Herva Doce, Hay Kay: faleceu o baixista Roberto Lly
Por Willba Dissidente
Fonte: O Globo
Postado em 28 de março de 2017
Na segunda metade da década de 1990 não havia no Brasil quem não estivesse saturado com a música "Heloisa Balança a Cadeira". Esse sucesso lançou o cantor VINNY BONOTTO, o fez cantar com a então celebridade TIAZINHA, Rock in Rio III e outros louros, porém na época não foi divulgado que existia um legítimo rocker como cérebro daquela operação. Era o baixista, compositor e produtor Roberto Lly; que em 1985 havia composto com sua banda a música "Amante Profissional", que ficou mais de seis meses liderando as paradas de sucesso no Brasil. O músico carioca de 57 anos faleceu dia primeiro de janeiro de 2016 vitima de uma pneumonia. Saiba um pouco mais da música e obra rock'n'roll de Lly.
Foi em 1976 que CELSO BLUES BOY chamou Roberto Lly, até então guitarrista, para assumir o baixo no seu grupo LEGIÃO ESTRANGEIRA. De lá pra cá, as quatro cordas foram a marca registrada do músico que passou pelo SANGUE DA CIDADE, MAGIA BRANCA, TAVITO até excursionar com o JORGE BEM e ser chamado para integrar o HERVA DOCE; junto com músicos que haviam feito parte de grupos históricos como A BOLHA, VELUDO e MUTANTES. Se baseando em frases tiradas de anúncios de classificados sexuais numa revista encontrada ao acaso, Lly compôs "Amante Profissional", o segundo e maior sucesso do HERVA DOCE; grupo que durou de 1982 a 1989 e garantiu sua imortalidade na música.
Em 1990, junto com o parceiro Marcelo Sussekind, guitarrista do HERVA DOCE, Lly formou o HAY KAY. Juntos até 1995, eles registraram um LP em 1992, cuja música "Segredos" entrou na trilha sonora da novela global Vamp. Foi o começo da já citada parceria com Vinny Bonotto (como baixista da banda e produtor), que também geraram tours pela América Latina, mais oito discos e um DVD.
Já como produtor renomado, em 2004 Roberto Lly fundou o selo T-Rec produzindo RITCHIE, CELSO BLUES BOY (de quem foi músico no tributo ao mesmo), FERNANDO MAGALHÃES, BARÃO VERMELHO, AFRODITE SE QUISER (banda de Daniele Daumerie, que era mulher do Lobão na época) etc, sempre focado nas suas maiores paixões: o Rock e o Blues.
O último trabalho de Roberto Lly é o disco homônimo do grupo HERVAH, cujo disco finalizado em 2014 permanece sem lançamento físico. Formado pelos também ex-HERVA DOCEs Marcelo Sussekind e Fred Maciel, junto com Sérgio Villarim (ex-tecladista do BACAMARTE) e o vocalista Marvio Fernandez, esse foi o trabalho mais pesado que Lly se envolvou. Hard Rock pesado com nuances progressivas geradas pela teclado que vinha agradando o público rocker que curte som em português. Não era uma volta do HERVA DOCE e sim uma banda nova com referência à antiga. Trabalho esse interrompido agora.
Roberto Lly ao vivo em 2014.
Nota do Editor: Willba Dissidente é fã de HAY KAY desde a adolescência e lamenta muito a perda do músico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps