Guitarpedia: quem toca guitarra, também toca violão?
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Guitarpedia
Postado em 23 de setembro de 2015
Certamente, uma das dúvidas mais frequentes entre os músicos iniciantes e também, dos seus amigos e familiares que são curiosos no assunto. A guitarra e o violão são uns dos principais instrumentos da música popular e são de certa forma, muito parecidos, porém, com algumas diferenças que podemos apontar:
Timbre: Enquanto o violão produz um som mais aveludado, a guitarra possui um som com mais brilho, mais forte. Alguns violonistas, principalmente no rock, preferem utilizar violões com cordas de aço, por possuírem um som com um pouco mais de definição que as cordas de nylon, mais usadas por violonistas de música erudita e música popular brasileira.
Pedais de efeito: os timbres de guitarra podem ser alterados com pedaleiras ou pedais de efeito. O mais usado, principalmente entre os guitarristas de rock, é a distorção. Mas há vários pedais e efeitos para cada situação e também, gosto e estilo do guitarrista, como chorus, reverb, delay, entre outros.
Uso de palheta: Pode variar de pessoa para pessoa. Não é uma regra tocar guitarra ou violão com ou sem palheta (assim para com os baixistas). Existem grandes guitarristas que não tocam com palheta. Porém, o mais comum a se ver, são violonistas utilizando os dedos para dedilhar.
Mas enfim, voltando à pergunta do título, quem toca um instrumento, toca o outro?
Há técnicas próprias para cada instrumento. Se você gosta mesmo de violão e gostaria de aprender a dominar o instrumento, como diriam os sábios, "cai pra cima e pau no gato!". Mas se você é apaixonado por guitarra, não é necessário iniciar pelo violão. O aprendizado da música deve ser feito com disciplina, dedicação e amor. Não deixe pra depois o que você quer fazer hoje!
Esse texto traz algumas opiniões a respeito dessa pergunta que nos ronda há vários anos, respondida com alguma experiência de vida musical. Se algum amigo, professor ou músico te disse algo contrário ao que dissertei, não está errado. São apenas pontos de vista diferentes.
Bons estudos!
Saiba mais em
https://guitarpedia.com.br/alunos/aula/introducao-a-guitarra/iniciantes-duvidas-comuns-02
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Tony Iommi anuncia o disco "From the Dark", que conta com participação de Jorn Lande
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
Tony Iommi divulga vídeo de "World Alone", faixa do seu próximo disco solo
Filho confirma que Ozzy Osbourne não tinha condições de fazer o show de despedida
Tony Iommi conta por que Becky Baldwin e não Geezer Butler tocou em seu novo disco
"Extremamente orgulhoso": Jorn Lande fala sobre participação em álbum de Tony Iommi
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Tony Iommi ainda não se acostumou com a ausência de Ozzy Osbourne
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?
Humor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileiros



Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981
Heavy Metal: diagrama explica a origem dos nomes de bandas
West Ham: o time do coração de Steve Harris
A banda que fazia rock nacional dos anos 80 já nos anos 70
Death Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOL



