Issa Oversveen: com música de ex-Dimmu Borgir ao trono do Melodic Rock
Por Carlos Garcia
Fonte: site Road to Metal
Postado em 10 de março de 2015
Legítima herdeira de grandes vocalistas do Melodic Rock e AOR, como ANN WILSON (HEART), ROBIN BECK e MARIE FREDRIKSSON (ROXETTE), a norueguesa ISABELL OVERSVEEN, ou simplesmente ISSA, típica escandinava de 1,75 cm de altura e puro talento, iniciou jovem na cena, fazendo participações em diversas bandas de Metal na noruega, além de cantar em bandas covers, mas foi através de um show de talentos para o canal Fox Kids, onde sagrou-se vencedora, interpretando uma canção chamada "Fade Away", composta por um ex-membro do DIMMU BORGIR, Stian Aarstad, que começaram a abrir mais portas, até suas demos chegarem a gravadora Italiana Frontiers, que ofereceu um contrato, o que já resultou em 4 álbuns bem sucedidos e aclamados pelo público de Melodic Rock e AOR.
O site Road to Metal conversou com Issa, que está divulgando o recém lançado "Crossfire", que traz, além da maravilhosa voz da norueguesa, vários convidados de renome no estilo, como STEVE OVERLAND (FM) e os gêmeos Tom e James Martin, para saber um pouco mais da sua carreira e deste novo trabalho, que vai lhe garantir mais alguns passos para colocar-se como sucessora definitiva das grandes cantoras do estilo.
RtM: Oi Issa, obrigado pela sua atenção, em primeiro lugar, eu gostaria que você nos contasse um pouco mais sobre o seu quarto álbum, "Crossfire", o que os fãs podem esperar, e quais são suas expectativas?
Issa: Heya, e obrigado pelo contato ... Como você pode entender, eu estou muito animada com o lançamento deste álbum. "Crossfire" levou dois anos para ficar pronto e algumas dessas músicas já foram escritas há uns 5 anos atrás. "Crossfire" tem muitos teclados, grandes coros e grandes canções, para resumir. Eu acho que este álbum vai mostrar uma sensação AOR mais pura, até um pouco como Roxette.
RtM: E comparando com os primeiros álbuns, o que você tentou fazer diferente neste novo?
Issa: Eu tenho esta "coisa" sobre não fazer cada álbum soar igual. Eu acho que as pessoas mudam com o tempo e assim é a música que sai de nós, eu sempre tento fazer o que eu sinto, como me encontrava nesse momento. "Crossfire" é diferente de "Sing of Angels" da maneira que eu acho que as músicas são mais grandiosas, e também porque eu compus mais para este álbum, por essa razão acho que ele casa mais comigo. Eu acho que quando você escreve e grava as canções ao longo do tempo, você começa a perceber as que se destacam.
RtM: O álbum tem convidados especiais e uma em particular que eu estava muito ansioso para ouvir, é o seu dueto com Steve Overland (FM). Você pode nos contar um pouco mais sobre este dueto?
Issa: Eu sempre fui uma fã do FM, e especialmente da voz de Steve Overland, ele tem uma voz incrível e muito própria. Quando eu gravei o álbum eu queria fazer a música "Fight Fire With Rain" em um Dueto, e eu sabia que queria Steve Overland cantando, então trabalhei pra obter o contato com Steve Price da gravadora ARFM. Steve recebeu "Fight Fire With Rain" e adorou a música, então planejamos a gravação a partir dali. Então, alguns dias mais tarde, eu tinha o mix de "Raintown" de volta, e então percebi: "Esta é a canção", não suficiente ter apenas eu cantando nela, e eu comecei imediatamente a trabalhar em mudanças, para que fosse transformada no dueto eu ouvi na minha cabeça. Então, depois de tudo isso, eu tinha que devolver para o Steve e mostrar-lhe "Raintown" - ele adorou a música, e logo depois gravamos a versão você ouve hoje. Steve não é apenas um cantor incrível, mas uma pessoa incrível para se trabalhar. Estou muito feliz com o resultado e muito orgulhosa dele também
RtM: Falando sobre seus álbuns anteriores, "Can’t Stop" foi uma compilação de grandes canções de bandas que não tiveram o devido reconhecimento, e nesse álbum tiveram outra chance. Como surgiu a ideia de fazer este registro com essas versões? Você participou da escolha?
