Há 20 anos, as pedras rolaram pela primeira vez do Rolling Stones no Brasil
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Rolling Stones
Postado em 27 de janeiro de 2015
Em 27 de janeiro de 1995, depois de mais de 30 anos de carreira, os ROLLING STONES se apresentaram no Brasil pela primeira vez. A banda divulgava "Voodoo Lounge", seu vigésimo álbum de estúdio lançado em julho de 1994. A "Voodoo Lounge Tour" passou pelo Estádio do Pacaembu em São Paulo nos dias 27, 28 e 30 de janeiro, e pelo Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro em 2 e 4 de fevereiro. A abertura dos shows ficou por conta de BARÃO VERMELHO, Rita Lee e SPIN DOCTORS. Aquela foi a primeira turnê sem o baixista Bill Wyman, que havia deixado o grupo em 1991, sendo substituído por Daryl Jones.
Rolling Stones - Mais Novidades
Em São Paulo, inicialmente haviam sido agendados dois shows para o Estádio do Morumbi. Mas uma semana antes das apresentações o local foi interditado por causa de fissuras encontradas em suas arquibancadas e os organizadores transferiram o evento para o Pacaembu e, por causa da capacidade menor do local, adicionaram uma terceira apresentação.
A estrutura de palco usada pela banda era monstruosa. Foram cerca de 480 toneladas distribuídas em 32 metros de altura, 72 de largura e 26 de profundidade. Ainda havia uma serpente de 30 metros de altura com luzes e que cuspia fogo e um telão de alta definição de fundo. Nunca antes o Brasil tinha visto um espetáculo como aquele.
Houve grande empolgação e expectativa sobre o evento, afinal, era a primeira vez dos ROLLING STONES no país. Os shows, claro, foram recheados de clássicos mesclados com as então recentes canções do álbum "Voodoo Lounge". Os shows de São Paulo foram realizados debaixo de chuva, mas isso não desanimou o público em momento algum, que acompanhou e cantou com a banda do início ao fim. No Rio de Janeiro - onde também choveu - o segundo show, em 4 de fevereiro, foi transmitido ao vivo em TV aberta e o resto do país também pôde acompanhar a apresentação da maior banda de rock de todos os tempos.
O vocalista Mick Jagger comentou sobre a turnê no livro "According to the Rolling Stones": "o que o público queria era muita luz e um toque especial com outros elementos visuais. Na turnê do Voodoo Lounge tínhamos aquela estrutura enorme com um poste bem no meio do palco. Tinha uma ótima aparência. Tivemos que realçar todos aqueles infláveis mexicanos de um jeito para fazê-los parecer como se fossem bonecos sobre algum tipo estranho de santuário religioso."
Depois de passar pelo Brasil, o grupo seguiu para Argentina e Chile e ainda excursionaria por África, Ásia e Oceania antes de encerrar a turnê na Europa, na cidade de Roterdã em 30 de agosto de 1995. Foi estimado que, com 124 apresentações durante pouco mais de um ano, os ROLLING STONES se apresentaram para mais de 6 milhões de pessoas e a arrecadação bruta da "Voodoo Lounge Tour" chegou à casa dos 320 milhões de dólares, sendo a mais lucrativa turnê de todos os tempos até então.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
O show do Pink Floyd que Neil Peart colocou entre os melhores que já viu
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
A canção que fez os Rolling Stones perceberem que aquele cara era o guitarrista certo
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
O artista dos anos 1960 muito à frente dos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Roger Waters detona Mick Jagger e diz que astro só pensa no físico e no próprio saldo bancário
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
A única banda que Slash admite que consegue ouvir a qualquer hora; "ainda são meus favoritos"
A atual visão de Luciana Gimenez sobre como é ter um filho com Mick Jagger


