Discos de Vinil: vendas de novos sobem, mas quem está comprando?
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 19 de outubro de 2013
Texto original da revista NME dessa semana.
Em meio ao apocalipse da indústria musical, a BPI, entidade composta pelos membros da indústria fonográfica bretã, acaba de divulgar que as vendas anuais de discos de vinil passaram do meio milhão de cópias pela primeira vez em uma década. E ainda estamos em Outubro.
São muitos discos [proporcionalmente, em se tratando de Reino Unido] que reforçam uma tendência que tem se destacado faz alguns anos. O número de discos de vinil novos vendidos dobrou desde esse mesmo período no ano passado, e o formato aumentou sua participação dentre o número de discos de todas as mídias vendidos no Reino Unido em oito vezes desde 2007.
Então o que é que está se passando? Por que tantas pessoas estão comprando discos de novo?
A pesquisa da BPI revelou uma interessante discrepância variando de acordo com a faixa etária no que as pessoas achavam que obtinham do vinil. A grande maioria das pessoas de 16 a 44 anos que foram entrevistadas afirmou que a razão mais importante era "o processo de tocar um disco de vinil é mais divertido." Parece um mundo de gratificação instantânea, o ritual de deitar uma agulha em um LP adquiriu contornos quase religiosos. A popularidade dos downloads gratuitos também é com certeza significante – por que simplesmente comprar MP3 quando você pode adquirir um disco tangível e receber as MP3 com ele?
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Enquanto isso, os menores de 16 anos estão mais preocupados com a capa [supõe-se que seja apenas legal pra eles olhar pra algo que não esteja em uma tela], enquanto os com mais de 45 anos se atem a sua crença audiófila de que discos de vinil soam fundamentalmente melhor.
Notavelmente, quase 45 dos compradores de vinil pesquisados disse que sequer possui um toca-discos, o que significa que há 20 mil discos por aí que são usados apenas como objetos de arte ou para sua finalidade mais tradicional: como prancheta para se enrolar baseados.
Tal como divulgado há poucos dias, não se trata apenas de discos clássicos sendo vendidos. Obras novas de artistas como DAFT PUNK, DAVID BOWIE e ARCTIC MONKEYS em vinil tem se aproveitado dessa onda.
Parte da popularidade dos lançamentos de bandas mais novas no vinil parece dever-se à emergência de um grupo mais jovem de viciados em discos. Enquanto os compradores de 35 a 44 anos ainda são mais propensos a comprar LPs, mais de um terço dos compradores tem menos de 35 anos de idade. Então, no futuro, quando os CDs trilharem o mesmo caminho do minidisc, e quando toda a produção musical gravada estiver acima de nós, suspensa em uma nuvem, ainda haverá quem compre discos pretos de plástico para suas casas, ainda sem ter certeza se os tocarão ou os emoldurarão para decorar suas paredes, mas que terão algo pra segurar com as duas mãos, e algo que significa algo pra elas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
Por que Floor Jansen pediu uma bolsa de carne ao tentar comprar item de bebê na Suécia?
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
Canal faz pente-fino nas músicas da Legião Urbana e reúne as "inspirações" de Renato Russo
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Música nova do Anthrax será lançada na próxima sexta-feira (15)
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
A canção do Pink Floyd que fala de Syd Barrett e Roger Waters, mas eles não participam dela
Paulo Ricardo viu Freddie Mercury puto da vida e depois conheceu o Erasmo Carlos
O álbum de rock brasileiro do anos 1970 que saiu apenas na versão pirata e numerada
Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilos
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
Kiss: "Rock and roll é um trabalho para otários!"
A banda que tentou escrever a música mais estúpida e acabou criando hit dos anos 2000