Issa: Sim, bem a ideia veio do presidente da Frontiers, e nós pensamos nisso como um pit stop, e que seria algo legal de fazer. Eu acho que eu recebi as músicas da gravadora no mesmo e-mail e depois de ter um olhar para as músicas, eu achei que havia algumas escolhas surpreendentes lá. O engraçado é que eu tinha várias dessas canções foi no meu Ipod, e por isso não foram nenhuma surpresa para mim.
RtM: Você tem uma voz linda, canta com muito sentimento. E sobre o seu começo na música? Quem foi seu grande incentivador e quais são suas principais influências ou inspirações como cantora, e também na música em geral?
Issa: Bem, quando eu era criança, eu ficava cantando por todo lugar o tempo tooodooo!!! (hahah) Eu ainda me lembro dos meus pais me oferecendo algum dinheiro, para que eu parasse pelo menos um pouco (heheeh) - é claro que a minha mãe foi minha maior incentivadora.
Eu sempre fui uma fã de grandes vozes, então Robin Beck e Ann Wilson eram escolhas óbvias, principalmente porque eles eram do sexo feminino. Um pouco mais tarde na minha vida, eu acho que as vozes masculinas vieram a mim, era tão legal ... eu acho que bandas como U2 também desempenharam um papel .. Apesar de tudo, tinha muitas influências, mas realmente não havia descoberto o que gostava de fazer até que eu comecei a tocar com uma banda.
RtM: Eu me lembro que você ganhou um concurso, onde cantou a música "Fade Away", de Stian Aarstad (ex-membro do Dimmu Borgir). Conte-nos um pouco sobre como foi essa oportunidade, eu acredito que deve ter aberto muitas portas para você.
Issa: Haha! Sim, eu comecei a trabalhar para um artista chamado Jahn Teigen em Oslo, quando eu tinha 16 anos. Eu comecei a fazer audições para ele, como ele estava começando uma escola de talentos em Oslo. Jahn Teigen é bem conhecido na Noruega, e eu me lembro de viajar para Oslo para ir para a audição. Eu fui escolhida por um de seus shows de talentos em um clube local, e eu estava tão animada. Então, um dia, eu esbarrei em Jahn e seu assistente, quando eu estava fora distribuindo meu currículo para o trabalho.
Algumas semanas depois, ele me ligou e perguntou se eu ainda estava à procura de um emprego, porque ele tinha um emprego como recepcionista em seu escritório. Eu aceitei e tive uma explosão de trabalho lá. Inclusive arranjando shows, onde cantei com ele. Stian Aarstad estava trabalhando como engenheiro no estúdio e, assim, passamos muito tempo juntos e nos tornamos um casal no ano seguinte. Stian costumava escrever algumas músicas, então nós gravamos "Fade Away" juntos e entramos em uma competição para o canal de TV Fox Kids. Nunca, jamais que eu acharia que iria ganhar, mas fomos lá, e foi incrível olhar para o CD quando eu o recebi pelo correio, eu estava lá junto com todos aqueles grandes artistas.
Confira a entrevista na íntegra no link abaixo:
http://roadtometal.com.br/2015/02/entrevista-issa-surge-uma-nova-rainha.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Lenda do heavy metal, Bill Ward afirma que Lars Ulrich é um baterista brilhante - e tagarela
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer


Humor: Os roqueiros mais chatos das redes sociais
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Top 40: os músicos mais ricos do hard rock e metal
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
Bon Jovi: as fotos do vocalista com mulheres nuas em 1985
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008


