Criokar: thrash metal cearense com qualidade e experiência
Por Leonardo M. Brauna
Fonte: Criokar
Postado em 26 de agosto de 2013
São quase vinte anos de história. Mais precisamente em outubro de 1994 o CRIOKAR surgiu numa safra em que se começava a colher bons frutos do Thrash Metal em Fortaleza. Dois membros principais, Cleiton Martins (guitarra, Vocal) e Paulo Ricardo (Baixo) resolveram dar o pontapé inicial nesta que é uma das bandas mais tradicionais de sua região. A bateria contava com Adriano Bandeira, porém essa formação durou tempo bastante apenas para o lançamento de sua primeira demo, ‘Revolt’. O tempo ia passando até que Adriano se despede da banda para cuidar de assuntos particulares. "Em 1998 Adriano teve alguns problemas pessoais que o impulsionou a abandonar seu interesse pela música", conta Cleiton em entrevista para o Blog ‘Metal Fuel’.
No ano seguinte o baterista Clerton Holanda (ex-Cerbeus) assume o posto e em 2001 a banda solta o promo CD ‘A Máquina’. Como o título sugere, as letras vieram em português, diferente de seu primeiro lançamento que foi gravado na língua inglesa. Foram mais três anos de apresentações intensificando a empolgação da galera, o baterista deu sangue novo à banda que ficou com som mais ‘destruidor’ e alavancou muitos shows tanto dentro como fora da sua cidade, chegando a participar de eventos promovidos pela ACR (Associação cultural Cearense do Rock) como ‘Brasil 500 anos’ e ‘ForCaos’. Até que em 2004 Clerton, que Já estava tocando na ‘Clamus’, para conciliar família, trabalho formal e ainda estudos da faculdade resolveu sair.
A falta de alguém competente, ou mesmo entrosado que pudesse substituir Clerton, levou o encerramento da banda logo após a sua saída. Paulo continuou com alguns projetos, Cleiton Passou a integrar as bandas ‘Insanity’ e ‘Zôia’, mas depois teve que viajar para Europa. Retornando ao Brasil em 2008, o vocalista novamente reagrupa a banda com o seu parceiro, Paulo e, chamaram para completar o time, Alan Rogério (ex-Atroz). A coisa parecia ter entrado nos trilhos, porém por motivos pessoais Alan também tirou o time em 2009, isso abriu espaço para Sula Batera (veterano na cena local) assumir as baquetas em 2010.
O bom momento rendeu-lhes o EP de cinco faixas, ‘Violência’. Mais uma correria de shows pela cidade é feita e com isso a banda ia conquistando mais respeito dos fãs. Em agosto de 2011 outro membro se une à banda, Taumaturgo Moura (guitarra), agora com mais um guitarrista e um baterista extremamente técnico, Criokar segue firme na cena metálica trazendo mais peso e qualidade ao seu som. "Hoje a banda deu um tapa na nuvem cinza que pairava pelos bancos de nossa bateria e em breve terá um CD com as musicas novas e com influencias do novo batera e do mais novo membro, Taumaturgo que assumiu a segunda guitarra". Diz. Este novo CD do qual Cleiton se refere é o lançamento de "Agulhas Infectadas" que já está concluído no estúdio e que espera apenas a data de lançamento. O ‘full length’ será mais um marco na carreira da banda e provavelmente um divisor de águas, dadas às referências dos novos integrantes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
A ressalva de Rafael Bittencourt sobre o papel de Supla na formação do Angra
Os quatro álbuns dos Beatles favoritos de John Lennon segundo ele mesmo
A música dos Beatles odiada tanto por John Lennon quanto por Paul McCartney

The Animals: a história por trás de "House Of The Rising Sun"
Gibson: os 50 melhores covers da história do rock
Guitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar
Indústria: atrizes pornô começam a seguir mesmo rumo das bandas
Keith Richards explica por que Jimi Hendrix "estragou a guitarra"
Duff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"



