Robert Johnson: O avô do Rock N' Roll e protagonista do mito do Bluesman da encruzilhada

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Edu Leocádio, Fonte: Foundação Robert Johnson Blues
Enviar Correções  

O cenário atual do Rock n' Roll está tão branco que nem parece descender da música negra estadunidense. Hoje, de fato parece que o Rock e seus subgêneros - que vieram do Rockabilly, que veio do blues - são invenções da elite e de brancos intelectuais, o que é um grande engano, na verdade. Não importa se você escuta um bom Heavy Metal, Hard Rock ou qualquer gênero com origem Rock N' Roll, porque todos estes estilos possuem um ancestral em comum: O Blues! Ou melhor, a música negra estadunidense no geral.

Robert Johnson: foto inédita do músico, "terceira" que se tem conhecimento, é divulgadaGuns N' Roses: a história da saída de cada integrante

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Assumo precisar realmente estudar melhor sobre o contexto histórico-social da música negra americana e também sobre a própria história e conquista dos afro-americanos, mas, não preciso ser um gênio para perceber o quanto o blues influenciou a música popular mundial e principalmente dentro do Rock N' Roll - que poderia até ser considerado talvez o neto do blues e filho do Rockabilly. E como falar de blues sem lembrar do grande Robert Johnson?


Diz a lenda que Robert teria esperado na encruzilhada das vias 61 e 49, quando o diabo em forma de homem teria tomado seu violão e o afinado em outra tonalidade e em troca do reconhecimento, Johnson teria vendido sua alma para ele. Mas os não supersticiosos acreditam que estes boatos tenham sido inventados como uma tentativa de tentar explicar o porquê do nível musical de Robert ser tão alto. Pode-se entender este questionamento em relação a lenda avaliando que, Johnson estava em um nível guitarrístico muito além de sua época. Era um músico revolucionário dentro da música e que só aparenta estar além de sua época, porque as gerações futuras o tiveram como referência e influência.

Há quem diga que Robert morreu envenenado pelo dono de um bar, outros que ele teria sido assassinado, mas a lenda da encruzilhada diz que Johnson teria sido perseguido por cães negros, enviados pelo diabo para pegar sua alma. De fato, não se sabe ao certo o motivo de sua morte, mas infelizmente Robert morreu com aproximadamente 27 anos - e é mais um dos artistas da lista dos 27. Fico imaginando se, mesmo com uma carreira curta Johnson revolucionou e serviu tanto de influência para as revoluções guitarrísticas posteriores a sua morte, caso ele tivesse vivido mais, hoje, muitas coisas poderiam estar mais avançadas, ou não. Talvez o impacto do Hendrix não tivesse tido tanto efeito, mas de qualquer forma, o blues de Johnson deixou seu legado na história do Rock N' Roll.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Robert Johnson: foto inédita do músico, terceira que se tem conhecimento, é divulgadaRobert Johnson
Foto inédita do músico, "terceira" que se tem conhecimento, é divulgada


Alguns dos maiores mitos do Rock n' RollAlguns dos maiores mitos do Rock n' Roll

Robert Johnson: foto inédita do músico, terceira que se tem conhecimento, é divulgadaRobert Johnson
Foto inédita do músico, "terceira" que se tem conhecimento, é divulgada


Guns N' Roses: a história da saída de cada integranteGuns N' Roses
A história da saída de cada integrante

Rock, Revolução e SatanismoRock, Revolução e Satanismo


Sobre Edu Leocádio

Nascido em 1996, carioca e meritiense. Guitarrista e violonista cristão. Caminhando no rumo esquerdo da vida.

Mais matérias de Edu Leocádio no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor