Lynyrd Skynyrd: juiz bloqueia lançamento de filme sobre a banda
Por Bruce William
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 29 de agosto de 2017
Decisão judicial tomada nesta segunda-feira, 28 de agosto de 2017, impede a realização de um filme sobre o trágico acidente que vitimou boa parte do Lynyrd Skynyrd em 1977 sob a perspectiva - e com a assistência - do baterista Artimus Pyle. O detalhe é que apenas a participação de Pyle no filme foi a causadora do veto emitido pelo juiz Robert W. Sweet, de Nova Iorque, contra a Cleopatra Records, produtora do filme "Street Survivor: The True Story of the Lynyrd Skynyrd Plane Crash"; sem ele, a produção do filme, em tese, pode prosseguir.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
O que acontece é que, em conjunto com o guitarrista Gary Rossington, fundador e atual membro do Lynyrd Skynyrd, as famílias de Ronnie Van Zant e Steve Gaines - dois membros da banda que faleceram no acidente - moveram uma ação contra a intenção de Pyle de participar como consultor e co-produtor do filme em troca de supostos 5% de sua arrecadação líquida. A alegação deles é que a participação direta de Pyle viola um acordo de 1987 que prevê a presença de pelo menos três integrantes da banda pré-acidente em qualquer projeto relacionado ao grupo - vale notar que este acordo não vem sendo cumprido à risca, já que desde a morte do tecladista Billy Powell em 2009, Rossington e o guitarrista Rickey Medlocke - que tocou por um breve período na banda em 1971 e só retornou em 1996 - são os dois únicos integrantes da formação pré-acidente que participam do line-up que vem excursionando desde então.
Os advogados de Pyle e da Cleopatra alegaram que seus clientes tem "o direito constitucional de se expressar no objeto do que está sendo demandado: ao produzir e lançar o filme, a Cleopatra está exercendo o seu direito de fazer um filme sobre um evento relevante do passado, algo que é protegido pela liberdade de expressão constante na constituição". Mas os representantes da família Van Zant e Gaines rebateram o argumento, com a alegação que a Cleopatra é sim livre para fazer o filme sobre o Lynyrd Skynyrd e/ou sobre o acidente, mas o que eles não podem legalmente é fazer um filme com a participação de Pyle pois isto viola o acordo de 1987.
E foi este argumento que o juiz acatou, declarando em sua decisão que a participação de Pyle representa, de fato, o que foi apresentado pela Cleopatra, de que o filme conta a história de Pyle, e fica claro que ele desempenha um papel central no filme, tanto que o Lynyrd sempre é mencionado sob a ótica do baterista. Mas o juiz nota que o oposto também não ocorre, ou seja, nenhuma parte da história mostra Pyle fora da banda, portanto não resta dúvidas que o filme é sobre o Lynyrd Skynyrd e não apenas sobre o baterista. Portanto houve sim uma quebra do acordo, e com isto o juiz vetou o filme nas condições em que vinha sendo produzido.
E o próprio juiz não resistiu e usou um trocadilho mencionando uma famosíssima canção da banda ao reiterar que a Cleopatra pode seguir em frente desde que seja removida a participação de Pyle. "A Cleopatra está proibida de fazer este filme enquanto seu parceiro (Pyle) contribuir de forma substancial para o projeto como vinha sendo feito até aqui; sob outras circunstâncias, a Cleopatra pode ser 'livre como um pássaro' ("Free as a bird") para produzir e distribuir seu trabalho".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Geezer Butler aponta o motivo e o momento em que o Black Sabbath começou a dar errado
Ronnie James Dio: por que ele odiava a música "Rainbow In The Dark"?
O rockstar de quem George Harrison odiava o trabalho: "Ele consegue cantar pior do que eu"

Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
Vídeo inédito mostra guitarrista do Lynyrd Skynyrd tocando dias após acidente em 1977
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026



