Guia de Produção do Rock: projeto de mapeamento lança nova edição
Por Clara Marques Campos
Fonte: Guia de Produção do Rock
Postado em 10 de agosto de 2013
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A produtora cultural Clara Marques apresenta nova edição do Guia de Produção do Rock, online, a partir desta segunda, 05 de agosto, no endereço www.guiadeproducaodorock.com.br. O projeto tem a proposta de mapear os prestadores de serviço atuantes nos mais diversos segmentos da cadeia produtiva da cena rocker e da música independente de Salvador.
Concebido inicialmente como uma publicação impressa, em 2010, como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social com habilitação em Produção Cultural da Universidade Federal da Bahia, o Guia reuniu mais de 400 contatos e informações de empresas e profissionais. Agora, em 2013, já como TCC da habilitação de Jornalismo na mesma instituição e, mais uma vez, sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Costa, o Guia de Produção do Rock retorna com nova edição, mais seções e contatos atualizados, no formato de um site interativo.
Os usuários se cadastram no mapeamento preenchendo um formulário simples e enviando os arquivos de portfolio solicitados. É possível ainda recomendar o trabalho de outros prestadores de serviço, classificando, comentando e compartilhando seus perfis. Alguns profissionais e empresas recebem um destaque no layout, levando em conta a sua classificação pelos usuários, tempo de experiência na função e renome no mercado.
A catalogação envolve os serviços de bastidores necessários às atividades de produção da música independente soteropolitana, como assessorias contábil, jurídica e de comunicação, produções executiva, musical e audiovisual, design, fotografia, ensino, espaços para shows, estúdios de ensaio, sonorização e iluminação, técnicos de som e luz, roadies, lutheria, lojas de instrumentos, merchandise, marketing promocional, prensagem, selos independentes, venda de discos, sites e blogs, programas de rádio e TV, e festivais independentes.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Os perfis estão organizados entre as áreas de atuação de Estrutura e Técnica, Gravação e Distribuição, Agenciamento e Promoção, Arte e Vídeo, Formação e Prática, e Mídia e Circulação, contemplando as principais etapas dos processos produtivos de artistas independentes e eventos culturais. O site conta ainda com artigos escritos por convidados sobre temáticas relacionadas à produção do rock e o cenário baiano, além de uma lista de contatos úteis para informações a respeito de editais, capacitação, registro de obras e marcas, arrecadação de direitos autorais, entre outros.
Assim, o Guia de Produção do Rock visa a contribuir para a profissionalização e fortalecimento da cena local, de modo a estimular ainda a organização do setor e a criação de redes, buscando se consolidar como ferramenta importante para produtores, artistas e consumidores do gênero.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
O show do Metallica que terminou com Lars Ulrich levando um soco de James Hetfield
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1981, segundo a Noise Creep
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Tamanho dos pés de Sebastian Bach vira assunto após vídeo publicado pelo cantor
Como "Under Pressure" foi criada, nas palavras de Roger Taylor
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
A música que o U2 considerou impossível cantar depois dos ataques de 11 de setembro
Novo álbum do Guns N' Roses "está ficando cada vez mais próximo", afirma Slash
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público
O álbum de Ozzy que quase não saiu por atitude fedorenta: "Ficávamos engasgando com o cheiro"
As duas bandas do rock nacional que Humberto Gessinger criticou por falta de propósito
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida



Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
Teoria da conspiração: teria The Rev do A7X cometido suicídio?
Por que Lobão não gostou de Cazuza ter escrito letra para sua irmã: "Não quero esse título"
Paul Di Anno: Qual a opinião dele sobre os vocais de Bruce Dickinson?
Courtney Love: "Essa música é sobre minha vagina, sabia?"

