Kirk Hammett: polêmica opinião sobre discos e mídias sociais
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 27 de fevereiro de 2014
Durante uma entrevista da banda com o Noisey em 2014, o guitarrista do METALLICA, Kirk Hammett, revisitou uma das mais controversas eras da carreira da banda, falando sobre o infame processo contra o Napster em 2000. Quando perguntando como ele adaptou sua visão sobre pirataria desde então, que efetivamente levou o Napster para fora os negócios, Hammett disse: "isso se tornou um monstro fora de controle. A melhor coisa a fazer é tentar ver o lado positivo e aceitar isso como é, porque isso ainda está mantendo a música viva e disponível lá fora, e as pessoas ainda estão nos ouvindo. Nós só estamos aprendendo como encarar estas mudanças."
"Toda essa coisa da pirataria, toda a coisa da internet, realmente destruiu a indústria musical e acabou mudando a música e a forma como ela soa. Agora, parece que há menos vontade de ser o melhor músico possível ou a melhor banda possível, porque você pode gravar qualquer coisa, jogar lá fora e as pessoas vão dizer: ‘Ah, isso é ótimo’. Ou ‘Não isso, é uma merda’. Tanto faz. Você tinha que trabalhar realmente duro e ganhar respeito vendendo álbuns, competir com todas essas outras bandas fazendo grandes álbuns – isso não existe mais. Todos meio que jogam um álbum lá fora e ele fica flutuando pelo mundo virtual."
"O que eu sinto falta é, houve um tempo onde as pessoas realmente gostavam da banda. Quando saia um álbum, era um grande evento e todos falavam sobre isso, e você ia às lojas de discos e via as outras pessoas comprando o álbum e todos animados e ‘Você já ouviu isso?’ ‘Não, eu não ouvi’, e tudo isso se foi por culpa da Internet. A conveniência é ótima, mas realmente acabou com toda essas coisas."
"Talvez eu esteja lamentando um pouco, mas era um grande momento para ser um músico, ou um fã, e agora, por causa desta cultura de conveniência que nós temos, isso se tornou diferente. Agora, eu estou feliz que nós somos uma banda estabilizadas, mas eu odiaria ser uma banda que está simplesmente começando agora, porque é muito mais difícil e a audiência desses músicos está muito mais dividida esses dias, de pessoa para pessoa. Antigamente existia uma coisa de comunidade musical e agora está tudo dividido, tudo separado e todos seguem seu próprio curso... É um coisa triste, mas nós estamos tentando conviver com isso e fazer o que podemos para ainda manter o nome do METALLICA lá fora, e ainda fazer nossa música ser conhecida, e veremos o que acontece quando formos lançar um próximo álbum, que deve ser em alguns anos."
Quando foi perguntando se ele abraçava as mídias sociais, dado tudo o que aconteceu, Hammett disse: "Bem, pessoalmente, não me importo com mídias sociais. Não estou no Facebook, não estou no Twitter, não estou no Instagram, não estou em nenhuma dessas merdas, que eu nem conheço e não ligo. Eu não me importo. Foda-se. Mas há pessoas em nossa organização que reconhecem o poder das mídias sociais e o poder de colocar sua voz lá fora."
"As mídias sócias podem ser extremamente efetivas para o que quer que você esteja fazendo, ou qualquer causa, então acho que são importantes, mas pessoalmente eu não ligo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen


A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
A opinião de Marty Friedman sobre comentários de Dave Mustaine a respeito do Metallica
O vocalista preferido de James Hetfield; "todos temos os nossos mentores"


