Barbarian Warriors: nova música em apoio às causas indígenas
Por Matheus H. Guerra
Fonte: WAR METAL
Postado em 09 de agosto de 2013
A banda mineira Barbarian Warriors in Search of Wisdom, de Heathen Folk Metal, está lançando uma nova música em apoio às causas indígenas. A faixa chama-se "Tupã, Nhanderuvusu", sobre o Deus do Trovão dos índios, Tupã. O single vai ser lançado em uma versão promocional na sexta-feira 09 de Agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data também será marcada por protestos a nível nacional na defesa dos índios, em várias cidades e capitais brasileiras.
Segundo o compositor e multi-instrumentista Crom Wisdom Worshipper, fundador do Barbarian, a causa indígena não pode mais esperar. "Eu fiz esta música há anos. A melodia é de 1996 e a letra veio em 2008. A faixa iria sair nos próximos lançamentos em CD, mas os índios estão morrendo hoje! São batalhas de vida e morte por terra e demarcação! A luta é agora!", alerta. Devido a esta urgência, o grupo irá divulgar a nova música através de seus canais nas redes sociais.
Crom afirma que sua banda começou em 1995 já com a proposta de não se prender a uma cultura específica em sua busca por sabedoria. Com isso, seguiu no resgate das antigas tradições pagãs e xamânicas do mundo, em busca de conhecimento e comunhão com os elementos da natureza.
"Há tempos me questiono: no Metal Extremo já tem tanta música sobre Thor, o Deus do Trovão nórdico... ok, eu também aprecio muito essa mitologia. Thor é sempre retratado como um deus defensor da justiça e protetor da humanidade. Mas, por que não fazer uma música para o Deus do Trovão indígena e brasileiro, Tupã?", pondera Crom.
Para o músico, tão importante quanto resgatar culturas pagãs viking e celta – temas bastante recorrentes dentro do Heavy Metal em geral- seria lutar pela preservação das tradições de povos que ainda existem, como as recentes manifestações contra os massacres dos índios Guarani-Kaiowá no Brasil. Segundo depoimentos do projeto "Vídeo nas Aldeias", do antropólogo Vincent Carelli, a etnia vem sendo brutalmente assassinada por pistoleiros de fazendas, dilacerados por caminhonetes, mortos em conflitos, protestos ou por suicídios em massa devido a situações de confinamento e falta de terras. Sendo que eles reclamam a devolução de apenas 2% do território do estado. "Para quem deveria ter 100% antes da colonização, 2% não é muito", avalia Crom.
Surgida bem inicialmente no Rio de Janeiro/RJ, a banda Barbarian Warriors in Search of Wisdom (Tradução: Guerreiros Bárbaros em Busca da Sabedoria) se desenvolveu mesmo em Campinas/SP, e radicou-se em Belo Horizonte/MG a partir 2009, seguindo até agora uma espécie de "espírito nômade". Hoje o grupo conta com o baterista Lord Ayperos, além de integrantes "de apoio" completando os shows ao vivo.
Conforme Lord Ayperos, "a música ‘Tupã, Nhanderuvusu' não era para ser lançada agora, mas devido à urgência do contexto no país, acho importante nós do Barbarian fazermos nossa parte, seja participando diretamente de manifestações, como a Rio+20, os aguerridos protestos na chamada ‘Primavera Brasileira’, ou difundindo ideias e cultura através de nossa arte", salienta o baterista, que também assume a percussão e backing vocals na banda.
De acordo com Crom, que responde pelos vocais, guitarra, violão, flautas, gaita e teclado, a cultura indígena no Brasil "é mais do que riquíssima. Sempre utilizamos os temas de mitologias e fantasia como metáfora para os tempos atuais. Por exemplo, os ‘bárbaros’ de hoje, os ‘estrangeiros invasores’, podem ser facilmente representados pelos povos excluídos e pelas minorias marginalizadas que ‘ameaçam’ o Sistema, o ‘Reino’", compara Crom.
Para o Barbarian, a inspiração vem de várias fontes, sejam histórias reais, lendas vivas, ou simplesmente contos que ressaltem bravuras antigas como honra e ancestralidade –valores que foram esquecidos no mundo pós-moderno- e que poderiam muito bem ser aplicados atualmente, ajudando no desenvolvimento da humanidade como um todo. Segundo Lord Ayperos "valores como um maior respeito e comunhão com a Natureza são praticamente unânimes em todas as culturas pagãs ao redor do mundo", ressalta.
Ainda sobre a questão indígena, a banda relata que entrou em contato com alguns índios e lideranças antes de levar em frente a ideia da música ‘Tupã, Nhanderuvusu' em apoio à causa. Entre outros planos, o Barbarian teria mais algumas faixas quase prontas a serem lançadas. "A faixa ‘Selvagem Entardecer’ já é executada ao vivo desde 2009. Foi composta no ano de 2000 para marcar os 500 anos das terras brasileiras. A letra é uma poesia livre e crítica, cantada em Português, com passagens em Latim e Tupi-Guarani, fazendo um contraponto entre a cultura indígena e a colonização europeia", analisa Crom. Com isso, fica a expectativa para os próximos lançamentos do grupo mineiro. Agora é só aguardar.
Informações:
BARBARIAN WARRIORS IN SEARCH OF WISDOM
Heathen Folk Metal
Desde 1995 e.v.
Brasil – América do Sul
MEMBROS:
Crom Wisdom Worshipper:
Vocal Rasgado e Épico, Guitarra, Baixo, Teclado, Tin Whistle, Flautas Contralto, Soprano e Sopranino, Harpa de Boca e Gaita Diatônica
Lord Ayperos:
Bateria, Percussão, Meia-lua, Vocal e Backing Vocal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Quem é o brasileiro que apresentou o disco "Nevermind", do Nirvana, para Joey Ramone
Levou anos, mas Hendrix sacou qual era a do Pink Floyd e ensinou como ouvi-la
Rodinha de mosh gigantesca em show do System of a Down viraliza e impressiona
Pink Floyd - Perguntas e respostas e curiosidades
A lendária cantora que Eric Clapton detesta: "Reconheço, mas não me faz sentir nada"
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
Nirvana: a história por trás da música "Smells Like Teen Spirit"
Planno D: 10 coisas que irritam metaleiros (vídeo)
Como entrar em contato com o site Whiplash.Net?



