U2: o vocalista Bono teme a invisibilidade?
Por André Floyd
Fonte: Blog Free Four
Postado em 08 de fevereiro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
"Estamos à beira da irrelevância. Você tem que fazer coisas que sejam relevantes para você e para o momento em que está, fazer um registro honesto do que está passando. Se for relevante para outras pessoas, ótimo. Mas não sabemos."
Essas palavras foram proferidas em entrevista pelo vocalista da banda U2, Bono, esta semana.
A banda lançou domingo no iTunes a faixa beneficente "Invisible" que arrecadou 3 milhões de doláres, e ainda este ano lançará um álbum de inéditas.
Mas e essa declaração de Bono? Seria um sentimento da banda de um esgotamento criativo, quando se cai no "mais do mesmo", ou ainda pior, quando não se consegue produzir nem o "mais do mesmo", ou este não empolga mais seus fãs.
Algumas bandas acertaram cedo a receita do bolo e nela se estabeleceram na melhor política "em time que está ganhando não se mexe", como o AC/DC por exemplo, que parece predestinada, lance o que lançar, faça o que fizer, simplesmente não tem êrro, os riffs dos Young, funcionaram, funcionam e sempre funcionarão.
Mas e em bandas apicais como U2? Grupo que numa parábola foi do seu início, começando na segunda metade dos anos 70, subindo a parábola e atingindo seu ápice uns dez anos depois e nele permanecendo até os 90', isso é cabível?. Quando a parábola declina, após o sucesso bombástico, hits estouradíssimos, dólares e libras a dar com pau, conquista do paraíso, etc, como se posicionar no mercado fonográfico de modo a manter o interesse dos fãs e mais ainda, conseguir novos fãs?
Estratégia comum e cômoda é se ater predominantemente aos hits consagrados nos shows pelo mundo, tocando aquilo que não corre risco de ser ignorado, pois esse é o ponto: o novo e não consagrado corre o risco de ser ignorado, e quando já se esteve no "top" do topo, esse risco pode ser enfadonho e desnecessário. Afinal, é sempre bom sair por cima.
Bono nessa declaração talvez nos exponha essas indagações. Talvez o vindouro álbum nos traga algumas respostas, elucide a interrogação e motive o vocalista irlandês.
U2 "Invisible" - Bank of America in support of (RED)
U2 - New Single 'Invisible' (New Album 2
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O que "Nine Inch Nails" quer dizer, e como Trent Reznor chegou nesse curioso nome
Steve Vai toca no novo "Jump" do Van Halen - versão virou hino da Coca-Cola pra Copa 2026
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
O hit dos Beatles que John Lennon elogiou: "Paul McCartney, essa é minha favorita sua"
Regis Tadeu explica o verdadeiro problema do comercial da Elis Regina
O truque sem vergonha que fez "Mulher de Fases" do Raimundos explodir nacionalmente


O gênero que revolucionou o rock, mas The Edge achava insuportavelmente tedioso
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
A respeitosa opinião de Max Cavalera sobre The Edge, guitarrista do U2
As bandas que mais influenciaram o U2 das antigas, segundo The Edge



