Regis Tadeu: "Lindo Sonho Delirante" mostra 100 álbuns psicodélicos brasileiros
Por Bruce William
Fonte: Regis Tadeu
Postado em 01 de dezembro de 2016
Neste texto, Regis Tadeu fala sobre o livro de Bento Araújo, "Lindo Sonho Delirante", que retrata cem álbuns psicodélicos lançados no Brasil entre 1968, alguns conhecidos e outros completamente obscuros. Veja a matéria original no link a seguir:
"Música de hippie maconheiro". Era dessa forma ridiculamente pejorativa que uma série de álbuns foi recebida por pais tradicionalistas e até mesmo por jovens conservadores no período que compreende a segunda metade dos anos 60 e toda a década seguinte no Brasil.
Não foi um período fácil para que cabeludos pudessem tomar contato com obras musicais que poderiam ter sido ainda mais fundamentais para sedimentar uma camada de lisergia no universo musical brasileiro, caso tivessem tido, no mínimo, uma distribuição decente nas lojas da época.
Infelizmente, muitos deles acabaram relegadas ao esquecimento por preconceito, falta de planejamento por parte das gravadoras e selos e, principalmente, pela preguiça do público em pesquisar e manter os ouvidos abertos.
É exatamente aquela época que ressurge agora com a publicação do sensacional Lindo Sonho Delirante. O autor, Bento Araújo, é um dos mais talentosos jornalistas da atualidade, que por muitos anos capitaneou uma das revistas musicais mais legais de todos os tempos no Brasil, o Poeira Zine, sempre lotado de histórias sensacionais a respeito de rock, funk, soul, jazz rock e sons malucos e psicodélicos do passado, notadamente das décadas de 60 e 70. Foi a fagulha que criou a perfeita fogueira que agora serve para iluminar um período até então criminosamente subestimado da música brasileira".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
"Sirius", a música do Alan Parsons Project que toca nos jogos da Copa do Mundo
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Bruce Dickinson libera making of de videoclipe gravado no Brasil
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Mortiis, ex-Emperor, comenta crimes que marcaram o black metal norueguês
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden


Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
As 3 razões que levam Regis Tadeu a achar que novo álbum de Paul McCartney será o último
Regis Tadeu explica por que documentário do Iron Maiden "é uma farsa"
A opinião de Regis Tadeu sobre o álbum "O Concreto Já Rachou" da Plebe Rude
O álbum da coleção de Kiko Loureiro que Regis Tadeu tirou sarro quando descobriu
Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu


