A triste música que seria gravada pelo Lynyrd e que Roger Waters daria um braço pra ter escrito
Por Bruce William
Postado em 12 de outubro de 2023
Roger Waters é um fã assumido de Neil Young, e volta e meia ele tece elogios ao fantástico artista canadense. Um deles foi durante participação no podcast Desert Island Discs, onde Roger cita "Helpless", música gravada pelo Crosby, Stills, Nash & Young em seu álbum de 1970, "Déjà Vu".
Roger Waters - Mais Novidades
"Há uma honestidade e verdade em tudo que ele fez. Você sente a integridade e a paixão do cara. Eu posso sentir os pelos do meu pescoço se arrepiando agora, ao lembrar da pureza com que ele canta as primeiras notas dessa música. É algo extraordinariamente comovente e expressivo".
Outra destas ocasiões aconteceu em um vídeo da série em que Roger responde perguntas feitas por fãs, e um deles, Mike Storey, perguntou qual música famosa Waters gostaria de ter escrito ou tocado. "Powderfinger", responde de prontidão. "Neil Young. Acho que do 'Rust Never Sleeps', mas posso estar enganado" diz Roger, que acertou o álbum e neste ponto cantarola os primeiros versos da canção. "Grande música. Há muitas outras, obviamente, que eu daria meu braço direito para ter escrito, mas essa foi a primeira que apareceu na minha cabeça".
A triste história de "Powderfinger" de Neil Young, canção do álbum "Rust Never Sleeps", de 1979
Música que abre o "lado elétrico" do "Rust Never Sleeps" de 1979, "Powderfinger" conta na letra a triste mas heróica história de um jovem que avista um barco branco subindo pelo rio, transportando homens armados que logo fica claro estarem vindo invadir a propriedade. O jovem alerta sua mãe e corre para pegar o rifle de seu pai. Ele está com muito medo e lamenta ser o único homem presente na situação, mas sabe que precisa agir rapidamente para tentar proteger sua casa e família.
A palavra "powderfinger" faz referência à imagem de alguém com o dedo no gatilho de uma arma de fogo, pronto para disparar. A narrativa da música aborda temas de perda e tristeza, e fica claro que a morte do jovem é inevitável. Conforme os invasores se aproximam, o personagem percebe sua própria vulnerabilidade e a incapacidade de enfrentar o que está por vir, dada as perdas que já enfrentou na vida.
Na parte final da letra, o jovem, por uns breves segundos, reflete e lamenta todas as coisas que não terá a oportunidade de realizar em sua vida, que ele está prestes a perder. "Just think of me as one you never figured / Would fade away so young / with so much left undone / Remember me to my love, I know I’ll miss her" ("Apenas pense em mim como alguém que você nunca imaginou/ Desaparecendo tão jovem/ Com tanta coisa ainda para fazer/ Mande lembranças minhas para meu amor, sei que vou sentir falta dela").
A incrível canção que Neil Young ofereceu para o Lynyrd Skynyrd, mas a banda não teve tempo de gravar
Lançado somente em 2023, "Chrome Dreams" foi um álbum que Neil Young pretendia lançar em 1977 mas que acabou ficando arquivada durante décadas. Dentre as músicas do disco está uma versão acústica de "Powderfinger", gravada por Neil em 1975/1976, somente voz e violão.
Neil acabou então oferecendo "Powderfinger" para o Lynyrd Skynyrd, para que incluíssem a música em algum de seus próximos álbuns. Embora muitos acreditem que a relação entre o canadense e a lendária banda de southern rock norte-americana fosse de atrito, por causa da citação na letra de "Sweet Home Alabama", há várias evidências que comprovam o oposto, como pode ser visto nesta matéria de Filipi Junio.
"Se você olhar atentamente para a foto da capa do último álbum do Lynyrd Skynyrd 'Street Survivors', você pode ver Ronnie Van Zant vestindo uma camiseta com a capa do 'Tonight's the Night' de Neil Young. E Bento Araújo, em um artigo sobre o assunto, publicado na revista Poeira Zine, diz que: "Ronnie declarou que as letras de sua polêmica canção não passavam de uma piada. Elas simplesmente 'apareceram' daquele jeito na sua cabeça e foram passadas para o papel. Van Zant deixou ainda bem claro: 'Nós amamos Neil Young, realmente amamos sua música".
Mais adiante, Bento também comenta o caso da música: "O que pouca gente sabe é que Neil Young chegou a oferecer uma de suas canções para o Lynyrd Skynyrd gravar, a pedido da própria banda. Numa entrevista na revista inglesa Mojo, Young explicou melhor: 'Eles queriam gravar uma das minhas canções, então mandei para eles uma demo com a música Powderfinger! Por muito pouco eles não a lançaram antes da minha versão (que está no disco Rust Never Sleeps, lançado em 1979)'. Young ainda confirmou que o Lynyrd gravou 'Powderfinger', mas nunca a lançou oficialmente. E além dela, Young disse que também cedeu 'Sedan Delivery' e 'Captain Kennedy' para o Skynyrd gravar".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio

O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
Os 12 dias em que o Pink Floyd foi um quinteto
Roger Waters sobre Nobel da Paz: poderia ter sido dado a Donald Trump, não seria menos absurdo
A canção do Pink Floyd que Roger Waters toca toda noite como tributo ao passado
O conselho da mãe de Roger Waters que não vale mais, segundo Humberto Gessinger
Roger Waters toma partido de David Gilmour em discussão sobre lendário solo de guitarra
Por que "Money" só poderia ter origem na mente de Roger Waters, segundo David Gilmour


