Neil Young: catálogo está de volta ao Spotify (e números sobre o streaming de música)
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 05 de novembro de 2016
Uma das ausências mais sentidas no Spotify junto com King Crimson e Prince, o músico canadense Neil Young acertou as pontas com o serviço de streaming e recolocou o seu catálogo no app nesta sexta, para alegria de seus fãs e de quem gosta dos bons sons.
O consumo de música através do Spotify e opções semelhantes como Apple Music, Deezer, Pandora e outros aumentou 58% no mercado norte-americano no primeiro semestre de 2016, ultrapassando a audiência do YouTube, líder em popularidade até então.
No total, foram mais de 114 bilhões de músicas acessadas nesses serviços entre janeiro e junho de 2016. Já os vídeos somaram 95 bilhões de reproduções, considerando YouTube, Vevo e similares. Os streamings de vídeo aumentaram 23% em comparação com o resultado de 12 meses atrás.
O aumento no consumo de música nos EUA aumentou em 6,5%, apesar das vendas de CDs terem caído 11%, enquanto as digitais diminuíram 17%. Ou seja, os serviços de música online não só compensaram essas perdas como ajudaram a indústria a aumentar seu alcance, auxiliada também pelas vendas de vinis, que aumentaram em 17%.
Com mais de 30 milhões de assinantes, o Spotify é o serviço de streaming de música mais popular, com o dobro do que possui a Apple Music em número de pagantes. As duas empresas estão em batalha por conta da imposição da Apple em limitar os pagamentos in-app do iOS apenas ao sistema dela própria, o que causou a recusa de uma atualização do app do Spotify na App Store.
Apesar da diferença de popularidade, é bom salientar que o aplicativo de origem sueca já opera há quase oito anos na Europa e chegou aos EUA em 2011, enquanto a Apple Music completou um ano do lançamento recentemente. E, apesar da maior popularidade, o Spotify ainda opera no vermelho, principalmente por causa dos caros royalties que precisa pagar pelas músicas do catálogo reproduzidas pelos usuários. As perdas do serviço atingiram US$ 195,7 milhões no ano passado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Integrantes do Mastodon revelam por que demitiram Brent Hinds
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
Morre aos 75 anos a cantora Bonnie Tyler, que imortalizou "Total Eclipse of the Heart"
Kai Hansen, do Helloween e Gamma Ray, conta que foi eletrocutado em sua primeira visita ao Brasil
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
Doro Pesch presta homenagem a Bonnie Tyler: "Uma das maiores de todos os tempos"
O integrante do Van Halen que não fazia nada na banda, só gastava a boa grana que ganhava
O hit da Legião que Renato fez para sua 1ª paixão e título tem erro conceitual
O clipe do Linkin Park que não envelheceu bem, na opinião de Mike Shinoda

Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
A banda punk que fez Neil Young se reinventar nos anos setenta; "irritou muita gente"
O disco que foi um fracasso mas tirou Neil Young do buraco com apenas 45 minutos de trabalho
O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
O único artista que Bob Dylan se incomodou por imitá-lo: "Estava no topo e deveria ser eu"



