Robert Trujillo: "Jaco Pastorius foi o Jimi Hendrix do baixo"
Por Marii Franco
Fonte: Classick Rock
Postado em 03 de dezembro de 2014
Robert Trujillo tocava funk com seu baixo no supergrupo Infectious Grooves - bem como no Suicidal Tendencies - antes de aterrissar no Metallica. Segundo Rob, o lendário Jaco Pastorius foi seu herói no baixo.
Trujillo lançou no mês passado uma campanha de crowdfunding para Jaco: "The Movie", um filme que ele está produzindo, que contará a história do último enigma do baixo a partir do ponto de vista da família, amigos e colegas músicos, incluindo Flea, Joni Mitchell, Sting, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Geddy Lee, Bootsy Collins e Carlos Santana.
Robert: "Quando eu era adolescente, eu tive a sorte de ver Jaco tocar ao menos quatro vezes. E foi uma experiência que abriu meus olhos. Isso mudou minha vida de muitas maneiras, porque foi assim que eu vi que o baixo como instrumento poderia ser levado para o primeiro plano e não ser apenas o cara na parte de trás, segurando-o sobre às escondidas, e sim, que eu poderia estar na frente e no controle".
"Jaco, ele segurou a barra. E a barra estava tão alta que era quase inatingível até um certo grau, mas a grande coisa sobre ele, é que ele inspirou a levar o baixo em outras direções".
"Eu escrevi e criei música com o Jaco em mente. Então, uma banda como Infectious Grooves, foi inspirada por Jaco Pastorius, mas também foi inspirada por bandas como o Metallica ou o Slayer ou o Sex Pistols. Mas no baixo, como baixista, provavelmente minha maior inspiração foi Jaco".
Trujillo acrescenta que espera que o filme aumente a consciência sobre o transtorno bipolar que foi diagnosticado em Pastorius em 1982.
Ele acrescenta: "Queremos que as pessoas entendam o brilhantismo de Jaco, queremos que as pessoas entendam a doença - bipolaridade. Ele não era apenas alguém que bebia muito, era muito mais profundo do que isso".
"Há pessoas nesta terra que nos fornecem incrível energia criativa, seja na arte, na pintura, na ciência ou na música. Eles levam a gente e o instrumento para um lugar que é insondável, um território desconhecido. Hendrix fez isso e Jaco Pastorius foi o Jimi Hendrix de baixo. Mas ele foi além disso, porque ele era um grande compositor e tinha uma performance incrível".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps