Jason Newsted afirma que salvou o Metallica duas vezes
Por Fernando Portelada
Fonte: blabbermouth
Postado em 03 de junho de 2013
O Muzikus.cz, da República Tcheca, conduziu em junho de 2013 uma entrevista com o ex-baixista do METALLICA, VOVOID, FLOTSAM AND JETSAM, e atualmente frontman do NEWSTED, Jason Newsted. Alguns trechos estão disponíveis abaixo.
Falando sobre sua decisão de deixar o METALLICA em 2001, Jason disse: "Eu não sei se isto é egoísmo e qualquer um poderia aguentar tudo que eles queriam, ou talvez seja atrevimento, mas eu salvei o METALLICA em 1986, sendo a escolha correta [para substituir o falecido baixista Cliff Burton] e conseguindo aturar toda a merda dos outros caras da banda... e aturar as coisas boas também. E eu também os salvei 12 anos depois ao sair da banda e deixá-los continuar com o que eles queriam fazer."
"Eu não conseguia mais estar em sintonia com eles, todos passavam muito tempo longe da banda. Nós não ligávamos mais nossas caixas por meses e meses na época que tomei aquela decisão e pedi uma reunião para falar com eles. Havia tanta distração para realmente tocarmos nosso metal que eu não podia mais aguentar. Eu estava ocupado com meu outro projeto – eu já havia começado as gravações. Eu estava progredindo com o projeto para fazer um lançamento mundial, porque eles não passavam tempo algum tocando música."
Ele continua: "É ótimo passar um tempo com sua família e é ótimo fazer todas estas coisas, mas o METALLICA ainda tem que ser a porra da prioridade, e sempre foi a prioridade para mim. Eu acho que com o passar do tempo, isto não se tornou prioridade para eles. Sempre foi para mim, e minha banda ainda é neste momento minha prioridade – ainda que eu tenha outras coisas acontecendo, ainda é o que eu boto na frente. E todos ao meu redor, qualquer um em meu círculo, como minha esposa, qualquer um, sabe o que vem primeiro. Eu sempre pus o METALLICA na frente. Quando aqueles caras pararam de colocar a banda em primeiro lugar, isto mudou as coisas para mim. Eles não conseguiam passar muito tempo tocando e se lembrar do motivo de tudo aquilo."
"Quando tocávamos alto juntos, aquilo transcendia tudo – o resto do mundo sumia, todos os problemas, toda aquela merda. Quando estávamos no máximo, nada existia, exceto nosso poder."
"Em agosto de 2000, quando paramos de tocar ao vivo, James [Hetfield], havia se machucado – ele não conseguia ser o mesmo músico, ele tinha que usar sua guitarra de forma diferente, ele não podia ficar no microfone da mesma forma, foi uma abordagem diferente. Ele não passava tanto tempo com a música por motivos de sua própria vida, e eu entendo isso – não tenho nada contra isso, mas se você está comprometido a ter esta coisa, esta coisa gigantesca que você trabalhou tanto para ser sua prioridade, se de repente outras coisas são mais importantes que isto, eu não posso mais fazê-lo. Tem que ser prioridade o tempo inteiro, e era assim para mim, mas não era pra eles. Ultimamente, naquele ponto de nossas carreiras, eu tinha que dar um passo para trás, porque eu tinha coisas para fazer, eu tinha música para tocar e dividir com as pessoas, e eles tinham uma visão diferente de como queriam fazer as coisas naquele momento."
"James estava em um problema muito sério e emocional [abuso de álcool] e eu sabia disso. Eu tinha que sair de lá, e quando eu sai, eu acredito que foi o estopim para que eles entendessem que tinham problemas, porque eu sempre fui seu companheiro de camarim. Kirk [Hammet] e Lars [Ulrich] dividiam um e James e Jason dividiam outro – por anos. Nós fomos irmãos, nós pensávamos parecido. Nós gostávamos de carros, armas, gostávamos de ficar ao ar livre, de montanhas. Pensávamos parecido. Éramos irmãos. Irmãos com um laço forte, simples assim. Quero dizer, minha família acolheu James como um membro da família. Minha mãe enviava... Minha mãe provavelmente ainda envia cartões em seu aniversário. Nós éramos muito próximos. Então quando estas coisas se desenvolvem e você não tem mais o mesmo comprometimento, seja mal interpretado ou não, mas o comprometimento não era o mesmo do passado e eu não sentia mais que fosse certo. Eu estava também bem fodido em algumas substâncias naquele tempo. Ninguém estava com a cabeça no lugar."
"Você deve pegar algo que Lars disse um tempo atrás, nós não tivemos tempo de prestar atenção à estabilidade mental dos membros da banda como indivíduos. Após tanto trabalho duro, e ficarmos fora de casa por 10 anos, trabalhando e trabalhando e trabalhando para sermos a maior banda de todos os tempos, nós nos esquecemos de todo o resto. E isto nos tornou instáveis. Se você sentar e prestar atenção nos problemas mentais das pessoas... Eu era viciado em analgésicos e James estava bêbado o tempo inteiro. Era uma bagunça. Se nós prestássemos atenção como pessoas ao invés de trazer alguém de fora, então nós poderíamos ter conseguido, mas pelo que aconteceu, com os agentes trazendo alguém de fora e tentando concertar tudo, e toda esta merda, eu não seria mais parte daquilo."
Comente: Qual a sua opinião sobre a passagem de Jason Newsted pelo Metallica?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"


Dave Mustaine quer turnê Metallica + Megadeth; "isso faria tudo ficar bem"
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Dez álbuns de Heavy Metal que criaram subgêneros quando foram lançados
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante


