Joy Division: Hook quer adquirir fitas master encontradas no lixo
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 29 de agosto de 2013
PETER HOOK disse que quer apoderar-se das fitas contendo sobras de estúdio e masters originais do JOY DIVISION que estão sendo vendidos por um ex-assistente de estúdio de modo a lançá-las oficialmente.
Tal como divulgado antes, cópias originais de gravações dos primórdios tanto do JOY DIVISION como do NEW ORDER encontradas no lixo e agora à venda por JULIA ADAMSON, que fora assistente do produtor MARTIN HANNETT.
Adamson descobriu as fitas master originais de álbuns como ‘Unknown Pleasures’ do Joy Division, assim como músicas do New Order, The Psychedelic Furs, Magazine e muitos outros anos atrás, mas agora está vendendo as cópias físicas depois de ter digitalizado-as em 2008.
Contudo, Hook está disposto a por as mãos nas fitas e planeja lançar as gravações para os fãs caso ele retome sua posse. Falando com o site Pitchfork, ele disse, "eu tenho tentado adquirir as sobras de Martin Hannett. Já angariamos uma pilha de fitas de Martin Hannett, e essas são as próximas da coleção dele. A Warner relançou muita coisa do Joy Division, mas é sempre a mesma coisa sempre. Seria legal lançar algo que os fãs amassem e dessem valor. Com esperança, essas fitas nos permitirão fazer algo diferente."
Contudo, o precário estado da relação de Hook com seus antigos colegas do Joy Division e do New Order está travando o processo. "Eu estou contestando o direito deles sobre a marca", diz Hook. "Então tudo a ver com o Joy Division está parado enquanto isso é resolvido. Há tantas fitas do Joy Division com Martin Hannett pirateadas, piratas muito ruins na internet."
Hook também compartilhou seu sentimento ao ver as fitas pela primeira vez, comparando-as com antigas cartas de amor. "Naquelas caixas, quase tudo tem minha caligrafia. Eu estava no estúdio, e eu costumava etiquetar as caixas para Martin. É estranho, é como achar um antigo diário enfiado em um armarinho. Eu peguei algumas fitas antigas recentemente que tinham a caligrafia de Bernard nelas. É sempre algo estranho. Enquanto sua relação pode ter azedado ao longo dos anos, é meio que como achar uma antiga carta de amor."
Adamson havia oferecido as fitas anteriormente para os artistas e suas gravadoras. Ela gostaria que um colecionador as pegasse, depois de ter conversado com Peter Hook, a quem ela descreve como "um cara não lá muito alegre".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Richie Blackmore responde; qual a canção definitiva do Rainbow?
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O clássico dos Titãs que Nando Reis confessa que queria ter composto: "Considero uma joia"
Quando Nick Mason e Stewart Copeland escolheram juntos o melhor baterista de todos os tempos
Os motivos que levam pessoas como Kurt Cobain a ir para as drogas, segundo Renato Russo
Guitarrista do Arch Enemy diz que formação internacional é "pior ideia da história"


A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
A segunda banda mais influente do século 20, segundo Billy Corgan
Champions League do Rock: bandas de Manchester e Londres, cidades dos clubes finalistas



