Lynyrd Skynyrd: juiz bloqueia lançamento de filme sobre a banda
Por Bruce William
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 29 de agosto de 2017
Decisão judicial tomada nesta segunda-feira, 28 de agosto de 2017, impede a realização de um filme sobre o trágico acidente que vitimou boa parte do Lynyrd Skynyrd em 1977 sob a perspectiva - e com a assistência - do baterista Artimus Pyle. O detalhe é que apenas a participação de Pyle no filme foi a causadora do veto emitido pelo juiz Robert W. Sweet, de Nova Iorque, contra a Cleopatra Records, produtora do filme "Street Survivor: The True Story of the Lynyrd Skynyrd Plane Crash"; sem ele, a produção do filme, em tese, pode prosseguir.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
O que acontece é que, em conjunto com o guitarrista Gary Rossington, fundador e atual membro do Lynyrd Skynyrd, as famílias de Ronnie Van Zant e Steve Gaines - dois membros da banda que faleceram no acidente - moveram uma ação contra a intenção de Pyle de participar como consultor e co-produtor do filme em troca de supostos 5% de sua arrecadação líquida. A alegação deles é que a participação direta de Pyle viola um acordo de 1987 que prevê a presença de pelo menos três integrantes da banda pré-acidente em qualquer projeto relacionado ao grupo - vale notar que este acordo não vem sendo cumprido à risca, já que desde a morte do tecladista Billy Powell em 2009, Rossington e o guitarrista Rickey Medlocke - que tocou por um breve período na banda em 1971 e só retornou em 1996 - são os dois únicos integrantes da formação pré-acidente que participam do line-up que vem excursionando desde então.
Os advogados de Pyle e da Cleopatra alegaram que seus clientes tem "o direito constitucional de se expressar no objeto do que está sendo demandado: ao produzir e lançar o filme, a Cleopatra está exercendo o seu direito de fazer um filme sobre um evento relevante do passado, algo que é protegido pela liberdade de expressão constante na constituição". Mas os representantes da família Van Zant e Gaines rebateram o argumento, com a alegação que a Cleopatra é sim livre para fazer o filme sobre o Lynyrd Skynyrd e/ou sobre o acidente, mas o que eles não podem legalmente é fazer um filme com a participação de Pyle pois isto viola o acordo de 1987.
E foi este argumento que o juiz acatou, declarando em sua decisão que a participação de Pyle representa, de fato, o que foi apresentado pela Cleopatra, de que o filme conta a história de Pyle, e fica claro que ele desempenha um papel central no filme, tanto que o Lynyrd sempre é mencionado sob a ótica do baterista. Mas o juiz nota que o oposto também não ocorre, ou seja, nenhuma parte da história mostra Pyle fora da banda, portanto não resta dúvidas que o filme é sobre o Lynyrd Skynyrd e não apenas sobre o baterista. Portanto houve sim uma quebra do acordo, e com isto o juiz vetou o filme nas condições em que vinha sendo produzido.
E o próprio juiz não resistiu e usou um trocadilho mencionando uma famosíssima canção da banda ao reiterar que a Cleopatra pode seguir em frente desde que seja removida a participação de Pyle. "A Cleopatra está proibida de fazer este filme enquanto seu parceiro (Pyle) contribuir de forma substancial para o projeto como vinha sendo feito até aqui; sob outras circunstâncias, a Cleopatra pode ser 'livre como um pássaro' ("Free as a bird") para produzir e distribuir seu trabalho".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
As duas músicas escritas por Renato Russo que ele mais gostava
O ator vencedor de um Oscar que é fã do trabalho de Max Cavalera
No alto do castelo há uma linda princesa...


Por que o Lynyrd Skynyrd gravou um solo de guitarra fora do tom em uma canção clássica?
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
As 10 maiores estreias do rock na década de 70, de acordo com a Classic Rock
A bela homenagem do Metallica ao Lynyrd Skynyrd, que contou com Gary Rossington



