Megadeth: como são divididos os royalties da banda?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fernando Portelada, Fonte: Blabbermouth, Tradução
Enviar Correções  

Rodney Holder do Music Business Fact conduziu em 2015 uma entrevista com o baixista do MEGADETH, David Ellefson. Você pode conferir alguns trechos transcritos abaixo.

Sobre como são divididos os royalties do MEGADETH:

"Bem, é diferente em todas as bandas. E eu acho que tudo é diferente. Eu trabalhei em grupos onde era um por todos e todos por um, eu trabalhei em grupos onde, você sabe, após um tempo os papeis são redefinidos, e você percebe, que eu e o guitarrista ou o vocalista estávamos fazendo a maior parte da composição, então você realmente quer compartilhar isso como todo mundo? Bem, se você não está disposto a aparecer e fazer parte do processo, então não, você não quer.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No MEGADETH, desde o primeiro dia, foi sobre quem é parte do processo de composição. Não tenho liberdade para falar das finanças do MEGADETH, mas nós passamos por diferentes cenários com isso. E nós tentamos achar uma fórmula... E ela realmente muda de disco para disco. Nós tentamos achar algo que seja justo para todos, que faça todos se sentirem bem, porque se você for um grupo, e se você está na estrada, está fazendo turnê para divulgar algo, está lá fora por um ano ou dois para divulgar o disco, é importante que as pessoas se sintam parte das coisas também.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Essa é, provavelmente, a parte mais difícil de se estar em uma banda, especialmente em um grupo que está por aí há tanto tempo. Há esse núcleo criativo no grupo agora, e sempre tivemos alguns novos membros. Os novos membros merecem tanto quanto os membros de longa data? Então sempre tem essas questões e coisas que eu acho que, primeiramente, você deve discutir com o grupo e chegar a um resultado que faça você se sentir bem. E eu acho que provavelmente todas as bandas... todos os grupos de dois ou mais músicos, lidam com esse exato problema em algum momento de sua jornada...

publicidade

Existem outros cenários também, onde você tem um primeiro álbum e os cinco caras da banda recebem crédito e provavelmente dividem os direitos. E então, quando esse disco explode e vende milhões, todos da banda fazem dinheiro... E se estar falido não quebra uma banda, estar rico certamente vai [risos].

E no próximo disco você vê, um cara escreveu essa música, ou dois caras escreveram essa música. Então, de repente, o amor fraternal de ‘estamos todos juntos’, isso acabou assim que os milhões começaram a chegar. Eu escrevi sobre isso em minha autobiografia, sobre ver as pessoas fazerem dinheiro com composição e como isso é realmente um bom motivador para você aprender essa arte. Mas não deve ser a única motivação, como: ‘Eu quero fazer dinheiro, vou começar a compor umas músicas’. Porque algumas pessoas simplesmente têm esse dom natural e outras pessoas não. Não é sua especialidade. [...]

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um bom compositor pode prover uma boa vida e uma grande experiência para todas as pessoas ao redor – os músicos, os agentes, todo o time que é necessário para se montar uma banda na estrada. Então, em algum nível, mesmo que você não tenha o maior salário do grupo, aprenda a ser grato porque ao menos você é parte disso."


Goo336 Cli336 WhiFin Goo336 GooAdHor