Gutted Souls: história da banda e lançamento do novo álbum
Por César Rezende
Postado em 28 de abril de 2018
A banda Gutted Souls, pertencente ao cenário do metal extremo carioca, engendrou-se no ano de 2004 a partir das cinzas de uma banda predecessora. O intuito dos músicos desde o início sempre foi fazer um som embasado em grandes nomes do Technical Death Metal, principalmente as bandas canadenses DEATH, CYNIC e ATHEIST. Depois de um longo período tentando gravar materiais próprios e conquistar o tão aclamado espaço no cenário do metal extremo nacional, a banda Gutted Souls fez uma pausa entre os anos de 2009 e 2010. Porém, logo em 2011, Iron de Paula, Wellington Ferrari e Leandro Xsa - em conjunto com o recém admitido baterista na época Alexandre AOCB - gravaram uma demo e publicaram apenas na internet a fim de testar como seria a nova fase da banda. Em 2012 é lançado então o primeiro EP oficial "Unconscious Automaton", que diga-se de passagem, é um ótimo trabalho do metal extremo escrito em linhas mais técnicas musicalmente falando.
O primeiro álbum full "The Illusion of Freedom" é lançado em 2017 e contou com Rodrigo Oliveira (Korzus/Armored Dawn) na bateria e Leandro Xsa apenas nos solos durante o período de gravação, além dos demais músicos supracitados.
O Gutted Souls transita entre as subcategorias brutal e tradicional pertencentes ao estilo Death Metal, contando com Wellington Ferrari na criação de riffs matadores, de Iron de Paula nas composições das letras e do conjunto de músicos para finalizar as canções.
Iron de Paula cita que a banda lançará um novo álbum contendo nove faixas compostas em grupos de três respectivamente por Wellington (guitarra), Elias Oliveira (baixo) e Alexandre Carreiro (guitarra). O objetivo é poder expressar e representar a característica de cada um dos músicos das cordas.
O novo disco retratará a temática seguida pela banda, abordando as más atitudes de psicopatas no poder político e social, basicamente uma forte crítica à vertente do capitalismo que trabalha de forma a beneficiar maus gestores e pessoas extremamente autoritárias.
O vocalista detalha a capa do álbum "Unconscious Automaton" a fim de ilustrar e esclarecer a temática principal abordada pela banda: "A arte da capa foi um gentil presente do artista austríaco Max Winter [...] parte do símbolo é óbvio: um humano corroído em frente a entrada de um templo com sua cabeça em chamas. Que chamas são essas, elas corroem? Ele sabe demais ou sabe de menos e isto custou-lhe a vida? A banda possui uma veia esotérica e oculta."
Para o quarto trabalho da banda, a ser lançado futuramente, os ouvintes podem esperar por possibilidades de passagens de vocais limpos, som old school e a costumeira homenagem ao Death Metal Tradicional.
Por enquanto a banda segue suas apresentações divulgando o álbum "The Illusion of Freedom", com surpresas como lyric videos e clipes programados para o presente ano.
O vocalista Iron de Paula deixa uma mensagem para os ouvintes e amigos:
"Agradecemos todo o suporte que tivemos ao longo dos anos. Nossos fãs e apoiadores são muito leias e amigos de armas. Ainda este ano teremos muito mais para compartilhar com vocês, em forma de divulgação digital e novas apresentações. Agradecemos também aos produtores e bandas que sempre nos ajudaram, seja oferecendo-se para ser roadie gratuito, seja encaixando-nos em shows fantásticos sem nos pedir nada em troca (produtores)."
Abaixo, caro leitor, deleite-se com um belo trabalho de Technical Death Metal:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
O rockstar com quem, de acordo com Slash, "é impossível de se trabalhar"
A banda de rock nacional favorita do icônico produtor musical Nelson Motta
O disco dos anos 2010 que acumula quase 10 bilhões de plays no Spotify





