RHCP: Flea emite nota sobre playback no Superbowl
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Rock em Geral
Postado em 05 de fevereiro de 2014
O baixista Flea, do RED HOT CHILI PEPPERS, emitiu uma nota no site da banda explicando tudo o que aconteceu nesta noite de domingo, quando se apresentaram no Super Bowl (considerado o maior evento esportivo dos Estados Unidos).
Na carta, Flea admite que, sim, quase todos os músicos da banda fizeram playback, com exceção do vocalista Antony Kieds, Bruno Mars e vocais de apoio. Flea lembra que a banda é conhecida há 31 anos por suas improvisações no palco e por tocar "os estômagos" em cada show, além de explicar que a forma como se apresentaram teria sido uma imposição da NFL (National Football League), que não admitiria qualquer problema no som em seu evento mais importante do ano. Seria aceitar ou cair fora.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Depois de muita deliberação e consulta a outros colegas do meio musical, a banda resolveu aceitar o convite, mas, propositalmente, não plugaram os instrumentos para que pudessem ter algo de verdadeiro na apresentação.
Você pode ler a declaração original de Flea (em inglês) no site abaixo:
http://redhotchilipeppers.com/news/454-a-message-from-flea
Veja abaixo a tradução do texto de Flea na íntegra:
"Prezados,
Quando nós fomos chamados pela NFL e pelo Bruno (Mars) para tocar a música ‘Give it Away’ no Super Bowl, deixaram claro para nós que os vocais seriam feitos ao vivo, mas o baixo, bateria e a guitarra seriam pré-gravados. Eu compreendo a postura da NFL sobre o assunto, já que eles têm apenas alguns minutos para montar o palco, e há zilhões de coisas que podem dar errado e com isto arruinar o som para as pessoas que estão no estádio e para os telespectadores. Não cabia discussão sobre isso, a NFL não queria arriscar a ter um som ruim e fim de papo.
O Red Hot Chili Peppers tem uma política de nunca fazer mímica. A última vez que nós fizemos (ou tentamos fazer) isso foi no fim dos anos 80, quando fomos expulsos ainda nos ensaios do ‘Top Of The Pops’, programa da TV britânico, porque nos recusamos a fazer a mímica direito, eu usei meus sapatos como baixo, John tocou guitarra sobre os ombros do Anthony, e encenamos uma luta no palco, debochando do que seria uma performance ao vivo de verdade.
Fizemos mímicas em um ou dois eventos estranhos da MTV e sempre foi uma droga. Levamos a sério a nossa música, é uma coisa sagrada para nós, e todos que já nos viram em um show (como na noite anterior a do Super Bowl no Barclays Center), sabe que nós tocamos com o coração, improvisamos de forma espontânea, corremos riscos, damos nosso sangue a cada show. Fazemos isto há 31 anos.
Sendo assim, quando surgiu a oportunidade de tocar no Super Bowl, ficamos muito confusos sobre se devíamos ou não aceitar, mas no fim das contas decidimos que sim, foi meio surreal, uma vez na vida fazer uma coisa louca e achamos que deveríamos nos divertir fazendo isso. Pensamos bastante antes de concordar com tudo, e além de conversarmos muito entre a gente, falei com amigos do meio musical que respeito muito, e todos disseram que aceitariam fazer se tivessem sido convidados, que seria algo selvagem de fazer, que diabos. Além disso, todos nós do RHCP adoramos futebol americano e isso teve grande impacto em nossa decisão. Decidimos que, como o Anthony cantaria ao vivo, ainda poderíamos manter o espírito e liberdade de nosso show, e é claro que nós quem tocamos cada nota na gravação feita especialmente para a apresentação. Conheci e conversei com o Bruno, que foi um cara legal, um músico talentoso de fato, e fomos trabalhar em algo que seria divertido.
Nós gravamos a música para o dia, só colocando pra fora dos nossos corações aquilo que era bem parecido com as versões que nós temos tocado ao vivo nos últimos anos com nosso querido Josh na guitarra.
Para o show real, Josh, Chad e eu tocamos sozinhos o que foi pré-gravado, então não tinha necessidade de plugar os instrumentos, por isso não fizemos. Poderíamos tê-los plugado para evitar que as pessoas ficassem desapontadas ao saber que a parte instrumental da música tinha sido pré-gravada? Naturalmente, seria mais fácil e não representaria um problema. Mas achamos melhor não fazer de contas, parecia a coisa mais certa a se fazer nestas circunstâncias. Era como gravar um vídeo de música na frente de um zilhão de pessoas, excetuando os vocais, e a única forma de se fazer isso. Nossa única ideia era mostrar para as pessoas quem realmente nós somos.
Sou agradecido à NFL por nos ter recebido. E sou agradecido ao Bruno, que é um jovem super talentoso por ter nos convidado para fazer parte do show dele. Eu faria tudo do mesmo jeito novamente.
Nós, como uma banda, aspiramos crescer como músicos e compositores, e continuar tocando com toda nossa garra ao vivo no palco para qualquer um que deseje explodir os seus miolos.
Atenciosamente,
Flea"
Red Hot Chili Peppers - Fazendo dublagem em apresentação no Super Bowl?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Os 5 melhores álbuns esquecidos de 1991, segundo André Barcinski
David Coverdale revela quem acabou com sua parceria com Jimmy Page
Dave Mustaine quis tirar foto com moça que usava vestido do Megadeth, mas...
O cantor favorito de Kerry King do Slayer: "Dio sempre foi meu número dois, desculpa cara!"
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Geddy Lee compara "Give It Away" do Red Hot Chili Peppers a uma canção dos Beatles
Flea explica seu fascínio pela carreira de Neil Young: "Nunca é falso; sempre é verdadeiro"
Ex de Anthony Kiedis lembra reação do vocalista a morte de seu melhor amigo
As regras do Viking Metal
Afinal de contas, o que é um riff?
Dez tentativas brasileiras de assassinar o gênero rock
Bruce Dickinson: quinze álbuns fodões que todo mundo tem que ouvir
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
Banda encerra atividades após descobrir que guitarrista usava dinheiro do grupo para pagar contas



