Vinis: vendas aumentam cada vez mais, mídias físicas agonizam
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 18 de setembro de 2013
Ainda que o site Amazon.com possa estar vendendo uma tonelada cúbica de vinil todo ano – cifra que continua subindo – a indústria fonográfica, como vendedora de mídias, ainda está encolhendo vertiginosamente. Aparentemente, as mídias físicas estão morrendo muito mais rápido do que pensávamos… por enquanto.
745% soa como um montante absurdamente gigante, não é mesmo? Contudo, como já estabelecera Albert Einstein, ‘tudo é relativo’.
De acordo com o site The Verge:
"O suposto crescimento das vendas de vinil pelo site da Amazon corrobora com uma tendência mundial para a indústria. A [auditora que fornece dados de comercialização de mídias para as paradas estadunidenses] SOUNDSCAN estima que as vendas unitárias de vinis [inclua-se aí novos E usados] crescerão para 5.5 milhões em 2013."
E:
"As vendas de downloads são baixas e o CD marcha a caminho da obscuridade. A maioria dos membros da indústria musical diz que o que está afetando os downloads é a popularização dos serviços de assinatura musical, como Spotify e Rdio [nenhum disponível no país de Dilma] e serviços de rádio via internet, como o Pandora. Ao contrário de um número cada vez maior de competidores no ramo de música online, a Amazon não se diversificou para serviços de assinatura ou de rádio via internet de modo algum."
Ainda assim, o vinil poderia ser de grande valia APENAS no que diz respeito a ajudar a manter pelo menos uma mídia física continuar viva, apesar de os números serem muito fracos.
O vinil fornece aos colecionadores o que os CDs não conseguem – a arte gráfica em uma dimensão maior, e muitos itens legais de se observar segurando a peça com as duas mãos. Não é a mesma coisa com os CDs, claro. Estes se encontram fadados ao limbo tecnológico. A coisa lúdica do disco de vinil, que o comprador carrega com as duas mãos cheias até o caixa da loja, não se repete com um compact disc, que você segura com dois dedos ao lado do bolso da calça. A arte gráfica do vinil ainda se afirma como um item de decoração para uma sala, caso o usuário a queira só pra isso [dado que em termos de praticidade, versatilidade, resistência de material e capacidade de armazenamento o vinil não evoluiu em NADA desde a década de 60].
A nuvem carregada e negra – porém altamente refrescante – que se aproxima de nossa civilização e que chamaremos de ‘Player Doméstico de Arquivos de Áudio de Alta Resolução’ já aparece no radar…
Para ler mais sobre a diversificação e evolução do CD que ainda ocorre no primeiro mundo, clique aqui.
Para ler mais sobre o recém-lançado Player de Áudio de Alta Resolução, clique aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) confirma dois shows no Brasil
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Guns N' Roses: as dez melhores (segundo a Loudwire)
A banda que Kurt Cobain queria que o Nirvana fosse e cujo vocalista tentou salvar sua vida
Duff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"


A música que foi escrita para "preencher espaço" e se tornou um dos maiores hinos do Metal
Hollywood Vampires: Matt Sorum saiu da banda porque não aparecia nem nas fotos
O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



