Em 05/04/2002: Morria Layne Staley, do Alice in Chains

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carlos Alberto de Oliveira, Fonte: Wikipedia
Enviar correções  |  Ver Acessos

Layne Staley, do ALICE IN CHAINS, foi encontrado morto em 19 de abril de 2002. Histórico dos dias anteriores e análises fixaram a data de sua morte como 05 de abril.

Grandes covers: cinco versões para "Down In A Hole", do Alice In ChainsKiss: Perguntas, respostas e curiosidades diversas

Em 19 de abril de 2002, os contabilistas de Layne Staley contataram Nancy McCallum, sua mãe, e a informaram que nenhum dinheiro havia sido retirado da conta de Layne em uma semana. Ela então chamou a emergência e disse que não ouvia falar do filho há duas semanas. A polícia foi ao lado de McCallum e seu marido, para a casa de Staley. Um artigo publicado na época noticiou: "quando a polícia arrombou o apartamento de Layne Staley em 19 de abril, lá, no sofá, com a televisão ligada ao lado de várias latas de tinta no chão, não longe de uma pequena quantidade de cocaína ao lado de um cachimbo de crack, repousavam os restos mortais do músico". O artigo também afirmou que Staley, que tinha 1,85 de altura, pesava apenas 39 quilos quando seu corpo foi encontrado. Sua morte foi causada por uma overdose de speedball, uma mistura de heroína e cocaína.

Em uma entrevista, Mike Starr, ex-baixista do Alice in Chains, afirmou que em seu aniversário, em 4 de abril, ele passou um tempo com Staley. De acordo com ele, Staley estava muito doente, mas não queria chamar a emergência. Os dois discutiram, e Starr deixou o local, transtornado. Starr afirmou que Staley o ligou e disse: "Por favor, não vá embora desse jeito". Foi estipulado que Staley tenha morrido um dia depois. Starr afirmou se arrepender de não ter chamado por ajuda para salvar a vida de seu amigo. De acordo com ele, Staley havia dito que nunca mais falaria com ele se Starr chamasse ajuda. Starr foi a última pessoa a ver Staley vivo. A entrevista terminou com Starr pedindo perdão à mãe de Staley, que disse: "Ele o perdoaria. Ele diria, 'ei, eu fiz isso, não você'". Apesar disso, Starr ainda se sentia culpado pela morte do amigo. Ele manteve essa história em segredo até 2009. Em 2011, Starr morreu, também de overdose.

Entre 1999 e 2002, Staley se tornou reclusivo e quase nunca deixava seu condomínio em Seattle. Pouco se sabe sobre sua vida durante esse tempo. Há rumores que Staley passava o tempo criando arte, jogando video games e usando drogas. A última foto do cantor pertence à sua mãe, e o mostra segurando o sobrinho recém-nascido no colo. Com exceção desse raro incidente, Staley não era visto por sua família e amigos. Em sua última entrevista, ele afirmou: "Não tente falar com aqueles caras do Alice in Chains, eles não são meus amigos". Kinney comentou sobre esse período: "Eu tentava manter contato. Três vezes por semana, eu ligava pra ele, mas ele não atendia. Sempre que estava por perto, eu chamava ele, mas ele não aparecia. Eu não tinha como arrombar a porta dele e tirar ele de casa, embora tivesse vezes em que eu queria fazer isso". Mark Lanegan também comentou: "Ele não fala conosco há meses".

Em sua última entrevista, concedida em 20 de dezembro de 2001, quatro meses antes de sua morte, Staley admitiu: "eu sei que estou quase morrendo. Faz anos que eu uso crack e heroína, e eu nunca quis terminar minha vida desse jeito". Sua aparência física também havia piorado: ele havia perdido vários dentes, emagrecido severamente e sua pele estava extremamente pálida. Na mesma entrevista, Staley falou sobre o estrago causado por seu vício em heroína: "Eu não estou usando drogas pra ficar chapado, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Eu sei que eu cometi um grande erro quando eu comecei a usar essa merda. É muito difícil de explicar. Meu fígado não funciona mais e eu vomito e passo mal o tempo todo. A dor é mais do que eu posso aguentar. É a pior dor do mundo. Meu corpo inteiro dói".

Em 20 de abril, foi realizado um memorial informal em sua homenagem no centro de Seattle, que contou com a presença de pelo menos mil fãs e amigos, incluindo Cantrell, Starr, Inez, Kinney e Chris Cornell. Cantrell dedicou seu álbum solo à memória de Staley. Após a morte de Staley, o Alice in Chains se separou oficialmente e se recusou a se apresentar por anos por respeito a Staley. Em 2005, eles se juntaram para um show beneficente e devido às reações positivas, se reuniram em 2006, tendo William Duvall como substituto de Staley.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Alice In Chains"Todas as matérias sobre "Layne Staley"


Grandes covers: cinco versões para "Down In A Hole", do Alice In ChainsWilliam DuVall: Em álbum solo ele se reafirma como o ótimo cantor que é

Mad Season: Foi profundo e sombrio por causa de Layne StaleyMad Season
"Foi profundo e sombrio por causa de Layne Staley"

Alice in Chains: encerrando turnê do álbum "Rainier Fog" em Seattle

Alice in Chains: Ainda estamos trabalhando em nosso augeAlice in Chains
"Ainda estamos trabalhando em nosso auge"

William DuVall: vocalista do Alice in Chains lança o disco solo One Alone; ouçaHall of Fame: presidente comenta sobre o Soundgarden e Alice In Chains

Alice in Chains: integrantes celebram a criação do Dia de Layne StaleyAlice in Chains
Integrantes celebram a criação do Dia de Layne Staley

Smashing Pumpkins: Corgan responde se sairia em turnê com o Alice in ChainsSmashing Pumpkins
Corgan responde se sairia em turnê com o Alice in Chains

Alice in Chains: tocando a canção "Rain When I Die" na turnê 2019Alice in Chains: em reta final, tocando a canção "Dirt" pela primeira vez na turnê 2019Alice in Chains: "O ciclo do álbum Rainier Fog está chegando ao fim"

Alice In Chains: 10 fatos sobre Facelift que talvez você não saibaAlice In Chains
10 fatos sobre Facelift que talvez você não saiba

Jeff Gutt: vocalista do STP revela história sobre ter sido chamado pelo AIC

Alice In Chains: prefeitura de Seattle determina o Dia de Layne StaleyAlice In Chains
Prefeitura de Seattle determina o Dia de Layne Staley

Grunge: as 10 melhores músicas do movimentoGrunge
As 10 melhores músicas do movimento

NoiseCreep: os 10 melhores riffs de hard rock dos anos 1990NoiseCreep
Os 10 melhores riffs de hard rock dos anos 1990

Estreias: 20 ótimas músicas que abrem discografiasEstreias
20 ótimas músicas que abrem discografias


Kiss: Perguntas, respostas e curiosidades diversasKiss
Perguntas, respostas e curiosidades diversas

Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling StoneTop 500
As melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone

Iron Maiden: Tenho inveja dos fogos do Slipknot,diz BruceIron Maiden
"Tenho inveja dos fogos do Slipknot",diz Bruce

Autismo: rockstars famosos autistas, ou com suspeita de autismoAutismo
Rockstars famosos autistas, ou com suspeita de autismo

Bruce Dickinson: vocalistas que ele respeita e admiraBruce Dickinson
Vocalistas que ele respeita e admira

Eyes Of Shiva: por onde andam os ex-integrantes da banda?Eyes Of Shiva
Por onde andam os ex-integrantes da banda?

Metallica: Dave Mustaine queria assistir a banda no Rock in Rio?Metallica
Dave Mustaine queria assistir a banda no Rock in Rio?


Sobre Carlos Alberto de Oliveira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336