Ordo Draconis Belli: cultura, arte e lutas medievais no Roça 'n' Roll
Por Ivanei Salgado
Fonte: Roça 'n' Roll
Postado em 18 de maio de 2017
A 19ª expedição do Roça ‘n’ Roll marca o retorno da Ordo Draconis Belli ao Sul de Minas Gerais. O grupo vai recriar ambientes típicos de uma vila medieval e encenar lutas épicas durante o festival. As performances do grupo estão agendadas para o sábado (17 de junho), dia principal do evento.
A ordem foi criada em 2011 por apreciadores do tema com objetivo de divulgar a cultura e a arte medieval. Para isso, os membros realizam uma extensa pesquisa sobre os modos e fazeres do período, incluindo histórias, comportamento, vestuário e técnicas de lutas. A proposta da Ordo Draconis Belli no Roça ‘n’ Roll é inserir uma atmosfera medieval e mística no festival e permitir uma "viagem no tempo" ao público. Além das lutas medievais, será montada uma pequena vila medieval com uma feira de artigos e artesanato inspirado na época.
"Somos um grupo de amigos de uma variada gama de áreas profissionais: engenheiros, advogados, professores, historiadores, estudantes, que juntos se propuseram a viver essa fábula. A fábula de sermos por alguns instantes guerreiros bárbaros, cavaleiros medievais, cruzados religiosos, saqueadores vikings e qualquer outro personagem emblemático desse vasto período histórico", explica Guilherme Dantas, um dos fundadores da Ordo Draconis Belli.
De acordo com ele, o grupo realiza treinamento periódico de lutas individuais e em duplas, utilizando diferentes técnicas de combates com espadas, maças, lanças e outras armas medievais. "Priorizamos a reconstrução histórica dentro de um contexto de modernização das técnicas de segurança física de nossos membros e da plateia que nos prestigia para evitar eventuais acidentes. Priorizamos acima de tudo a amizade, o respeito e a diversão no que fazemos".
A programação da 19ª expedição do Roça ‘n’ Roll começa na quinta-feira (15 de junho) na Quinta da Boa Música com as bandas Rural Willys (Monsenhor Paulo/MG) e Salário Mínimo. No mesmo dia, a banda Black Foxxer, de Pouso Alegre/MG se apresenta do Jardim Elétrico Pub.
Na sexta-feira, o Roça ‘n’ Roll ocupa o Subsolo Bar com a banda varginhense Motosserra Truck Clube (MTC) e com as belo-horizontinas Motorvader (tributo ao Motörhead) e Santa Madre Cassino (tributo ao Matanza).
No sábado, enquanto a Ordo Draconis Belli presenteia o público com uma intensa viagem à era medieval, os palcos recebem Andre Matos (turnê do álbum Holy Land), Martin Walkyier (ex-Skyclad), Tuatha de Danann, Overdose, Project 46, Miasthenia, Soulspell, Supla, Aneurose, Lothlöryen, Salário Mínimo, Lobotomia, New Democracy, Scourge, Surra, Válvera e Venereal Sickness nos palcos. Este ano, a Tenda Combate destaca os grupos Incurse (Varginha/MG), Until The End (Itaúna/MG), Apple Sin (Barroso/RJ), Crematório (Divinópolis/MG) e Herege (Maria da Fé/MG).
Os ingressos para a 19ª expedição estão disponíveis para venda nas lojas Wanger Instrumentos Musicais e Tribos S/A (Varginha/MG), Studio Rock (Poços de Caldas/MG) e Kabelo Tatuagem (Alfenas/MG) ou em 12 vezes no cartão de crédito pelo site abaixo. Os ingressos para excursões podem ser adquiridos pelo e-mail: [email protected].
https://ticketbrasil.com.br/festival/4965-rocanroll-varginha-mg/
O Roça ‘n’ Roll 2017 tem o apoio da Frutty Refrigerantes, Speed Life Energéticos, Fundação Cultural de Varginha, Consulado do Rock, Espaço Livre, Programa Combate, Lady Snake, Dom Caixote, Cantina Romana, W Outdoor, Peixaria São Francisco, K2 Lanches e Pizza, FKL Fibras, Tribos S/A, Print Adesivos, Voice Music, Braia Studios, Chromos Design, Pré Festas Ingressos e Jardim Elétrico Pub. A realização é da Braia Produções. As informações podem ser acompanhadas pelos canais oficiais do festival nas redes sociais e no site oficial.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
A balada criada em menos de uma hora que ultrapassou meio bilhão de plays no Spotify
Rudolf Schenker, do Scorpions, diz que baterista James Kottak era uma pessoa fantástica
O grave erro de Kiko Zambianchi aos 15 anos que o inspirou a compor "Primeiros Erros"


Vegetarianismo: Nomes do Rock e do Metal que não comem carne
Cranberries: A triste história da letra de "Zombie"
Joe Satriani: por que ele não entrou no Deep Purple?
Music Radar: Os maiores frontmen de todos os tempos
O artista de rock nacional com maior cachê do mercado hoje, segundo ex-diretor da BMG
Doors - Perguntas e respostas e curiosidades



