John Frusciante: "Ser vendido é uma merda"
Por Karen Batista
Fonte: Site oficial John Frusciante
Postado em 28 de novembro de 2015
No dia 25 de novembro de 2015 os fãs do guitarrista JOHN FRUSCIANTE acordaram com um longo comunicado do músico em seu site oficial e várias faixas inéditas disponibilizadas gratuitamente pelo próprio.
John - que foi lançado ao estrelato, ao ostracismo e novamente ao estrelato pelo Red Hot Chili Peppers - tem um sólido trabalho solo, marcante pelos experimentalismos e pela completa independência criativa. E seu comunicado falou justamente sobre isso, além de esclarecer a polêmica criada por alguns sites de música sobre ele supostamente não ter mais público.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Abaixo um trecho da declaração, que pode ser lida na íntegra e traduzida para o português brasileiro no site Universo Frusciante:
"Artistas de gravação estão 'dando' música ao público através da venda há tanto tempo que hoje pensamos que artistas vendidos são músicos dedicados que amam tanto seu público que agressivamente vendem produtos e se vendem como uma imagem e personalidade para um público em geral tão agressivamente quanto. Vendido é um termo antiquado que, quando eu era um garoto, se referia aos artistas que adoravam fazer dinheiro mais do que fazer música. A palavra indicava uma falta de integridade artística. Ser vendido é uma merda, na minha opinião. É uma vergonha ter se tornado tão normal, esperado e aceitável ser isso."
Contudo, John não ignora o fato de que é preciso vender música para viver dela (ele mesmo admite ter ganho dinheiro fazendo música para as massas até sair do Red Hot Chili Peppers em 2008, ainda que não cite o nome do quarteto californiano), mas insiste que a música deve ser feita por amor em primeiro lugar:
"É minha convicção que música deve ser sempre feita porque se ama a música, não importando se há planos de vendê-la ou não. A criação é a fonte da vida, enquanto ganhar dinheiro é o que as pessoas fazem para comprar comida, roupa, teto, necessidades, conforto e, em alguns casos, exercer a sua ganância em outros."
John finaliza a mensagem com um recado especial aos fãs que ainda o acompanham:
"No jargão da indústria mainstream, um artista que tem um público pequeno 'não tem público'. Eu sempre desprezei essa expressão, porque implica que o público com gosto incomum são nulidades, ao invés de pessoas reais. Eu certamente não penso assim. Amo as pessoas e não gosto de vê-las desvalorizadas. Fico feliz que as pessoas continuem seguindo o que eu fiz para manter suas mentes ativas e abertas. E estou satisfeito que fãs de rock não são as únicas pessoas ouvindo o que eu fiz. Obrigado a todos por existirem."
O novo material de John Frusciante pode ser ouvido e baixado em sua página no Bandcamp, aqui:
http://www.jfdirectlyfromjf.bandcamp.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Matanza Inc lança "Obscurantista" e reafirma o peso como forma de resistência
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Opeth confirma show em São Paulo no mês de novembro
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
Lars Ulrich: O motivo pelo qual o Big Four tocou "Am I Evil"
As diferenças entre trabalhar com Guns e Shakira, segundo brasileiro que transmitiu RIR
A única banda que David Gilmour gostaria de ter sido integrante além do Pink Floyd


Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Flea escolhe o melhor disco dos Chili Peppers, e diz qual música não entraria no álbum
Flea (Red Hot Chili Peppers) divulga detalhes do álbum solo "Honora"
Red Hot Chili Peppers: os álbuns da banda, do pior para o melhor



