Gutted Souls: história da banda e lançamento do novo álbum
Por César Rezende
Postado em 28 de abril de 2018
A banda Gutted Souls, pertencente ao cenário do metal extremo carioca, engendrou-se no ano de 2004 a partir das cinzas de uma banda predecessora. O intuito dos músicos desde o início sempre foi fazer um som embasado em grandes nomes do Technical Death Metal, principalmente as bandas canadenses DEATH, CYNIC e ATHEIST. Depois de um longo período tentando gravar materiais próprios e conquistar o tão aclamado espaço no cenário do metal extremo nacional, a banda Gutted Souls fez uma pausa entre os anos de 2009 e 2010. Porém, logo em 2011, Iron de Paula, Wellington Ferrari e Leandro Xsa - em conjunto com o recém admitido baterista na época Alexandre AOCB - gravaram uma demo e publicaram apenas na internet a fim de testar como seria a nova fase da banda. Em 2012 é lançado então o primeiro EP oficial "Unconscious Automaton", que diga-se de passagem, é um ótimo trabalho do metal extremo escrito em linhas mais técnicas musicalmente falando.
O primeiro álbum full "The Illusion of Freedom" é lançado em 2017 e contou com Rodrigo Oliveira (Korzus/Armored Dawn) na bateria e Leandro Xsa apenas nos solos durante o período de gravação, além dos demais músicos supracitados.
O Gutted Souls transita entre as subcategorias brutal e tradicional pertencentes ao estilo Death Metal, contando com Wellington Ferrari na criação de riffs matadores, de Iron de Paula nas composições das letras e do conjunto de músicos para finalizar as canções.
Iron de Paula cita que a banda lançará um novo álbum contendo nove faixas compostas em grupos de três respectivamente por Wellington (guitarra), Elias Oliveira (baixo) e Alexandre Carreiro (guitarra). O objetivo é poder expressar e representar a característica de cada um dos músicos das cordas.
O novo disco retratará a temática seguida pela banda, abordando as más atitudes de psicopatas no poder político e social, basicamente uma forte crítica à vertente do capitalismo que trabalha de forma a beneficiar maus gestores e pessoas extremamente autoritárias.
O vocalista detalha a capa do álbum "Unconscious Automaton" a fim de ilustrar e esclarecer a temática principal abordada pela banda: "A arte da capa foi um gentil presente do artista austríaco Max Winter [...] parte do símbolo é óbvio: um humano corroído em frente a entrada de um templo com sua cabeça em chamas. Que chamas são essas, elas corroem? Ele sabe demais ou sabe de menos e isto custou-lhe a vida? A banda possui uma veia esotérica e oculta."
Para o quarto trabalho da banda, a ser lançado futuramente, os ouvintes podem esperar por possibilidades de passagens de vocais limpos, som old school e a costumeira homenagem ao Death Metal Tradicional.
Por enquanto a banda segue suas apresentações divulgando o álbum "The Illusion of Freedom", com surpresas como lyric videos e clipes programados para o presente ano.
O vocalista Iron de Paula deixa uma mensagem para os ouvintes e amigos:
"Agradecemos todo o suporte que tivemos ao longo dos anos. Nossos fãs e apoiadores são muito leias e amigos de armas. Ainda este ano teremos muito mais para compartilhar com vocês, em forma de divulgação digital e novas apresentações. Agradecemos também aos produtores e bandas que sempre nos ajudaram, seja oferecendo-se para ser roadie gratuito, seja encaixando-nos em shows fantásticos sem nos pedir nada em troca (produtores)."
Abaixo, caro leitor, deleite-se com um belo trabalho de Technical Death Metal:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps