Há 20 anos, as pedras rolaram pela primeira vez do Rolling Stones no Brasil
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Rolling Stones
Postado em 27 de janeiro de 2015
Em 27 de janeiro de 1995, depois de mais de 30 anos de carreira, os ROLLING STONES se apresentaram no Brasil pela primeira vez. A banda divulgava "Voodoo Lounge", seu vigésimo álbum de estúdio lançado em julho de 1994. A "Voodoo Lounge Tour" passou pelo Estádio do Pacaembu em São Paulo nos dias 27, 28 e 30 de janeiro, e pelo Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro em 2 e 4 de fevereiro. A abertura dos shows ficou por conta de BARÃO VERMELHO, Rita Lee e SPIN DOCTORS. Aquela foi a primeira turnê sem o baixista Bill Wyman, que havia deixado o grupo em 1991, sendo substituído por Daryl Jones.
Rolling Stones - Mais Novidades
Em São Paulo, inicialmente haviam sido agendados dois shows para o Estádio do Morumbi. Mas uma semana antes das apresentações o local foi interditado por causa de fissuras encontradas em suas arquibancadas e os organizadores transferiram o evento para o Pacaembu e, por causa da capacidade menor do local, adicionaram uma terceira apresentação.
A estrutura de palco usada pela banda era monstruosa. Foram cerca de 480 toneladas distribuídas em 32 metros de altura, 72 de largura e 26 de profundidade. Ainda havia uma serpente de 30 metros de altura com luzes e que cuspia fogo e um telão de alta definição de fundo. Nunca antes o Brasil tinha visto um espetáculo como aquele.
Houve grande empolgação e expectativa sobre o evento, afinal, era a primeira vez dos ROLLING STONES no país. Os shows, claro, foram recheados de clássicos mesclados com as então recentes canções do álbum "Voodoo Lounge". Os shows de São Paulo foram realizados debaixo de chuva, mas isso não desanimou o público em momento algum, que acompanhou e cantou com a banda do início ao fim. No Rio de Janeiro - onde também choveu - o segundo show, em 4 de fevereiro, foi transmitido ao vivo em TV aberta e o resto do país também pôde acompanhar a apresentação da maior banda de rock de todos os tempos.
O vocalista Mick Jagger comentou sobre a turnê no livro "According to the Rolling Stones": "o que o público queria era muita luz e um toque especial com outros elementos visuais. Na turnê do Voodoo Lounge tínhamos aquela estrutura enorme com um poste bem no meio do palco. Tinha uma ótima aparência. Tivemos que realçar todos aqueles infláveis mexicanos de um jeito para fazê-los parecer como se fossem bonecos sobre algum tipo estranho de santuário religioso."
Depois de passar pelo Brasil, o grupo seguiu para Argentina e Chile e ainda excursionaria por África, Ásia e Oceania antes de encerrar a turnê na Europa, na cidade de Roterdã em 30 de agosto de 1995. Foi estimado que, com 124 apresentações durante pouco mais de um ano, os ROLLING STONES se apresentaram para mais de 6 milhões de pessoas e a arrecadação bruta da "Voodoo Lounge Tour" chegou à casa dos 320 milhões de dólares, sendo a mais lucrativa turnê de todos os tempos até então.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Jorn Lande revela que não cantaria em todo o álbum de Tony Iommi inicialmente
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O clássico do Aerosmith que Steven Tyler escreveu com raiva da mulher de Joe Perry
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
O melhor álbum de rock de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos


Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
Rolling Stones anuncia reedição do álbum "Foreign Tongues" com 5 faixas extras
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
A cantora em quem Keith Richards votou como a maior de todos os tempos
A única banda que Slash admite que consegue ouvir a qualquer hora; "ainda são meus favoritos"


