Robert Johnson: O avô do Rock N' Roll e protagonista do mito do Bluesman da encruzilhada
Por Edu Leocádio
Fonte: Foundação Robert Johnson Blues
Postado em 05 de janeiro de 2015
O cenário atual do Rock n' Roll está tão branco que nem parece descender da música negra estadunidense. Hoje, de fato parece que o Rock e seus subgêneros - que vieram do Rockabilly, que veio do blues - são invenções da elite e de brancos intelectuais, o que é um grande engano, na verdade. Não importa se você escuta um bom Heavy Metal, Hard Rock ou qualquer gênero com origem Rock N' Roll, porque todos estes estilos possuem um ancestral em comum: O Blues! Ou melhor, a música negra estadunidense no geral.
Assumo precisar realmente estudar melhor sobre o contexto histórico-social da música negra americana e também sobre a própria história e conquista dos afro-americanos, mas, não preciso ser um gênio para perceber o quanto o blues influenciou a música popular mundial e principalmente dentro do Rock N' Roll - que poderia até ser considerado talvez o neto do blues e filho do Rockabilly. E como falar de blues sem lembrar do grande Robert Johnson?
Robert Johnson - Mais Novidades
Diz a lenda que Robert teria esperado na encruzilhada das vias 61 e 49, quando o diabo em forma de homem teria tomado seu violão e o afinado em outra tonalidade e em troca do reconhecimento, Johnson teria vendido sua alma para ele. Mas os não supersticiosos acreditam que estes boatos tenham sido inventados como uma tentativa de tentar explicar o porquê do nível musical de Robert ser tão alto. Pode-se entender este questionamento em relação a lenda avaliando que, Johnson estava em um nível guitarrístico muito além de sua época. Era um músico revolucionário dentro da música e que só aparenta estar além de sua época, porque as gerações futuras o tiveram como referência e influência.
Há quem diga que Robert morreu envenenado pelo dono de um bar, outros que ele teria sido assassinado, mas a lenda da encruzilhada diz que Johnson teria sido perseguido por cães negros, enviados pelo diabo para pegar sua alma. De fato, não se sabe ao certo o motivo de sua morte, mas infelizmente Robert morreu com aproximadamente 27 anos - e é mais um dos artistas da lista dos 27. Fico imaginando se, mesmo com uma carreira curta Johnson revolucionou e serviu tanto de influência para as revoluções guitarrísticas posteriores a sua morte, caso ele tivesse vivido mais, hoje, muitas coisas poderiam estar mais avançadas, ou não. Talvez o impacto do Hendrix não tivesse tido tanto efeito, mas de qualquer forma, o blues de Johnson deixou seu legado na história do Rock N' Roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
Justin Sargent fala pela primeira vez como novo vocalista do Skid Row
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
Por que Bruce Dickinson nem sempre entende as letras das músicas que escreve
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
A obsessão de Elton John no auge da fama, segundo Bernie Taupin
O mega sucesso da Legião que Renato Russo não queria escrever a letra por preguiça
A música do Metallica que Kurt Cobain não parava de pedir para Kirk Hammett
A banda de Rock Progressivo que apresentou o som do Metal para o Black Sabbath

O guitarrista que assustou Eric Clapton e depois virou uma obsessão
Robert Johnson: foto inédita do músico, "terceira" que se tem conhecimento, é divulgada



