Gutted Souls: história da banda e lançamento do novo álbum
Por César Rezende
Postado em 28 de abril de 2018
A banda Gutted Souls, pertencente ao cenário do metal extremo carioca, engendrou-se no ano de 2004 a partir das cinzas de uma banda predecessora. O intuito dos músicos desde o início sempre foi fazer um som embasado em grandes nomes do Technical Death Metal, principalmente as bandas canadenses DEATH, CYNIC e ATHEIST. Depois de um longo período tentando gravar materiais próprios e conquistar o tão aclamado espaço no cenário do metal extremo nacional, a banda Gutted Souls fez uma pausa entre os anos de 2009 e 2010. Porém, logo em 2011, Iron de Paula, Wellington Ferrari e Leandro Xsa - em conjunto com o recém admitido baterista na época Alexandre AOCB - gravaram uma demo e publicaram apenas na internet a fim de testar como seria a nova fase da banda. Em 2012 é lançado então o primeiro EP oficial "Unconscious Automaton", que diga-se de passagem, é um ótimo trabalho do metal extremo escrito em linhas mais técnicas musicalmente falando.
O primeiro álbum full "The Illusion of Freedom" é lançado em 2017 e contou com Rodrigo Oliveira (Korzus/Armored Dawn) na bateria e Leandro Xsa apenas nos solos durante o período de gravação, além dos demais músicos supracitados.
O Gutted Souls transita entre as subcategorias brutal e tradicional pertencentes ao estilo Death Metal, contando com Wellington Ferrari na criação de riffs matadores, de Iron de Paula nas composições das letras e do conjunto de músicos para finalizar as canções.
Iron de Paula cita que a banda lançará um novo álbum contendo nove faixas compostas em grupos de três respectivamente por Wellington (guitarra), Elias Oliveira (baixo) e Alexandre Carreiro (guitarra). O objetivo é poder expressar e representar a característica de cada um dos músicos das cordas.
O novo disco retratará a temática seguida pela banda, abordando as más atitudes de psicopatas no poder político e social, basicamente uma forte crítica à vertente do capitalismo que trabalha de forma a beneficiar maus gestores e pessoas extremamente autoritárias.
O vocalista detalha a capa do álbum "Unconscious Automaton" a fim de ilustrar e esclarecer a temática principal abordada pela banda: "A arte da capa foi um gentil presente do artista austríaco Max Winter [...] parte do símbolo é óbvio: um humano corroído em frente a entrada de um templo com sua cabeça em chamas. Que chamas são essas, elas corroem? Ele sabe demais ou sabe de menos e isto custou-lhe a vida? A banda possui uma veia esotérica e oculta."
Para o quarto trabalho da banda, a ser lançado futuramente, os ouvintes podem esperar por possibilidades de passagens de vocais limpos, som old school e a costumeira homenagem ao Death Metal Tradicional.
Por enquanto a banda segue suas apresentações divulgando o álbum "The Illusion of Freedom", com surpresas como lyric videos e clipes programados para o presente ano.
O vocalista Iron de Paula deixa uma mensagem para os ouvintes e amigos:
"Agradecemos todo o suporte que tivemos ao longo dos anos. Nossos fãs e apoiadores são muito leias e amigos de armas. Ainda este ano teremos muito mais para compartilhar com vocês, em forma de divulgação digital e novas apresentações. Agradecemos também aos produtores e bandas que sempre nos ajudaram, seja oferecendo-se para ser roadie gratuito, seja encaixando-nos em shows fantásticos sem nos pedir nada em troca (produtores)."
Abaixo, caro leitor, deleite-se com um belo trabalho de Technical Death Metal:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
O maior desafio de Joe Satriani para tocar Eddie Van Halen em turnê com Sammy Hagar
A razão que levou Paulo Ricardo a nunca tocar ao vivo um de seus projetos de maior sucesso





