Raven: o reencontro com o Metallica, 30 anos depois
Por Luciano Piantonni
Fonte: Rock em Geral
Postado em 19 de fevereiro de 2014
O jornalista Marcos Bragatto do blog Rock Em Geral, conversou com o vocalista e baixista do Raven, John Gallagher, falando exclusivamente sobre a empolgação o show de abertura que a banda fará para o Metallica, dia 22 de Março, no Morumbi/SP, 30 anos depois de terem tocado juntos, em situação inversa, quando o Metallica, ainda estreante, abriu a turnê "Kill Em All For One".
"Era o ano de 1983 e o álbum "All For One" levou o Raven a fazer uma grande turnê pelos Estados Unidos. Como banda de abertura, em sua segunda turnê, foi escalada um quarteto americano iniciante, que atendia pelo esdrúxulo nome de Metallica. Agora, quase trinta anos mais tarde, o reencontro acontece justamente no Brasil, em papéis invertidos: é o Raven que vai fazer a abertura do único show do agora gigante Metallica, na turnê "By Request", no mês que vem, em São Paulo.
Enquanto o Metallica teve trajetória fulminante que chega superar os limites do heavy metal, o britânico Raven, um dos destaques da chamada new wave of British heavy metal, viveu uma carreira de altos e baixos, mas nunca parou totalmente as suas atividades. O pior momento se deu em um acidente com o guitarrista Mark Gallagher, em 2001, quando ele quase ficou definitivamente sem andar após o desabamento de um muro em construção sobre suas pernas. A recuperação foi lenta - mais de quatro anos de operações e fisioterapia -, sendo que o grupo chegou a fazer alguns shows com o guitarrista em uma cadeira de rodas.
Como se vê, o trio - completado por John Gallagher, irmão de Mark (baixo e vocal) e Joe Hasselvander (bateria) é duro na queda. Mas só em 2009 é que um disco de inéditas, "Walk Through Fire", recolocou o trio no mercado. No ano passado foi lançado o DVD duplo "Rock Until You Drop - A Long Days Journey", que dá uma geral na carreira da banda; só o documentário tem mais de três horas de duração. Se você não pretende ir à São Paulo ou tampouco quer rever o show do Metallica, não se preocupe. O Raven está fechando datas em outras cidades brasileiras no mesmo período.
É o que garante o o baixista John Gallagher, em uma entrevista feita via e-mail. Ele conta como surgiu a oportunidade desse reencontro com o Metallica, através do empresário brasileiro; das histórias de 30 anos atrás, de como a banda se virava em época pré-internet; do acidente sofrido pelo brother Mark; e das aventuras mais recentes de uma banda que se recusa a deixar os palcos. Veja abaixo como foi a conversa:
Rock em Geral: O Raven vai abrir o show do Metallica no mês que vem, em São Paulo. Como isso aconteceu? Como eles entraram em contato com vocês?
John Gallagher: Estávamos trabalhando em algumas datas pela América do Sul e o nosso agente no Brasil, Rodrigo Scelza, falou: "Ei, o Metallica vai tocar em estádios por aqui… vocês ainda mantém contato com eles?" Foi tão engraçado porque tínhamos acabado de tocar em São Francisco em outubro e o Lars (Ulrich, baterista do Metallica) foi ao show com sua noiva e o filho, foi a primeira vez que nos encontramos em milhões de anos e foi muito legal, só para agradecer a participação dele no nosso DVD, sabe? Então, quem não arrisca, não petisca… falamos com eles sobre o show de abertura e eles toparam!
REG: Vai ser a primeira vez que vocês vão tocar, já que é um show do Metallica, para um público tão grande no Brasil. Qual é a expectativa de vocês?
Gallagher: Ah, tenho certeza de que vai ser animal - só precisamos que seja animal! O público brasileiro é louco, tão empolgado e apaixonado, é um prazer tocar no Brasil!
REG: Vocês já conversaram sobre o repertório do show? Vai ter mais clássicos ou mais material recente?
Gallagher: Ainda não, tudo vai depender do tempo de show que teremos. Mas acho que vamos tocar principalmente os clássicos, "Rock Until You Drop", "All For One"… coisas que funcionam em um grande palco.
REG: Será que vai rolar de vocês tocarem uma ou outra música junto com o Metallica?
Gallagher: Tudo é possível! Mas já estamos muito felizes pela oportunidade de fazer esse shows!
REG: Vocês vão fazer só esse shows no Brasil? Por que não aproveitam para tocar em outras cidades?
Gallagher: Vamos fazer outros shows pelo Brasil em datas próximas a essa, sim. Só estamos finalizando os detalhes.
REG: Essa vai ser a primeira vez que vocês vão tocar com o Metallica desde a turnê de 1983, certo? O que vocês lembram daqueles tempos e quais as expectativas para reencontrar a banda na estrada de novo, já que agora o Metallica é uma banda gigante?
Gallagher: Bem.. Isso foi há muito tempo em uma galáxia perdida. Era a primeira turnê deles e eles estavam abrindo para nós. Era um a época louca e todos nos divertimos - era como se fosse uma guerra de guerrilha, levar o metal para o coração dos Estados Unidos. Foi uma boa agenda e aproveitamos bem. Tenho certeza de que será um grande encontro, já que eles passaram por tantas coisas, mas continuam sendo os mesmos caras."
A entrevista completa por ser lida aqui:
http://www.rockemgeral.com.br/2014/02/18/grande-reencontro/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A reação da "diva" Tarja Turunen ao ouvir o Within Temptation pela primeira vez
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
As regras do Punk Rock
John Lennon acreditava que uma reunião dos Beatles seria possível, mas Paul não concordava
O álbum clássico do Pearl Jam que o próprio Eddie Vedder diz que não consegue mais ouvir

Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
Vocal do Raven afirma que Iron Maiden "copiou" trecho de uma de suas músicas
Heavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os tempos



