U2: o vocalista Bono teme a invisibilidade?
Por André Floyd
Fonte: Blog Free Four
Postado em 08 de fevereiro de 2014
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
"Estamos à beira da irrelevância. Você tem que fazer coisas que sejam relevantes para você e para o momento em que está, fazer um registro honesto do que está passando. Se for relevante para outras pessoas, ótimo. Mas não sabemos."
Essas palavras foram proferidas em entrevista pelo vocalista da banda U2, Bono, esta semana.
A banda lançou domingo no iTunes a faixa beneficente "Invisible" que arrecadou 3 milhões de doláres, e ainda este ano lançará um álbum de inéditas.
Mas e essa declaração de Bono? Seria um sentimento da banda de um esgotamento criativo, quando se cai no "mais do mesmo", ou ainda pior, quando não se consegue produzir nem o "mais do mesmo", ou este não empolga mais seus fãs.
Algumas bandas acertaram cedo a receita do bolo e nela se estabeleceram na melhor política "em time que está ganhando não se mexe", como o AC/DC por exemplo, que parece predestinada, lance o que lançar, faça o que fizer, simplesmente não tem êrro, os riffs dos Young, funcionaram, funcionam e sempre funcionarão.
Mas e em bandas apicais como U2? Grupo que numa parábola foi do seu início, começando na segunda metade dos anos 70, subindo a parábola e atingindo seu ápice uns dez anos depois e nele permanecendo até os 90', isso é cabível?. Quando a parábola declina, após o sucesso bombástico, hits estouradíssimos, dólares e libras a dar com pau, conquista do paraíso, etc, como se posicionar no mercado fonográfico de modo a manter o interesse dos fãs e mais ainda, conseguir novos fãs?
Estratégia comum e cômoda é se ater predominantemente aos hits consagrados nos shows pelo mundo, tocando aquilo que não corre risco de ser ignorado, pois esse é o ponto: o novo e não consagrado corre o risco de ser ignorado, e quando já se esteve no "top" do topo, esse risco pode ser enfadonho e desnecessário. Afinal, é sempre bom sair por cima.
Bono nessa declaração talvez nos exponha essas indagações. Talvez o vindouro álbum nos traga algumas respostas, elucide a interrogação e motive o vocalista irlandês.
U2 "Invisible" - Bank of America in support of (RED)
U2 - New Single 'Invisible' (New Album 2
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Gary Holt "cobra" do Metallica "cheque gordo" por sua participação em letra de mega clássico
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
A brutal diferença de tocar com Paul Stanley, Pink e Christina Aguilera, segundo brasileiro
O arrependimento que David Bowie carregava em relação a Elvis Presley
Gavin diz que Paulo Ricardo descobriu sua saída do RPM e entrada nos Titãs pela TV


Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
3 hits que mostram quando o rock dos anos 80 deixou de ser rebelde e ficou mais maduro
O gênero que revolucionou o rock, mas The Edge achava insuportavelmente tedioso
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
As bandas que mais influenciaram o U2 das antigas, segundo The Edge
U2: assista a banda tocando disfarçada no metrô de Nova York



