Vinil para iniciantes: como ouvir "Machine Head", do Deep Purple
Por Álvaro Augsten
Fonte: Vinil s.a.
Postado em 19 de fevereiro de 2015
Guiazinho básico pra quem tá começando a curtir um vinil, mas ainda se vê meio que perguntando "por que esse som é melhor mesmo?" Bem, primeira coisa é uma vitrola que preste com uma agulha razoável, sem esculhambação. Com equipamento podre, o som vai ser idem.
Pra começar a curtir o som do vinil, pra galera do rock, eu recomendo Deep Purple, Pink Floyd, Black Sabbath e Led Zeppelin. São bandas a principio fáceis de gostar, mas com LADOS B simplesmente fantásticos que ficam esquecidos em outro formanto que não o VINIL.
Pra provar o ponto e me contradizer ao mesmo tempo, vamos ficar com DEEP PURPLE, em especial o disco MACHINE HEAD, e mais especificamente ainda o mega-clássico-que-beira-o-cliché-a-essa-altura-do-campeonato SMOKE ON THE WATER, que abre o LADO B.
Tá, beleza, todo mundo conhece aquele riff, tudo mundo já baixou e ouviu no youtube trocentas vezes. Mas você já parou pra ESCUTAR? vamos lá, igual Jack o Estripador: por partes...
a. Primeiro entra a guitarra, de um lado apenas do Stereo (do esquerdo, se minhas caixas não estiverem trocadas). Numa boa edição do disco, nota-se o timbre de uma Fender Stratocaster, sem o ataque da palheta. Isso já da pra saber de antemão, tratando-se de Ritchie Blackmore- mas tente perceber isso de fato no SOM. A guitarra é quase limpa, a pegada firme, mas sem agressividade.
b. Dobrando o riff, o Órgão. De imediato, percebe-se o PESO do Hammond B3, claramente sem o amplicador Leslie. O peso é devido à DISTORÇÃO proporcionada pelo amplificador Marshall (pra guitarras) usado por Jon Lord.
c. junto com o Orgão, o cymbal e depois a caixa de Ian Paice começam a marcar o tempo. O prato é seco e a caixa idem, atestando a pegada certeira de Paice, pouco afeito a exageros [com alguns segundos de música, já se evidencia a genialidade da banda, com essa "dicotomia invertida de peso", onde a guitarra é limpa e as teclas distorcidas.]
c. A entrada cadenciada do Baixo cimenta (junto com a caixa de Paice) o ritmo espinhal da composição. Novamente, em um bom vinil, nota-se a rouquidão do baixo Riquenbacker tocado com palheta por Roger Glover, um tom seco e que não se delonga (esse estilo forte, marcado, foi levado às conclusões extremas com o GALOPE de STEVE HARRIS)
[com o peso do Baixo e teclados, a guitarra e a bateria ficam mais leves, 'soltas', reforçando ainda mais a tal "dicotomia invertida de peso'". Ao vivo, o 'interplay' entre Blackmore e Paice era fenomenal... vide STRANGE KIND OF WOMAN no album MADE IN JAPAN]
d. Mr. Gillan entra, com sua voz única, que dispensa comentários, pra contar a história de um show do Frank Zappa que terminou em um incéndio. Note os agudos, como ficam arredondados.
É só prestar atenção que o Rock vai te penetrar! rá!
saludos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
Jim Root entende que novo álbum do Slipknot irá "magoar algumas pessoas"
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
O astro do rock que "deu aula" no Rock in Rio 2026, segundo Gastão Moreira
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Jim Root admite que último álbum do Slipknot não foi bom
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
Guitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os tempos
Seria do Iron Maiden o melhor álbum de heavy metal de todos os tempos?
Lobão faz ranking com seus cinco melhores bateristas de todos os tempos

A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
Ritchie Blackmore admite que reencontro com Deep Purple poderia ter desandado
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
O "Smoke on the Water" do Scorpions, segundo Rudolf Schenker
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
O ex-beatle que "invadiu" show pra tocar com Deep Purple e só sabia "Smoke on the Water"
Bruce Dickinson: vocalista revela o seu "Deus do rock" e qual música o iniciou no metal



