Robert Johnson: O avô do Rock N' Roll e protagonista do mito do Bluesman da encruzilhada
Por Edu Leocádio
Fonte: Foundação Robert Johnson Blues
Postado em 05 de janeiro de 2015
O cenário atual do Rock n' Roll está tão branco que nem parece descender da música negra estadunidense. Hoje, de fato parece que o Rock e seus subgêneros - que vieram do Rockabilly, que veio do blues - são invenções da elite e de brancos intelectuais, o que é um grande engano, na verdade. Não importa se você escuta um bom Heavy Metal, Hard Rock ou qualquer gênero com origem Rock N' Roll, porque todos estes estilos possuem um ancestral em comum: O Blues! Ou melhor, a música negra estadunidense no geral.
Assumo precisar realmente estudar melhor sobre o contexto histórico-social da música negra americana e também sobre a própria história e conquista dos afro-americanos, mas, não preciso ser um gênio para perceber o quanto o blues influenciou a música popular mundial e principalmente dentro do Rock N' Roll - que poderia até ser considerado talvez o neto do blues e filho do Rockabilly. E como falar de blues sem lembrar do grande Robert Johnson?
Robert Johnson - Mais Novidades
Diz a lenda que Robert teria esperado na encruzilhada das vias 61 e 49, quando o diabo em forma de homem teria tomado seu violão e o afinado em outra tonalidade e em troca do reconhecimento, Johnson teria vendido sua alma para ele. Mas os não supersticiosos acreditam que estes boatos tenham sido inventados como uma tentativa de tentar explicar o porquê do nível musical de Robert ser tão alto. Pode-se entender este questionamento em relação a lenda avaliando que, Johnson estava em um nível guitarrístico muito além de sua época. Era um músico revolucionário dentro da música e que só aparenta estar além de sua época, porque as gerações futuras o tiveram como referência e influência.
Há quem diga que Robert morreu envenenado pelo dono de um bar, outros que ele teria sido assassinado, mas a lenda da encruzilhada diz que Johnson teria sido perseguido por cães negros, enviados pelo diabo para pegar sua alma. De fato, não se sabe ao certo o motivo de sua morte, mas infelizmente Robert morreu com aproximadamente 27 anos - e é mais um dos artistas da lista dos 27. Fico imaginando se, mesmo com uma carreira curta Johnson revolucionou e serviu tanto de influência para as revoluções guitarrísticas posteriores a sua morte, caso ele tivesse vivido mais, hoje, muitas coisas poderiam estar mais avançadas, ou não. Talvez o impacto do Hendrix não tivesse tido tanto efeito, mas de qualquer forma, o blues de Johnson deixou seu legado na história do Rock N' Roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O disco de hip-hop que fez a cabeça dos irmãos Cavalera nos anos 80
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"




