Pink Floyd pede que os Stones boicotem Israel em carta aberta
Por Fernando Portelada
Fonte: Hennemusic
Postado em 05 de maio de 2014
Os ex-membros do PINK FLOYD, Roger Waters e Nick Mason, escreveram uma carta aberta ao ROLLING STONES, que foi publicada na Salon Magazine, encorajando a banda a boicotar Israel, cancelando sua apresentação em 4 de junho em Tel Aviv.
Aqui está a carta completa, cortesia da Salon:
"Com as recentes notícias que o ROLLING STONES vai tocar seu primeiro concerto em Israel, e esse é um momento crítico em nossa luta pela liberdade da Palestina e direitos igualitários, nós, os dois fundadores sobreviventes do PINK FLOYD, nos unimos em apoio ao Boicote, Desinvestimentos e Sanções (BDS), um movimento crescente e não violento de direitos humanos iniciado pela sociedade Palestina em 2005 para finalizar a ocupação de Israel, discriminação racial e negação dos direitos dos palestinos.
O Movimento BDS é moldado através de outros movimentos não violentos que ajudaram a terminar as leis Jim Crow [separatistas raciais] no Sul dos EUA e o apartheid na África do Sul. Na verdade, figuras chaves que ajudaram a libertar a África do sul, como o Arcebispo Desmond Tutu e Ahmed Katrhada, uma pessoa muito próxima a Mandela, já apoiam o BDS pelos direitos da Palestina. O BDS oferece a todos nós uma maneira não violenta de colocar pressão no governo Israelense para o entendimento que estas injustiças contra as pessoas da Palestina são inaceitáveis e insustentáveis, tanto legalmente como moralmente."
O movimento não advoga uma moldura política em particular, um governo ou dois, e nós também não. Ao invés disso, nós clamamos por uma resolução que traga liberdade, justiça e direitos iguais para todos, independentemente da identidade e que não cause um adicional sofrimento aos outros.
Então, às bandas que tem intenção de tocar em Israel em 2014, nós imploramos que vocês reconsiderem. Tocar em Israel agora é moralmente equivalente a tocar em Sun City no auge do Apartheid da África do Sul; independe de suas intenções, cruzar esta linha dá propaganda ao governo Israelense e ele vai usar isso em suas tentativas de mascarar as políticas de injustiça neste regime racial.
Nós estamos próximos do pico de consciência global que vai negar o direito que a Palestina teve e o devastador impacto em gerações de pessoas, e isso precisa de nosso apoio agora mais do que nunca. Consequentemente nós encorajamos você, amigo artista, a se perguntar o que você faria se forçado a viver sob estas leis discriminatórias e militares por décadas. Se a resposta é que você iria resistir até o prevalecimento da justiça, nós lhe pedimos para ser um dos campeões do BDS como um meio não violento e coletivo de assegurar um futuro para todos. Se você não tocaria na Sun City naquela época, como vocês, ROLLING STONES, não fizeram, então não toque em Tel Aviv até que a liberdade reine e direitos igualitários seja a i da região."
Até o momento os ROLLING STONES não responderam à carta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Slayer quase foi à falência nos anos 2000 por causa de processo ligado a assassinato
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Alissa White-Gluz admite ter sacrificado demais pela música e hoje pensa diferente
Edu Falaschi lança "Intuição", single em português com participação de Rafael Bittencourt
A música do Led Zeppelin que mudou para sempre a vida do guitarrista Slash
O maior baterista de todos os tempos, segundo o lendário Alice Cooper
Por que rock ficou pra trás e não está na mídia igual outros estilos, segundo Marcos Kleine


A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
David Gilmour estava inseguro até uma música devolver sua confiança no Pink Floyd
Quem é dono do Pink Floyd? Como Roger Waters, Gilmour e Sony "dividem" a marca hoje
O som de guitarra do Pink Floyd que nasceu por causa de um erro
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Como o Pink Floyd chegou ao nº 1 com uma capa de álbum que até hoje não faz sentido
O clássico do Pink Floyd que deixa Geddy Lee, do Rush, com lágrimas nos olhos



