Ricky Furlani: entrevista e novo CD do músico
Por Ricardo Soares
Postado em 15 de abril de 2014
1 - Fuzz Up é um disco mais "cru", como foi o processo de composição e quanto tempo durou?
Certas composições vem de longe, "A Cura" por exemplo é a música mais antiga, de 2004. Thank you é de 2006. São músicas que tinha antes de fazer o disco da SUPEROVERDRIVE que acabaram ficando na gaveta.
GNK e SWEET vieram de 2010. Fuzz UP, de 2012 e Fixing the Hyperdrive de 2013, de ultima hora acabou saindo como principal música do CD. Essa música me deu muita força, preencheu o CD com a música que faltava!
2 - O disco conta com participações especiais de grandes nomes, a escolha destes músicos foi exatamente pela musicalidade ou teve outro motivo?
A musicalidade sempre em primeiro lugar, afinal, tudo se faz pela música. O Sandro Feliciano(baterista) neste CD, foi um grande parceiro, ajudou muito, O CD não seria o que é sem ele. Os baixistas escolhidos são todos em primeiro lugar grandes músicos, e este é sempre o motivo para a escolha. Foi uma grande honra em ter todos, em especial o Philip Bynoe, o qual eu era fã desde seu primeiro trabalho com o Steve Vai em 1997 no G3.
3 - Qual a sua maior preocupação quando vai gravar um álbum?
Cada álbum tem preocupações distintas, pois estamos em estágios diferentes, com idades diferentes. Esta resposta seria muito diferente na época dos outros outros álbuns. Neste caso, foi deixar o arranjo mais cru e natural possível, mas tentando o máximo de precisão e o perfeccionismo que tínhamos capacidade de executar.
4 -Como definiu o repertório do álbum? Foi feita uma pré-produção? E qual o conceito adotado na escolha das músicas depois de compostas?
Não foi um álbum pré-concebido, foram retalhos desde a época pós o disco TALKING(2003) até o ano de sua gravação, 2012,2013. Mas apesar de terem músicas mais antigas, o álbum foi gravado na mesma época com e com o conceito do álbum já estabelecido. Assim as músicas tomaram uma forma que deixaram o álbum uniforme em termos sonoros e de estética, mas diversificado em sua execução.
5 - Que equipamento você costuma usar ao vivo e o que usou nas gravações?
Uso Amps Gato preto, plugado no SHRED PRO da NIG com o anlago tap tempo da NIG, pus um rotovibe e as vezes um reverb. Uso também o Octafuzz da Nig e o OCD FULLTONE. Uso também um Orange 50wts, outro 15wts caixas 1x12, 2x12 e 4x12. Tenho muitos pedais, gosto de todos eles, mas os organizo e monto o SET UP de acordo com a ocasião. Não dá pra ter 20 pedais num Pedalboard.
6 - A versão da música "Between the line" de sua banda Super Over Drive ficou excelente! Como surgiu a ideia de fazer uma versão instrumental de uma música que originalmente tem vocal?
Não sei explicar, essa música tem uma vibe muito boa, e como faço muitas apresentações em forma "workshop", foi natural começar a tirar um som em cima do playback dela. Aí surgiu a ideia de registra a versão instrumental.
7 – E a banda SOD? Planos para um novo disco?
Planos para o ano que vem! É um trato! No SuperOverdrive além do som, falamos de amor ao próximo, conscientização com a realidade exterior, incentivamos o auto-conhecimento e pesquisa de conhecimento alternativo e a negação da imposição da "Matrix". A mensagem é muito importante às pessoas que querem recebe-la.
8 – Você sempre teve sua imagem e timbre associado ao modelo Les Paul, porém em Fuzz Up percebe-se nitidamente timbres mais "estalados" de strato (muito bons por sinal). Esse "mix" de timbres foi planejado?
A Les Paul tem sons que só ela pode gerar. Assim como a Strato. Apesar de ter usado 80% a Les Paul, tive momentos com a Strato maravilhosa que uso do luthier Igor Petinatti. Teve músicas que eu gravei valendo com as duas pra saber qual seria mais adequada para o a música.
9 – O clip de "New Memories" ficou sensacional! Pretende produzir clips de outras faixas do disco?
Vamos produzir sim, está nos planos ainda para este semestre. Juntamente com meu parceiro Ricardo Dettmer, da 360HDR.
10 – Há alguma previsão de shows de lançamento do CD?
Sim, ainda para este semestre estamos esperando a confirmação de datas.
11 – Além do seu trabalho solo e com a banda SOD você também dá aulas de guitarra. Como faz pra conciliar tantas atividades?
Boa pergunta! (risos) Acho que durmo é pouco. O importante é manter o foco e não desperdiçar o tempo!
12 - Muito obrigado pela entrevista. Deixe uma mensagem aos leitores
Sejam sempre verdadeiros e acreditem no potencial de vcs! E claro, mãos a obra! Nada cai do céu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O dia que Rogério Skylab disse que papo com Rafael Bittencourt o fez sentir falta do Monark
Dez solos de guitarra muito bonitos que vão te conquistar
A música do Pink Floyd que Roger Waters confessou amar o vocal de David Gilmour


Lars Ulrich, do Metallica, quase saiu no tapa com Lou Reed
Axl Rose conta por que fica saindo do palco o tempo todo nos shows do Guns N' Roses
Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"
"Como eles ficarão putos se são bilionários?", diz líder do Destruction sobre Metallica
A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo



