Robert Johnson: O avô do Rock N' Roll e protagonista do mito do Bluesman da encruzilhada
Por Edu Leocádio
Fonte: Foundação Robert Johnson Blues
Postado em 05 de janeiro de 2015
O cenário atual do Rock n' Roll está tão branco que nem parece descender da música negra estadunidense. Hoje, de fato parece que o Rock e seus subgêneros - que vieram do Rockabilly, que veio do blues - são invenções da elite e de brancos intelectuais, o que é um grande engano, na verdade. Não importa se você escuta um bom Heavy Metal, Hard Rock ou qualquer gênero com origem Rock N' Roll, porque todos estes estilos possuem um ancestral em comum: O Blues! Ou melhor, a música negra estadunidense no geral.
Assumo precisar realmente estudar melhor sobre o contexto histórico-social da música negra americana e também sobre a própria história e conquista dos afro-americanos, mas, não preciso ser um gênio para perceber o quanto o blues influenciou a música popular mundial e principalmente dentro do Rock N' Roll - que poderia até ser considerado talvez o neto do blues e filho do Rockabilly. E como falar de blues sem lembrar do grande Robert Johnson?
Robert Johnson - Mais Novidades
Diz a lenda que Robert teria esperado na encruzilhada das vias 61 e 49, quando o diabo em forma de homem teria tomado seu violão e o afinado em outra tonalidade e em troca do reconhecimento, Johnson teria vendido sua alma para ele. Mas os não supersticiosos acreditam que estes boatos tenham sido inventados como uma tentativa de tentar explicar o porquê do nível musical de Robert ser tão alto. Pode-se entender este questionamento em relação a lenda avaliando que, Johnson estava em um nível guitarrístico muito além de sua época. Era um músico revolucionário dentro da música e que só aparenta estar além de sua época, porque as gerações futuras o tiveram como referência e influência.
Há quem diga que Robert morreu envenenado pelo dono de um bar, outros que ele teria sido assassinado, mas a lenda da encruzilhada diz que Johnson teria sido perseguido por cães negros, enviados pelo diabo para pegar sua alma. De fato, não se sabe ao certo o motivo de sua morte, mas infelizmente Robert morreu com aproximadamente 27 anos - e é mais um dos artistas da lista dos 27. Fico imaginando se, mesmo com uma carreira curta Johnson revolucionou e serviu tanto de influência para as revoluções guitarrísticas posteriores a sua morte, caso ele tivesse vivido mais, hoje, muitas coisas poderiam estar mais avançadas, ou não. Talvez o impacto do Hendrix não tivesse tido tanto efeito, mas de qualquer forma, o blues de Johnson deixou seu legado na história do Rock N' Roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida


Music Radar: dez guitarras que mudaram a música


