Heavy Metal: fãs sofrem de baixa autoestima, diz estudo
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 11 de novembro de 2013
Pesquisa sugere que, para alguns fãs, o heavy metal preenche algumas necessidades psicológicas enraizadas profundamente.
Os fãs de heavy metal tendem a ser estereotipados como raivosos, alienados e rebeldes. O gênero "atrai os desajustados, os proscritos sujos, os loucos", como um colunista musical do Arizona descreveu ano passado. "A agressão e a precisão falam a eles, e lhes dá um escapismo para sua raiva acumulada, ou seja, lá que coisa difícil de definir viva dentro deles."
Um estudo tenta elucidar essa coisa difícil de definir. Uma equipe de pesquisadores comandada pelo psicólogo Viren Swami, da Universidade de Westminster, pinta um retrato psicológico dos homens [e eles são homens em sua maioria] que amam metal, afirmando que os fãs "demonstram uma constelação peculiar" de traços de personalidade.
Swami e seus colegas focaram-se no metal contemporâneo [também conhecido como metalcore, extreme metal ou thrash metal], um gênero caracterizado por "riffs pesados de guitarra, bateria com pedal duplo, quebradas [passagens lentas e intensas que conduzem ao mosh], e amplitude de volume no geral". Essa música, relatam, tende a usar ritmos complexos, batidas extremas e um estilo vocal caracterizado por "gritar, estrilar e grunhir."
O estudo da equipe analisou 219 mulheres e 195 homens vivendo na Grã-Bretanha. Depois de preencherem uma pesquisa elaborada para revelar uma variedade de traços de personalidade, eles ouviam a 10 faixas de heavy metal contemporâneo e classificavam cada uma em uma escala de um a sete [de "extrema aversão" até "extremo apreço"].
Ao cruzar os cinco grandes traços de personalidade com a preferência musical, Swami não ficou surpreso em achar "abertura a experiências" sendo associada ao deleite com o heavy metal. As pessoas que se abrem ao novo e ao diferente tendem a ser "arrebatadas por formas de música que sejam intensas, comprometidas e desafiadoras", ele declara, "das quais o heavy metal é um exemplo".
Aqueles com uma forte preferência por metal "também eram mais propensos a ter autoestima mais baixa", escrevem os pesquisadores. Eles especulam que esse tipo de música "permite um exorcismo de sentimentos negativos", produzindo uma catarse que pode "ajudar a desenvolver um senso de valor próprio".
Gostar de metal também foi associado com uma "necessidade maior que a normal por singularidade, e níveis de religiosidade menores do que os medianos." É possível que tal associação seja direcionada pelas "posturas subliminares em relação à autoridade, que pode incluir autoridades religiosas", consta no estudo.
"Por fim, descobrimos que os homens mostraram uma preferência mais forte pelas faixas de heavy metal do que as mulheres". Isso corrobora com pesquisas anteriores que mostraram que o metal e outros gêneros relacionados muitas vezes enfatizam a masculinidade e a superioridade do homem – uma postura que, por motivos óbvios, tem menos apelo entre as fêmeas.
Como um todo, os resultados sugerem que "os fãs de heavy metal podem ter perfis psicológicos que os distingue dos fãs de outros gêneros musicais", concluem os pesquisadores.
"Ao invés de estereotipar os fãs como desviados, antissociais ou violentos", escrevem, "pode ser mais produtivo entender as necessidades psicológicas que o heavy metal contemporâneo supre em alguns indivíduos".
O estudo completo – em inglês – pode ser lido no link:
http://psycnet.apa.org/psycinfo/2013-35730-001/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura
A música do Metallica que faz um estádio de futebol americano tremer
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O clássico absoluto do heavy metal que salvou a carreira do Megadeth
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
O álbum que Corey Taylor disse que define o heavy metal
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire
A maior banda de heavy metal do Brasil na atualidade, segundo Rafael Bittencourt


