RHCP: Flea emite nota sobre playback no Superbowl
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Rock em Geral
Postado em 05 de fevereiro de 2014
O baixista Flea, do RED HOT CHILI PEPPERS, emitiu uma nota no site da banda explicando tudo o que aconteceu nesta noite de domingo, quando se apresentaram no Super Bowl (considerado o maior evento esportivo dos Estados Unidos).
Na carta, Flea admite que, sim, quase todos os músicos da banda fizeram playback, com exceção do vocalista Antony Kieds, Bruno Mars e vocais de apoio. Flea lembra que a banda é conhecida há 31 anos por suas improvisações no palco e por tocar "os estômagos" em cada show, além de explicar que a forma como se apresentaram teria sido uma imposição da NFL (National Football League), que não admitiria qualquer problema no som em seu evento mais importante do ano. Seria aceitar ou cair fora.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Depois de muita deliberação e consulta a outros colegas do meio musical, a banda resolveu aceitar o convite, mas, propositalmente, não plugaram os instrumentos para que pudessem ter algo de verdadeiro na apresentação.
Você pode ler a declaração original de Flea (em inglês) no site abaixo:
http://redhotchilipeppers.com/news/454-a-message-from-flea
Veja abaixo a tradução do texto de Flea na íntegra:
"Prezados,
Quando nós fomos chamados pela NFL e pelo Bruno (Mars) para tocar a música ‘Give it Away’ no Super Bowl, deixaram claro para nós que os vocais seriam feitos ao vivo, mas o baixo, bateria e a guitarra seriam pré-gravados. Eu compreendo a postura da NFL sobre o assunto, já que eles têm apenas alguns minutos para montar o palco, e há zilhões de coisas que podem dar errado e com isto arruinar o som para as pessoas que estão no estádio e para os telespectadores. Não cabia discussão sobre isso, a NFL não queria arriscar a ter um som ruim e fim de papo.
O Red Hot Chili Peppers tem uma política de nunca fazer mímica. A última vez que nós fizemos (ou tentamos fazer) isso foi no fim dos anos 80, quando fomos expulsos ainda nos ensaios do ‘Top Of The Pops’, programa da TV britânico, porque nos recusamos a fazer a mímica direito, eu usei meus sapatos como baixo, John tocou guitarra sobre os ombros do Anthony, e encenamos uma luta no palco, debochando do que seria uma performance ao vivo de verdade.
Fizemos mímicas em um ou dois eventos estranhos da MTV e sempre foi uma droga. Levamos a sério a nossa música, é uma coisa sagrada para nós, e todos que já nos viram em um show (como na noite anterior a do Super Bowl no Barclays Center), sabe que nós tocamos com o coração, improvisamos de forma espontânea, corremos riscos, damos nosso sangue a cada show. Fazemos isto há 31 anos.
Sendo assim, quando surgiu a oportunidade de tocar no Super Bowl, ficamos muito confusos sobre se devíamos ou não aceitar, mas no fim das contas decidimos que sim, foi meio surreal, uma vez na vida fazer uma coisa louca e achamos que deveríamos nos divertir fazendo isso. Pensamos bastante antes de concordar com tudo, e além de conversarmos muito entre a gente, falei com amigos do meio musical que respeito muito, e todos disseram que aceitariam fazer se tivessem sido convidados, que seria algo selvagem de fazer, que diabos. Além disso, todos nós do RHCP adoramos futebol americano e isso teve grande impacto em nossa decisão. Decidimos que, como o Anthony cantaria ao vivo, ainda poderíamos manter o espírito e liberdade de nosso show, e é claro que nós quem tocamos cada nota na gravação feita especialmente para a apresentação. Conheci e conversei com o Bruno, que foi um cara legal, um músico talentoso de fato, e fomos trabalhar em algo que seria divertido.
Nós gravamos a música para o dia, só colocando pra fora dos nossos corações aquilo que era bem parecido com as versões que nós temos tocado ao vivo nos últimos anos com nosso querido Josh na guitarra.
Para o show real, Josh, Chad e eu tocamos sozinhos o que foi pré-gravado, então não tinha necessidade de plugar os instrumentos, por isso não fizemos. Poderíamos tê-los plugado para evitar que as pessoas ficassem desapontadas ao saber que a parte instrumental da música tinha sido pré-gravada? Naturalmente, seria mais fácil e não representaria um problema. Mas achamos melhor não fazer de contas, parecia a coisa mais certa a se fazer nestas circunstâncias. Era como gravar um vídeo de música na frente de um zilhão de pessoas, excetuando os vocais, e a única forma de se fazer isso. Nossa única ideia era mostrar para as pessoas quem realmente nós somos.
Sou agradecido à NFL por nos ter recebido. E sou agradecido ao Bruno, que é um jovem super talentoso por ter nos convidado para fazer parte do show dele. Eu faria tudo do mesmo jeito novamente.
Nós, como uma banda, aspiramos crescer como músicos e compositores, e continuar tocando com toda nossa garra ao vivo no palco para qualquer um que deseje explodir os seus miolos.
Atenciosamente,
Flea"
Red Hot Chili Peppers - Fazendo dublagem em apresentação no Super Bowl?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Ex-vocalista do Uriah Heep, Steff Fontaine morre aos 70 anos
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Kerry King, do Slayer, acha que a Bíblia é um "conto de fadas"
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Yngwie Malmsteen revela título do próximo álbum de estúdio
8 aparições de músicos e bandas de rock e metal em séries
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss
A reação dos fãs após namorada de Mick Jagger dizer que não sabia da riqueza do astro


Os dias em que Anthony Kiedis quase morreu (foram muitos)
O dia em que Flea parou de zoar o hair metal por causa de uma banda muito foda
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
O baixista que fez Flea sentir alegria, dor e sofrimento em cada nota
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas
Iron Maiden, Aquiles Priester e a foto de uma vida
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983
Metal Cristão: As 10 melhores bandas, segundo a Hardwired
O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



