Guia de Produção do Rock: projeto de mapeamento lança nova edição
Por Clara Marques Campos
Fonte: Guia de Produção do Rock
Postado em 10 de agosto de 2013
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A produtora cultural Clara Marques apresenta nova edição do Guia de Produção do Rock, online, a partir desta segunda, 05 de agosto, no endereço www.guiadeproducaodorock.com.br. O projeto tem a proposta de mapear os prestadores de serviço atuantes nos mais diversos segmentos da cadeia produtiva da cena rocker e da música independente de Salvador.
Concebido inicialmente como uma publicação impressa, em 2010, como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social com habilitação em Produção Cultural da Universidade Federal da Bahia, o Guia reuniu mais de 400 contatos e informações de empresas e profissionais. Agora, em 2013, já como TCC da habilitação de Jornalismo na mesma instituição e, mais uma vez, sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Costa, o Guia de Produção do Rock retorna com nova edição, mais seções e contatos atualizados, no formato de um site interativo.
Os usuários se cadastram no mapeamento preenchendo um formulário simples e enviando os arquivos de portfolio solicitados. É possível ainda recomendar o trabalho de outros prestadores de serviço, classificando, comentando e compartilhando seus perfis. Alguns profissionais e empresas recebem um destaque no layout, levando em conta a sua classificação pelos usuários, tempo de experiência na função e renome no mercado.
A catalogação envolve os serviços de bastidores necessários às atividades de produção da música independente soteropolitana, como assessorias contábil, jurídica e de comunicação, produções executiva, musical e audiovisual, design, fotografia, ensino, espaços para shows, estúdios de ensaio, sonorização e iluminação, técnicos de som e luz, roadies, lutheria, lojas de instrumentos, merchandise, marketing promocional, prensagem, selos independentes, venda de discos, sites e blogs, programas de rádio e TV, e festivais independentes.
Os perfis estão organizados entre as áreas de atuação de Estrutura e Técnica, Gravação e Distribuição, Agenciamento e Promoção, Arte e Vídeo, Formação e Prática, e Mídia e Circulação, contemplando as principais etapas dos processos produtivos de artistas independentes e eventos culturais. O site conta ainda com artigos escritos por convidados sobre temáticas relacionadas à produção do rock e o cenário baiano, além de uma lista de contatos úteis para informações a respeito de editais, capacitação, registro de obras e marcas, arrecadação de direitos autorais, entre outros.
Assim, o Guia de Produção do Rock visa a contribuir para a profissionalização e fortalecimento da cena local, de modo a estimular ainda a organização do setor e a criação de redes, buscando se consolidar como ferramenta importante para produtores, artistas e consumidores do gênero.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps