Neil Young: catálogo está de volta ao Spotify (e números sobre o streaming de música)
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 05 de novembro de 2016
Uma das ausências mais sentidas no Spotify junto com King Crimson e Prince, o músico canadense Neil Young acertou as pontas com o serviço de streaming e recolocou o seu catálogo no app nesta sexta, para alegria de seus fãs e de quem gosta dos bons sons.
O consumo de música através do Spotify e opções semelhantes como Apple Music, Deezer, Pandora e outros aumentou 58% no mercado norte-americano no primeiro semestre de 2016, ultrapassando a audiência do YouTube, líder em popularidade até então.
No total, foram mais de 114 bilhões de músicas acessadas nesses serviços entre janeiro e junho de 2016. Já os vídeos somaram 95 bilhões de reproduções, considerando YouTube, Vevo e similares. Os streamings de vídeo aumentaram 23% em comparação com o resultado de 12 meses atrás.
O aumento no consumo de música nos EUA aumentou em 6,5%, apesar das vendas de CDs terem caído 11%, enquanto as digitais diminuíram 17%. Ou seja, os serviços de música online não só compensaram essas perdas como ajudaram a indústria a aumentar seu alcance, auxiliada também pelas vendas de vinis, que aumentaram em 17%.
Com mais de 30 milhões de assinantes, o Spotify é o serviço de streaming de música mais popular, com o dobro do que possui a Apple Music em número de pagantes. As duas empresas estão em batalha por conta da imposição da Apple em limitar os pagamentos in-app do iOS apenas ao sistema dela própria, o que causou a recusa de uma atualização do app do Spotify na App Store.
Apesar da diferença de popularidade, é bom salientar que o aplicativo de origem sueca já opera há quase oito anos na Europa e chegou aos EUA em 2011, enquanto a Apple Music completou um ano do lançamento recentemente. E, apesar da maior popularidade, o Spotify ainda opera no vermelho, principalmente por causa dos caros royalties que precisa pagar pelas músicas do catálogo reproduzidas pelos usuários. As perdas do serviço atingiram US$ 195,7 milhões no ano passado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
A melhor música do pior disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
O único membro dos Titãs que votou contra a demissão do baterista André Jung
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
Ex-guitarrista do Guns N' Roses admite que era difícil tocar as músicas
A frase escrita por Raul Seixas quando criança que explica porque ele se tornou um ídolo
A canção recente de Bob Dylan que Bruce Springsteen chamou de obra-prima

Flea explica seu fascínio pela carreira de Neil Young: "Nunca é falso; sempre é verdadeiro"
O artista que "será lembrado daqui a centenas de anos", segundo Neil Young
Neil Young e o "louco" que, para ele, define o que é o rock and roll
Lynyrd Skynyrd: versões inusitadas da clássica "Sweet Home Alabama"
De Beatles a Simon & Garfunkel, as músicas que Rick Rubin levaria para uma ilha deserta



