Robert Trujillo: "Jaco Pastorius foi o Jimi Hendrix do baixo"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marii Franco, Fonte: Classick Rock, Tradução
Enviar Correções  

Robert Trujillo tocava funk com seu baixo no supergrupo Infectious Grooves - bem como no Suicidal Tendencies - antes de aterrissar no Metallica. Segundo Rob, o lendário Jaco Pastorius foi seu herói no baixo.

Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico

Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Trujillo lançou no mês passado uma campanha de crowdfunding para Jaco: "The Movie", um filme que ele está produzindo, que contará a história do último enigma do baixo a partir do ponto de vista da família, amigos e colegas músicos, incluindo Flea, Joni Mitchell, Sting, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Geddy Lee, Bootsy Collins e Carlos Santana.

Robert: "Quando eu era adolescente, eu tive a sorte de ver Jaco tocar ao menos quatro vezes. E foi uma experiência que abriu meus olhos. Isso mudou minha vida de muitas maneiras, porque foi assim que eu vi que o baixo como instrumento poderia ser levado para o primeiro plano e não ser apenas o cara na parte de trás, segurando-o sobre às escondidas, e sim, que eu poderia estar na frente e no controle".

"Jaco, ele segurou a barra. E a barra estava tão alta que era quase inatingível até um certo grau, mas a grande coisa sobre ele, é que ele inspirou a levar o baixo em outras direções".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Eu escrevi e criei música com o Jaco em mente. Então, uma banda como Infectious Grooves, foi inspirada por Jaco Pastorius, mas também foi inspirada por bandas como o Metallica ou o Slayer ou o Sex Pistols. Mas no baixo, como baixista, provavelmente minha maior inspiração foi Jaco".

Trujillo acrescenta que espera que o filme aumente a consciência sobre o transtorno bipolar que foi diagnosticado em Pastorius em 1982.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ele acrescenta: "Queremos que as pessoas entendam o brilhantismo de Jaco, queremos que as pessoas entendam a doença - bipolaridade. Ele não era apenas alguém que bebia muito, era muito mais profundo do que isso".

"Há pessoas nesta terra que nos fornecem incrível energia criativa, seja na arte, na pintura, na ciência ou na música. Eles levam a gente e o instrumento para um lugar que é insondável, um território desconhecido. Hendrix fez isso e Jaco Pastorius foi o Jimi Hendrix de baixo. Mas ele foi além disso, porque ele era um grande compositor e tinha uma performance incrível".




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músicoDimebag Darrell
Namorada fala sobre a vida e a morte do músico

Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundadorGuns N' Roses
A trágica história do baixista fundador


Sobre Marii Franco

Marii Franco, já passou dos 30 anos, coleciona palhetas, ama gatos e Ramones! Cresceu lendo e escrevendo para a Rock Brigade e sente muita falta da década de 90, para ela, uma das décadas mais divertidas do rock n'roll!

Mais matérias de Marii Franco no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt