Lynyrd Skynyrd: juiz bloqueia lançamento de filme sobre a banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruce William, Fonte: Ultimate Classic Rock
Enviar correções  |  Ver Acessos

Decisão judicial tomada nesta segunda-feira, 28 de agosto de 2017, impede a realização de um filme sobre o trágico acidente que vitimou boa parte do Lynyrd Skynyrd em 1977 sob a perspectiva - e com a assistência - do baterista Artimus Pyle. O detalhe é que apenas a participação de Pyle no filme foi a causadora do veto emitido pelo juiz Robert W. Sweet, de Nova Iorque, contra a Cleopatra Records, produtora do filme "Street Survivor: The True Story of the Lynyrd Skynyrd Plane Crash"; sem ele, a produção do filme, em tese, pode prosseguir.

Em 17/10/1977: Lynyrd Skynyrd lançava o álbum Street SurvivorsSeparados no nascimento: Robert Plant e Patrícia Pillar

O que acontece é que, em conjunto com o guitarrista Gary Rossington, fundador e atual membro do Lynyrd Skynyrd, as famílias de Ronnie Van Zant e Steve Gaines - dois membros da banda que faleceram no acidente - moveram uma ação contra a intenção de Pyle de participar como consultor e co-produtor do filme em troca de supostos 5% de sua arrecadação líquida. A alegação deles é que a participação direta de Pyle viola um acordo de 1987 que prevê a presença de pelo menos três integrantes da banda pré-acidente em qualquer projeto relacionado ao grupo - vale notar que este acordo não vem sendo cumprido à risca, já que desde a morte do tecladista Billy Powell em 2009, Rossington e o guitarrista Rickey Medlocke - que tocou por um breve período na banda em 1971 e só retornou em 1996 - são os dois únicos integrantes da formação pré-acidente que participam do line-up que vem excursionando desde então.

Os advogados de Pyle e da Cleopatra alegaram que seus clientes tem "o direito constitucional de se expressar no objeto do que está sendo demandado: ao produzir e lançar o filme, a Cleopatra está exercendo o seu direito de fazer um filme sobre um evento relevante do passado, algo que é protegido pela liberdade de expressão constante na constituição". Mas os representantes da família Van Zant e Gaines rebateram o argumento, com a alegação que a Cleopatra é sim livre para fazer o filme sobre o Lynyrd Skynyrd e/ou sobre o acidente, mas o que eles não podem legalmente é fazer um filme com a participação de Pyle pois isto viola o acordo de 1987.

E foi este argumento que o juiz acatou, declarando em sua decisão que a participação de Pyle representa, de fato, o que foi apresentado pela Cleopatra, de que o filme conta a história de Pyle, e fica claro que ele desempenha um papel central no filme, tanto que o Lynyrd sempre é mencionado sob a ótica do baterista. Mas o juiz nota que o oposto também não ocorre, ou seja, nenhuma parte da história mostra Pyle fora da banda, portanto não resta dúvidas que o filme é sobre o Lynyrd Skynyrd e não apenas sobre o baterista. Portanto houve sim uma quebra do acordo, e com isto o juiz vetou o filme nas condições em que vinha sendo produzido.

E o próprio juiz não resistiu e usou um trocadilho mencionando uma famosíssima canção da banda ao reiterar que a Cleopatra pode seguir em frente desde que seja removida a participação de Pyle. "A Cleopatra está proibida de fazer este filme enquanto seu parceiro (Pyle) contribuir de forma substancial para o projeto como vinha sendo feito até aqui; sob outras circunstâncias, a Cleopatra pode ser 'livre como um pássaro' ("Free as a bird") para produzir e distribuir seu trabalho".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Lynyrd Skynyrd"


Em 17/10/1977: Lynyrd Skynyrd lançava o álbum Street SurvivorsLynyrd Skynyrd: o clássico primeiro álbum da lenda norte-americana (vídeo)

Larry Junstrom: baixista do 38 Special e Lynyrd Skynyrd morre aos 70 anosLarry Junstrom
Baixista do 38 Special e Lynyrd Skynyrd morre aos 70 anos

Fernando Haddad: após visitar Lula, ele canta Lynyrd Skynyrd em bar de CuritibaFernando Haddad
Após visitar Lula, ele canta Lynyrd Skynyrd em bar de Curitiba

Solos de guitarra estendidos: os melhores feitos em shows ao vivoSolos de guitarra estendidos
Os melhores feitos em shows ao vivo

Lynyrd Skynyrd: polêmica envolvendo a bandeira confederadaLynyrd Skynyrd
Polêmica envolvendo a bandeira confederada

Sweet Home Alabama: o mito Lynyrd Skynyrd x Neil YoungSweet Home Alabama
O mito Lynyrd Skynyrd x Neil Young

Lynyrd Skynyrd: o professor que inspirou nome da bandaLynyrd Skynyrd
O professor que inspirou nome da banda


Separados no nascimento: Robert Plant e Patrícia PillarSeparados no nascimento
Robert Plant e Patrícia Pillar

Fotos de Infância: Amy Lee, do Evanescence, muito antes da famaFotos de Infância
Amy Lee, do Evanescence, muito antes da fama

Metallica: foto rara de formação original do grupoMetallica
Foto rara de formação original do grupo

Cinema: As 10 melhores aparições de bandas em filmesCinema
As 10 melhores aparições de bandas em filmes

Ozzy Osbourne: dando chega mais em Mônica Apor na coletivaOzzy Osbourne
Dando "chega mais" em Mônica Apor na coletiva

Nirvana: quando Kurt Cobain cuspiu nos fãsNirvana
Quando Kurt Cobain cuspiu nos fãs

Dream Theater: Mangini é robótico demais? Petrucci respondeDream Theater
Mangini é "robótico demais"? Petrucci responde


Sobre Bruce William

Bruce William pensava em ser um motoqueiro rebelde mas descobriu que é um Wieder Blutbad nerd apaixonado por uma Fuchsbau. Avy jorrāelan, CatW!

Mais matérias de Bruce William no Whiplash.Net.

adGooILQ