Regis Tadeu: "Lindo Sonho Delirante" mostra 100 álbuns psicodélicos brasileiros
Por Bruce William
Fonte: Regis Tadeu
Postado em 01 de dezembro de 2016
Neste texto, Regis Tadeu fala sobre o livro de Bento Araújo, "Lindo Sonho Delirante", que retrata cem álbuns psicodélicos lançados no Brasil entre 1968, alguns conhecidos e outros completamente obscuros. Veja a matéria original no link a seguir:
"Música de hippie maconheiro". Era dessa forma ridiculamente pejorativa que uma série de álbuns foi recebida por pais tradicionalistas e até mesmo por jovens conservadores no período que compreende a segunda metade dos anos 60 e toda a década seguinte no Brasil.
Não foi um período fácil para que cabeludos pudessem tomar contato com obras musicais que poderiam ter sido ainda mais fundamentais para sedimentar uma camada de lisergia no universo musical brasileiro, caso tivessem tido, no mínimo, uma distribuição decente nas lojas da época.
Infelizmente, muitos deles acabaram relegadas ao esquecimento por preconceito, falta de planejamento por parte das gravadoras e selos e, principalmente, pela preguiça do público em pesquisar e manter os ouvidos abertos.
É exatamente aquela época que ressurge agora com a publicação do sensacional Lindo Sonho Delirante. O autor, Bento Araújo, é um dos mais talentosos jornalistas da atualidade, que por muitos anos capitaneou uma das revistas musicais mais legais de todos os tempos no Brasil, o Poeira Zine, sempre lotado de histórias sensacionais a respeito de rock, funk, soul, jazz rock e sons malucos e psicodélicos do passado, notadamente das décadas de 60 e 70. Foi a fagulha que criou a perfeita fogueira que agora serve para iluminar um período até então criminosamente subestimado da música brasileira".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps