Robert Trujillo: "Jaco Pastorius foi o Jimi Hendrix do baixo"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marii Franco, Fonte: Classick Rock, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Robert Trujillo tocava funk com seu baixo no supergrupo Infectious Grooves - bem como no Suicidal Tendencies - antes de aterrissar no Metallica. Segundo Rob, o lendário Jaco Pastorius foi seu herói no baixo.

5000 acessosGhost: James Hetfield curte show da banda no meio da galera5000 acessosHetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica

Trujillo lançou no mês passado uma campanha de crowdfunding para Jaco: "The Movie", um filme que ele está produzindo, que contará a história do último enigma do baixo a partir do ponto de vista da família, amigos e colegas músicos, incluindo Flea, Joni Mitchell, Sting, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Geddy Lee, Bootsy Collins e Carlos Santana.

Robert: "Quando eu era adolescente, eu tive a sorte de ver Jaco tocar ao menos quatro vezes. E foi uma experiência que abriu meus olhos. Isso mudou minha vida de muitas maneiras, porque foi assim que eu vi que o baixo como instrumento poderia ser levado para o primeiro plano e não ser apenas o cara na parte de trás, segurando-o sobre às escondidas, e sim, que eu poderia estar na frente e no controle".

"Jaco, ele segurou a barra. E a barra estava tão alta que era quase inatingível até um certo grau, mas a grande coisa sobre ele, é que ele inspirou a levar o baixo em outras direções".

"Eu escrevi e criei música com o Jaco em mente. Então, uma banda como Infectious Grooves, foi inspirada por Jaco Pastorius, mas também foi inspirada por bandas como o Metallica ou o Slayer ou o Sex Pistols. Mas no baixo, como baixista, provavelmente minha maior inspiração foi Jaco".

Trujillo acrescenta que espera que o filme aumente a consciência sobre o transtorno bipolar que foi diagnosticado em Pastorius em 1982.

Ele acrescenta: "Queremos que as pessoas entendam o brilhantismo de Jaco, queremos que as pessoas entendam a doença - bipolaridade. Ele não era apenas alguém que bebia muito, era muito mais profundo do que isso".

"Há pessoas nesta terra que nos fornecem incrível energia criativa, seja na arte, na pintura, na ciência ou na música. Eles levam a gente e o instrumento para um lugar que é insondável, um território desconhecido. Hendrix fez isso e Jaco Pastorius foi o Jimi Hendrix de baixo. Mas ele foi além disso, porque ele era um grande compositor e tinha uma performance incrível".

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 03 de dezembro de 2014

GhostGhost
James Hetfield curte show da banda no meio da galera

1119 acessosMetallica: veja filmagem profissional de "Hardwired" em Quebec1081 acessosMetallica: Cliff Burton VS Jason Newsted VS Robert Trujillo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

MetallicaMetallica
Lars Ulrich é, sim, um ótimo baterista

MetallicaMetallica
Lars Ulrich, o beijoqueiro da Bay Area

MetallicaMetallica
A paixão sem limites dos brasileiros pelo ícone thrash

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"0 acessosTodas as matérias sobre "Jaco Pastorius"0 acessosTodas as matérias sobre "Suicidal Tendencies"

MetallicaMetallica
Hetfield fala sobre Dave Mustaine, Load e homossexualidade

MalmsteenMalmsteen
"A 1ª vez que fui ao Brasil não consegui acreditar"

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Joey Jordison, do Slipknot, muito antes da fama

5000 acessosMetallica: a lista de exigências da banda em 19835000 acessosTradução - The Wall - Pink Floyd5000 acessosFotos de Infância: Skid Row5000 acessosRecorde: 7 mil guitarristas fazem homenagem a Hendrix5000 acessosKerry King: o Metallica não precisa mais lançar discos5000 acessosJeff Scott Soto: memórias ruins de quando cantou para Malmsteen

Sobre Marii Franco

Marii Franco, já passou dos 30 anos, coleciona palhetas, ama gatos e Ramones! Cresceu lendo e escrevendo para a Rock Brigade e sente muita falta da década de 90, para ela, uma das décadas mais divertidas do rock n'roll!

Mais matérias de Marii Franco no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online