente para a banda hoje, que aprendeu com separações e recomeços. Sempre ao lado do outro guitarrista da banda, Rafael, com quem Loureiro toca desde os 17 anos, ele segue com o Angra na velocidade deles. "Damos uma hibernada e, de repente saímos em turnê, fazemos um disco", conta. "É difícil manter uma banda por muito tempo."
Veja a matéria completa no link abaixo:
http://rollingstone.com.br/noticia/e-dificil-manter-uma-banda-por-muito-tempo-diz-kiko-loureiro-guitarrista-e-fundador-do-angra/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Supertramp: A bizarra coincidência entre o 11 de setembro e o álbum de 1979 da banda
O motivo que levou John Lennon a odiar grande hit de seu ídolo do rock Elvis Presley
As regras da NWOBHM
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
A opinião de Rafael Bittencourt sobre o Whiplash.Net: "Estive lá de várias maneiras"
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Como político Arthur do Val aprendeu a tocar "Rebirth", do Angra, segundo o próprio
"O Angra foi formado com escolhas estéticas, não tinha mocorongo ali", diz Regis Tadeu
A sensata visão de Marcelo Barbosa sobre a crise entre Edu Falaschi e o Angra



