The Doors: influências latinas do primeiro álbum
Por Junior Cardoso
Postado em 16 de outubro de 2014
Os anos 60 foi uma década muito importante para o cenário musical mundial, nessa época houve uma grande orda de bandas de rock que misturavam seus estilos iniciais com outros quaisquer, fazendo assim surgir um sincretismo musical onde se encontravam o Blues e o Jazz misturados com instrumentos indianos, música clássica ou ritmos latinos. Dentre os grupos musicais que surgiram nesse tempo, um em especial se destaca por ser precursor, nos EUA, da psicodélica cena que viria à tona nos anos 70, o The Doors. Uma banda que é caracterizada principalmente por sua experimentação musical, utilizando sempre letras poéticas e impactantes para a época, além da própria mistura de estilo que havia no grupo.
Nessas misturas, podemos pegar em especial o estilo latino contido, principalmente, em algumas músicas do primeiro álbum auto-intitulado da banda, The Doors (1967). Essa influência veio principalmente do músico Robby Kreiger (guitarra) que se diferenciava dos outros membros da banda por ter em seu estilo próprio a música latina, tanto é que o guitarrista não usava palheta (tocava dedilhando) isso fazia com que suas progressões de acordes e solos lembrassem muito um músico de flamenco tocando numa guitarra elétrica.
Já na primeira música desse álbum, Break On Through, podemos notar a influência sul-americana que o The Doors pegou quando observamos o ritmo levado por John Densmore (bateria), claramente de bossa nova, essa foi a primeira grande contribuição do baterista para o estilo. Em outras músicas, o gênero continua a se acentuar, como é o caso de quarta faixa, Twentieth Century Fox, a parte logo após o refrão é marcada pelos acordes de guitarra usados, de certa forma, no latin groove; essa sequência consiste em descer um tom a cada tempo da música e, na última batida, descer apenas meio tom. Logo após, vem a quinta música do álbum, Alabama Song, que se pode notar bem sutilmente ao longo da música e no solo, alguns ‘’riffs’’ de viola flamenca adicionado com o efeito de eco.
A sexta canção, além de ser o maior single da banda, veio com alguns traços latinos. Dessa vez, a introdução. levada principalmente pelo tecladista Ray Manzarek, lembra muito o estilo lambada, que é seguido, já nos primeiros versos, pela guitarra e o teclado acompanhando a voz de Jim Morrison com apenas dois acordes, já a bateria de Densmore volta a levar uma batida meio bossa nova, como na primeira música, porém, de um jeito mais leve. Por fim, o solo de guitarra de Krieger utiliza vários métodos como os modos gregos (escala dórica); escala cromática; escala pentatônica menor (normalmente utilizada para o blues); além de dedilhar os próprios solos como num violão, tudo isso para compor uma harmonia meio hispânica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Regis Tadeu e as razões para o desinteresse pelo rock no Brasil e no mundo
A música com letra pessimista que se tornou um mega hit e bateu 2 bilhões no Spotify
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977


A canção que fez Ray Manzarek decidir montar os Doors com Jim Morrison
4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
O dia em que guitarrista do The Doors tocou na TV com olho roxo devido a soco recebido
Bandas que duraram pouco tempo, mas ficaram marcadas para sempre



