Pink Floyd pede que os Stones boicotem Israel em carta aberta
Por Fernando Portelada
Fonte: Hennemusic
Postado em 05 de maio de 2014
Os ex-membros do PINK FLOYD, Roger Waters e Nick Mason, escreveram uma carta aberta ao ROLLING STONES, que foi publicada na Salon Magazine, encorajando a banda a boicotar Israel, cancelando sua apresentação em 4 de junho em Tel Aviv.
Aqui está a carta completa, cortesia da Salon:
"Com as recentes notícias que o ROLLING STONES vai tocar seu primeiro concerto em Israel, e esse é um momento crítico em nossa luta pela liberdade da Palestina e direitos igualitários, nós, os dois fundadores sobreviventes do PINK FLOYD, nos unimos em apoio ao Boicote, Desinvestimentos e Sanções (BDS), um movimento crescente e não violento de direitos humanos iniciado pela sociedade Palestina em 2005 para finalizar a ocupação de Israel, discriminação racial e negação dos direitos dos palestinos.
O Movimento BDS é moldado através de outros movimentos não violentos que ajudaram a terminar as leis Jim Crow [separatistas raciais] no Sul dos EUA e o apartheid na África do Sul. Na verdade, figuras chaves que ajudaram a libertar a África do sul, como o Arcebispo Desmond Tutu e Ahmed Katrhada, uma pessoa muito próxima a Mandela, já apoiam o BDS pelos direitos da Palestina. O BDS oferece a todos nós uma maneira não violenta de colocar pressão no governo Israelense para o entendimento que estas injustiças contra as pessoas da Palestina são inaceitáveis e insustentáveis, tanto legalmente como moralmente."
O movimento não advoga uma moldura política em particular, um governo ou dois, e nós também não. Ao invés disso, nós clamamos por uma resolução que traga liberdade, justiça e direitos iguais para todos, independentemente da identidade e que não cause um adicional sofrimento aos outros.
Então, às bandas que tem intenção de tocar em Israel em 2014, nós imploramos que vocês reconsiderem. Tocar em Israel agora é moralmente equivalente a tocar em Sun City no auge do Apartheid da África do Sul; independe de suas intenções, cruzar esta linha dá propaganda ao governo Israelense e ele vai usar isso em suas tentativas de mascarar as políticas de injustiça neste regime racial.
Nós estamos próximos do pico de consciência global que vai negar o direito que a Palestina teve e o devastador impacto em gerações de pessoas, e isso precisa de nosso apoio agora mais do que nunca. Consequentemente nós encorajamos você, amigo artista, a se perguntar o que você faria se forçado a viver sob estas leis discriminatórias e militares por décadas. Se a resposta é que você iria resistir até o prevalecimento da justiça, nós lhe pedimos para ser um dos campeões do BDS como um meio não violento e coletivo de assegurar um futuro para todos. Se você não tocaria na Sun City naquela época, como vocês, ROLLING STONES, não fizeram, então não toque em Tel Aviv até que a liberdade reine e direitos igualitários seja a i da região."
Até o momento os ROLLING STONES não responderam à carta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps